terça-feira, 6 de outubro de 2015

Proposta Politico Pedagógica - PPP



 PROPOSTA POLÍTICO-PEDAGÓGICA
                     




A educação é uma constante busca
                                                                  Paulo Freire








CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PROFESSOR HIRAM DE CARVALHO













MANHUAÇU
2015

SUMÁRIO



;;;; Horizonte Estado da Educaç
Identificação da Escola
Introdução
Missão
Fundamentação Legal
Histórico
Diagnóstico
Objetivos
Organização administrativa
Organização pedagógica
Organização curricular
Tempo escolar
Recursos humanos
Programa de Capacitação Continuada
Recursos materiais
·         Administrativos
·         Pedagógicos
·         Material permanente
·         Relação dos móveis
Avaliação
Referências Bibliográficas




IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA


Nome: Centro Estadual de Educação Continuada – CESEC – Professor Hiram de Carvalho
Tipologia: J.O.3.5.1.8
Endereço:  Rua Duarte Peixoto, Nº 3 – Bairro Coqueiro
Cidade: Manhuaçu    CEP: 36.900.000
Telefone: (33) 3331 2573

Localização: (x) urbana    (  ) rural

CGC da Caixa Escolar: -  026.220.798/001-70

SRE: Manhuaçu

Instituição Legal: (x) estadual (  ) municipal  (  ) particular

Níveis e modalidades de Ensinos Ministrados:


Fundamental: (   ) Ciclos de Alfabetização  (  ) Inicial – 03 anos
                 (x) 5ª à 8ª série                      (  ) Complementar – 02 anos


Médio:             ( x ) Geral (Científico)
                 (    )Profissionalizante

Banca Permanente de Avaliação:  ( x ) Fundamental
                                                           ( x ) Médio

Educação de Jovens e Adultos: ( x )

Turnos de Funcionamento:
                                                (  x ) Vespertino
                                                (  x ) Noturno                                         

















INTRODUÇÃO


O Centro Estadual de Educação Continuada -  CESEC Professor Hiram de Carvalho, vê-se como oportunidade para várias pessoas – jovens e adultos – voltarem ao universo escolar e, assim, resgatarem a sua autoestima, desenvolverem suas potencialidades e competências necessárias para a aprendizagem dos conteúdos escolares e o desenvolvimento de atitudes, valores e habilidades que dignificam o ser humano,  para que os educandos possam ser críticos e conscientes do seus direitos e deveres.
Com a clareza desses princípios, busca-se a ampliação da capacidade de participação social, ou seja, o exercício da cidadania plena.
Considerando que os alunos aqui chegam na maioria das vezes, correndo contra o tempo perdido e dispondo de pouco tempo para estudar, procura-se estar atento à qualidade dos estudos realizados para a garantia de uma formação básica que não só possibilite a inserção no mercado de trabalho, mas a continuidade do estudos e melhoria da qualidade de vida.
Esse cuidado com a qualidade, exigindo uma reflexão e inovação constantes, passa pela busca da integração entre professores, professores e alunos, professores e demais segmentos do CESEC. E essa integração será fortalecida, especialmente, com as reuniões de módulos, passa, ainda, pelo estabelecimento de metas, programas e projetos que possibilitem a alfabetização funcional, a integração entre as diversas disciplinas e a preservação da vida.
Este projeto intenta expor a proposta pedagógica do CESEC Professor Hiram de carvalho. Tal proposta apresenta à síntese do pensamento administrativo-pedagógico institucional de ensino fundamental e médio da EJA, que se integra a rede estadual do Estado de Minas Gerais. Buscando retratar o caminho que vem sendo traçado pela a comunidade de modo a consolidar uma educação básica de qualidade.
As propostas nele estabelecida estão em consonância com o regimento e legislações vigentes e os objetivos permanentes da Educação Nacional.
Nessa perspectiva, as propostas apresentadas neste projeto definem o trajeto a ser percorrido pela escola, representando um compromisso ético de toda a comunidade que participa e constrói a história desta instituição, fundamentados nas relações interpessoais e, assim, inovar os modos de fazer da escola através da construção de novos saberes ousando:

“O projeto não pode ser uma camisa de força para a escola de para o professor. Devem dar a base de tranquilidade, as condições para administra o cotidiano e, assim, inclusive, liberar espaço para a criatividade”. [1]

A Comunidade do CESEC – Professor Hiram de Carvalho, ciente de sua missão social, tem como principal pretensão, trabalhar para o desenvolvimento integral de seus alunos, preparando-os para o exercício da cidadania a partir da solidariedade, cooperação, entusiasmo e, especialmente, da participação efetiva de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
Refletindo também sobre os conceitos de homem, sociedade, educação, conhecimento, entende que a escola está inseridos num contexto sócio-político-econômico cultural de intensa globalização e acelerados crescimento tecnológico. Nesse contexto, muitas vezes a sociedade se apresenta consumista, passiva, desestruturada desvalorizada e imediatista, enquanto que o ser humano enfrenta situações de conflito, alienação, desesperança e sem referencial de valores.
Frente à constatação dessa realidade, a escola procura caminha na direção da aquisição de valores reais condizentes aos apelos de sua clientela, procurando realizar seus marcos operativos voltados para uma administração democrática, autônoma e receptiva à participação da comunidade.
Nesse sentido, necessário se faz o desenvolvimento de relações humanas amigáveis, respeitosas, éticas e que persista na promoção da autoestima do educando. Dessa forma, possa proporcionar ao aluno um ensino prazeroso, criativo e qualificado, que promova o desenvolvimento de seu potencial, respeitando a individualidade de cada um, aliando a esta prática um currículo sequencial, flexível e atualizado, condizente aos interesses do educando e que culmine com uma avaliação objetiva e construtiva, que também permita o desenvolvimento consciente e crítico em atitudes, comportamentos e sentimentos concomitante ao desempenho cognitivo.
Salienta-se a necessidade de atendimento diferenciado ao aluno. Tem-se como proposta uma escala inclusiva, buscando a valorização da diversidade e das diferenças como aspectos enriquecedores das práticas escolares, procurando garantir o acesso e permanência do aluno na escola.
























                              







MISSÃO




O CESEC PROFESSOR HIRAM DE CARVALHO existe para promover a inclusão social de jovens e adultos ensinando conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que capacitem para a continuidade de estudos e inserção no mercado de trabalho, com ênfase no exercício da cidadania e no resgate da autoestima.



















































FUNDAMENTAÇÃO LEGAL


Fiel às Diretrizes Curriculares Nacional da Educação de Jovens e Adultos  e artigo 206 da Constituição Federal  que fala dos princípios da Educação Nacional de igualdade, liberdade e gratuidade do Ensino Público, o CESEC se compromete quanto ao ensino Fundamental, contempla a Base Nacional comum e sua parte diversificada nas leis 9.394/96 e SEE/MG 444/02 que integrada  a partir dos Parâmetros curriculares visando restabelecer a relação entre a Educação Fundamental, a Vida Cidadã e as áreas de conhecimento com observância o Parecer do CEB nº04/96 e Resolução do CEB nº02/98, quanto ao Ensino Médio, incorporar os saberes e competências das Áreas Curriculares de Linguagens e códigos de Ciências da Natureza e Matemática das Ciências Humanas e suas respectivas Tecnológicas, em observância ao parecer do CEB nº 15/98, Resolução do CEB nº 03/98 e, especialmente, Parecer do CNE/CEB nº 11/2000 e Resolução CNE nº 01/2000, Resolução SEE/MG 666/05 de 7 de abril que estabelece os conteúdos básicos comuns dos anos finais do ensino fundamental e médio.
De acordo com a resolução da SEE/MG 1774/10, o CESEC Professor Hiram de Carvalho é credenciado para o Funcionamento da Banca Permanente de Avaliação a candidatos que não tiveram oportunidade de estudar na idade própria.
O CESEC Professor Hiram de Carvalho vem dando uma atenção especial a resolução nº 2250 de 28 de Dezembro de 2012 referente a organização e funcionamento do CESEC e PECONs, enfatizando a compreensão, a interpretação, a construção, a aptidão de fato e conteúdo, utilizando metodologia e estratégias diversificadas de aprendizagem apropriadas as necessidades e interesse do aluno.
O CESEC foi contemplado com o programa “Travessia” que é uma parceria do Governo Federal com a SEE e SETE (Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego de Minas Gerais) no projeto “Momento de Aprender”  que criam os PECONs de Santana de Manhuaçu, Simonésia e Orizânia.
Observando os mínimos legais de carga horária e dias letivos, conforme disposição da LDBEN levar-se em conta, “como princípio, os diferentes tempos necessários ao desenvolvimento das aprendizagens, considerados os conhecimentos, habilidades e competências adquiridos na informalidade das vivências do jovem e adulto.”
Assim, os conteúdos curriculares deverão apresentar sequência mais adequada à diversidade e necessidade dos alunos, ou seja, em espaços ou módulos que possibilitem a cada um caminhar de acordo com o seu “tempo próprio”.
Além disso, serão “trabalhados numa perspectiva globalizante, interdisciplinar e contextualizada, permitindo que o aluno estabeleça relações entre o que se aprende na escola, o que traz para a escola, aquilo que vive na realidade e que tem sentido para sua compreensão do mundo.”
Os componentes curriculares não serão tratados como fins em si mesmos, mas como recursos básicos para desenvolver competências cognitivas e sociais, priorizando formação e não só informação.




















HISTÓRICO GERAL



CESEC PROFESSOR HIRAM DE CARVALHO


O Centro Estadual de Educação Continuada- CESEC – Professor Hiram de Carvalho foi instalado dia 10 de agosto de 1987, por iniciativa da Professora Ângela de Fúcio Feres então diretora da SRE-Manhuaçu. Começou como UNIDADE DE ESTUDOS SUPLETIVOS – UES, funcionando na Rua Amaral Franco nº 215, numa casa adaptada para o citado fim e alocada pela Prefeitura Municipal de Manhuaçu, em convênio com a Secretaria de Estado da Educação. Em 29 de julho de 1998 tornou-se CENTRO DE ESTUDOS SUPLETIVOS – CESU e, em 21 de novembro de 2000 passou a denominar-se CESEC.
A partir de setembro de 1992 até outubro de 2011 o CESEC funcionou no 1º andar do prédio nº 221, também na Rua Amaral Franco no Centro da cidade, sob o mesmo regime de alocação da casa anterior. Também as dependências desse prédio foram adaptadas para funcionar como estabelecimento de educação continuada.
Atualmente o CESEC funciona na Rua Duarte Peixoto, nº 03 no Bairro Coqueiro, em um prédio de 03 andares, oferecendo boas acomodações aos alunos.
O CESEC integra o PROGRAMA NACIONAL DE EUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA – e, assim, definimos como missão promover a inclusão social de jovens e adultos ensinando conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que capacitem para a continuidade de estudos e inserção no mercado de trabalho, com ênfase no exercício da cidadania e no resgate da autoestima.
Estão vinculados a este CESEC, o POSTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA – PECON – de Alto Jequitibá, o de Chalé e o de Santa Margarida. A partir do ano de 2011 o CESEC passou a contar com a “Banca Permanente de Avaliação” que proporciona agilidade nos procedimentos relacionados aos estudantes, uma vez que ela oferece ao candidato a oportunidade de conclusão dos estudos, por meio de agrupamentos de disciplinas. Tanto no CESEC quanto nos PECONs acima citados o funcionamento da escola é garantido durante todo o ano civil, buscando-se o atendimento satisfatório a todos (as) que os procuram. Os cursos oferecidos – Ensino Fundamental 2ª etapa – (CESEC e PECONs) e Ensino Médio (CESEC e PECON de Chalé)  funcionam em regime didático de matrícula por disciplina e/ou conjunto de disciplinas, incluindo momentos presenciais e não presenciais.
  

A História que escreve o CESEC


Desde agosto de 1987, data de instalação da, então, UES, incomodava a necessidade de uma política e pedagogia que impedissem a proliferação do analfabetismo funcional através desta escola. Assim, decidiu-se – buscando alternativas para mudança na prática político-pedagógica – realizar Encontros Semanais, às sextas-feiras pela manhã, para reflexão sobre essa prática e estudo de textos pertinentes.
Esse modesto exercício de reflexão trouxe alguns avanços, ainda que tímidos: desenvolvimento de um plano mínimo de conteúdos, maioria de questões discursivas nas avaliações, aquisição de livros técnicos e didáticos mais atualizados e sem erros conceptuais, factuais, pelo menos. Algumas vezes, os referidos estudos foram interrompidos por diversas razões, mas, no final de 1993, os professores concluíram ser necessário trabalhar prioritariamente com a LEITURA. Era a semente para uma importante definição.









A Proposta Político – Pedagógica

No final de 2003, também por solicitação da Superintendência Regional de Ensino – SRE- Manhuaçu, iniciou-se a efetiva elaboração da Proposta Político – Pedagógica – PPP.
Desde a sensibilização até à conclusão da primeira versão oficial do texto da PPP foram envolvidos alunos, direção, professores, bibliotecários, auxiliares de serviço e funcionários da secretaria, em questionários, entrevistas, discussões e estudos. Á medida que se elaborava a PPP, decisões iam sendo tomadas e postas em prática pela urgência de sua efetivação e pelo envolvimento e compromisso dos profissionais do CESEC com a EJA. Concluído o diagnóstico, enxergava-se o chão sobre o qual se firmariam os princípios e diretrizes de nossa proposta.
  As reuniões da sexta-feira, interrompidas em 2003, comprovaram sua necessidade e eficácia e, por, isso, retornaram a partir de 2004. Nelas, além da leitura de textos previamente selecionados, são discutidos os entraves surgidos; as metodologias a serem adotadas, especialmente para os portadores de necessidades especiais; conhecidas as decisões a serem praticadas; perseguida a integração entre as diversas disciplinas e segmentos do CESEC.   Sem dúvidas, essas reuniões são um importante espaço para se costurar, praticar e avaliar a PPP. São momentos que enriquecem a todos.

Ênfases e Projetos

Além das ênfases específicas de cada disciplina, nossa proposta estabelece ênfases gerais ou transdisciplinares que perpassarão todas as áreas e prática pedagógica: ética, preservação da natureza e da saúde, leitura/escrita (como duas faces da mesma moeda). 
Essas ênfases são contempladas também pelos projetos: - PARTICIPAÇÃO; - LEITURAS: ler escrever e contar; e um projeto      de parceria com outras instituições e com profissionais liberais: - PACE, parceria APAE/CESEC/E.E. PEARL-WHITE SLAIB FADLALA.

Educação Inclusiva

  O CESEC- Professor Hiram de Carvalho, sob a direção da professora Mariléia Alves de Aguiar Silva, decidiu em sua PPP, trabalhar com a educação inclusiva. Fiel a esse compromisso trabalha com portadores de necessidades educativas especiais: cegos, pessoas de baixa visão, hiperativos, alunos com características neurológicas, mentais e emocionais que exigem atendimento apropriado, outros com necessidades múltiplas e, também, surdos.
  Optar pela educação inclusiva implica numa série de ações que garantam a possibilidade de um trabalho sério e cada vez mais eficaz. Dentre essas ações destacam-se: - O Programa de Capacitação Continuada – PCC- especialmente com o Seminário realizado às sextas-feiras pela manhã, quando se discutem textos e questões pertinentes à educação; - O trabalho voluntário da psicóloga, Dra. Cleonice de Castro do Valle que, uma vez por mês, trabalha com os professores, bibliotecários e direção, orientando com consistente fundamentação teórica o trabalho dos educadores; - A parceria com a APAE e E.E. Pearl-White Fadlala, através do projeto PACE; - A designação de um intérprete de LIBRAS língua brasileira de sinais.
   Aqui no CESEC, também estamos à disposição para colaborar com as informações que contribuam para a expansão da educação inclusiva em Manhuaçu e em outras localidades.
   














Prêmios e aprovações

   Os alunos do CESEC têm-se destacado em diversas competições e já conquistaram os seguintes prêmios:
- 1º BRADO CONTRA AS DROGAS; - CONCURSO DE TEXTOS promovido pelo PROJETO REVIVER / Manhuaçu/1999; - JOGOS ESCOLARES 2001: FUTSAL 84:4 medalhas de prata; - PARTICIPAÇÃO JIMP/ 98; - 3º BRADO CONTRA AS DROGAS PROJETO REVIVER 2002: 2º lugar: - 1º CAMPEONATO INTERCOLEGIAL DE FUTSAL; .TROFÉU ROGÉRIO F.GOMES : 3º lugar ;  - 1º FESTIVAL DE TEATRO DE MANHUAÇU : Categoria 5ª À 8ª SÉRIE do Ensino Fundamental – CONTAÇÃO DE HISTÒRIA por Morvan Dutra Júnior – 1º lugar.
   Alegramo-nos também com a aprovação de muitos de nossos alunos em diversos concursos públicos e vestibulares. Mais recentemente vibramos com a aprovação de Ana Paula Salazar da Silva, aluna de baixa-visão, em concurso promovido pela Prefeitura de Manhuaçu e, nestes últimos dias comemorou a aprovação, em 1º lugar de uma ex-aluna, Fernanda Cristina Baraky Tavares, no Concurso Estadual para professores de Língua Portuguesa e, da ex-aluna e professora (atual vice - diretora) do CESEC, Ana Lúcia de Junqueira Tasca, em 5º lugar, no concurso promovido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.


Desafios

             Oferecer aos estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos) um espaço de educação continuada de qualidade, de forma a promover o conhecimento em toda a sua diversidade.


Os alunos do CESEC têm-se destacado em diversas conquistas profissionais e já conquistaram os seguintes prêmios:

·         1º BRADO CONTRA AS DROGAS
·         Escola vencedora do Concurso de Textos promovido pelo projeto REVIVER/ Manhuaçu, MG 24/10/99.
·         JOGOS ESCOLARES 2001
·         FUTSAL 84 - 4 medalhas de prata
·         PARTICIPAÇÃO JIMP/98
·         3º BRADO CONTRA AS DROGAS
·         PROJETO REVIVER/2002 - 2º LUGAR
·         1º CAMPEONATO INTERCOLEGIAL DE FUTSAL
·         TROFÉU ROGÉRIO F. GOMES - 3º lugar
·         1º FESTIVAL DE TEATRO DE MANHUAÇU
·         ACADEMIA DE LETRAS DE MANHUAÇU / SRE DE MANHUAÇU CATEGORIA 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental “CONTAÇÃO DE HISTÓRIA” por Morvan Dutra Júnior - 1º lugar.
·         OLIMÍADAS DE MATEMÁTICA 2012.
·         OLIMPIADAS DO CONHECIMENTO FACIG 2012 OFERECENDO UMA BOLSA DE ESTUDO.
·         PALESTRA SOBRE O MOVIMEMTO NEGRO NO MANHUAÇU SHOPPING 2012.

O patrono do CESEC, Professor Hiram de Carvalho, mereceu esta homenagem pelos relevantes trabalhos prestados à educação, nesta cidade.

Nossa bandeira, desenhada por Christian Sanglard, aluno do Ensino Fundamental, em 1999, retrata a filosofia da escola.





 
 






















D I A G N Ó S T I C O


O CESEC Professor Hiram de Carvalho, integrando a rede de escolas que trabalham com a EJA, insere-se no contexto da atual realidade econômico-financeira e social do país e que se evidencia na cidade de Manhuaçu.  Esta cidade foi criada em 1877 e está localizada no Sudeste de Minas Gerais, na Zona da Mata, na Região Ocidental do Caparaó.  Fica a 280 km de Belo Horizonte.  Sua área é de 627 km2 e está a uma altitude de 650 m, com um relevo predominante montanhoso.  A economia é centrada na agricultura, especialmente na cultura do café que representa 70% dessa atividade.  Destaca-se, ainda, o comércio varejista que oferece as mais diferentes opções aos consumidores em calçados, vestuários, equipamentos e produtos agrícolas, farmacêuticos, eletrodomésticos, veículos.  O setor industrial é ainda tímido, mas a atividade comercial é intensa, para aqui afluindo pessoas dos municípios vizinhos, em busca não só das ofertas comerciais mas, também, de outros atendimentos.  Manhuaçu é pólo de prestação de serviços, em especial nas áreas de saúde, educação, segurança e fiscalização, atendendo a cerca de 70 municípios, através de órgãos regionais, municipais e privados, a saber: SUS, IPSEMG, Hospital César Leite, SRE de Manhuaçu, faculdades, 11º BPM-MG, Agência Fazendária, Receita Federal, etc. Na cidade há 65.761 habitantes e 14.769 na zona rural.  Situam-se próximos a Manhuaçu, a Mata do Sossego (10 km) e o Parque Nacional do Caparão (52 km) e, por essa razão, vários turistas passam pela cidade em busca também das praias do Espírito Santo, pois a cidade é cortada pela BR-262 (Vitória / Minas) que cruza com a BR-116 (Rio / Bahia) em Realeza, vila deste município e a 17 km da cidade. A esses turistas, Manhuaçu oferece uma rede de hotéis e restaurantes bastante freqüentados.
Nesta cidade de pequeno porte geográfico e populacional, e que compete em arrecadação com outras de médio porte, pois situa-se entre os 70 Municípios (em 865 que mais arrecada impostos em Minas Gerais.



































OBJETIVOS  E METAS DA ESCOLA

Ø GERAL: Propiciar a qualidade do processo de aprendizagem/ ensino para assegurar o desenvolvimento do educando no exercício da cidadania e na qualificação para o trabalho.
Ø ESPECÍFICO:
1.      Priorizar a compreensão, a interpretação, a construção, a aplicação de conhecimentos, em vez da simples reprodução e repetição de fatos e conteúdos.
2.      Desenvolver programas especiais para alunos não alfabetizados para garantir o desenvolvimento de competências e habilidades vitais.
3.      Oferecer conteúdos curriculares em módulos possibilitando ao educando transitar pelo currículo de acordo com seu “tempo próprio”.
4.      Tratar os conteúdos como recursos básicos para desenvolver competências cognitivas e sociais, priorizando formação, e não apenas informação.
5.      Trabalhar os conteúdos curriculares numa perspectiva interdisciplinar e contextualizada, possibilitando ao aluno estabelecer relações entre o que faz na escola e o que vive na realidade.
6.      Valorizar os conhecimentos, habilidades e competências adquiridas na informalidade das vivências do jovem e adulto.
7.      Diversificar as atividades, valorizando as competências e habilidades de cada um, buscando resgatar a autoestima do aluno.
8.      Desenvolver projetos que valorizem a leitura, a arte e a preservação da vida.
9.      Estimular atitudes de respeito, de solidariedade e de compromisso e outros valores éticos.
10.  Organizar procedimentos de avaliação diagnóstica e formadora, capazes de verificar o desenvolvimento do aluno e de permitir-lhe avanços progressivos.


ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

O CESEC Professor Hiram de Carvalho tem no seu quadro de pessoal: Diretor, Vice-Diretor, 20 (vinte) Professores, (4) quatro Auxiliares de Serviços Gerais, 1(uma) secretária, 5 (cinco) auxiliares de secretaria, 1(um) ATB Financeiro, 1 (um) ATB da Banca Examinadora.
No Colegiado, eleito em Janeiro de 2011, para um período de 2(dois) anos, há representante de todos esse seguimentos e, também, alunos.
As decisões passam pelas reuniões semanais com a direção e os professores, com outro segmento quando se faz necessário ou, bimensalmente, com todos os profissionais. Nessas reuniões são tratados os assuntos pedagógicos e administrativos e decididos àqueles que não são de competência exclusiva do Colegiado ou da Assembleia Geral.
O Colegiado reúne-se, ordinariamente, bimestralmente e, extraordinariamente, sempre que se faz necessário. A pauta da reunião deverá ser divulgada com antecedência de, pelo menos, uma semana para que os representantes possam contatar os seus pares os seus pares, discuti-la e colher sugestões, reclamações, solicitações para serem encaminhadas ao Colegiado.
Por outro lado, as decisões tomadas devem ser informadas aos alunos e profissionais sendo afixadas em lugar visível para todos.
Entendendo que o aluno é o maior interessado, ou que todas as decisões devem levar em conta o seu direito de educando, organizamo-nos em cinco círculos concêntricos, tendo no centro o ALUNO; no segundo os PROFESSORES/ORIENTADORES DE APRENDIZAGEM os AUXILIARES DE BIBLIOTECA, os ESPECIALISTAS DA BANCA EXAMINADORA, ou seja, aqueles que mais diretamente se responsabilizam pela prática pedagógica; no terceiro os AUXILIARES DA EDUCAÇÃO (secretário e auxiliares), os AJUDANTES DE SERVIÇOS GERAIS e a CAIXA ESCOLAR, aqueles que dão suporte ao trabalho pedagógico do CESEC, no quarto círculo estão o CONSELHO DOS PROFESSORES, dos PROFISSIONAIS, o CONSELHO FISCAL, a DIREÇÃO e o COLEGIADO, estes últimos posicionados na parte superior do círculo em razão de suas competências e responsabilidades junto a este Centro Estadual de Educação Continuada. Os Conselhos a Direção e o Colegiado constituem as instâncias de deliberação de consulta, guardadas as competências e limitações legais de cada um.
No quinto círculo está a Assembleia Geral, constituída por toda a comunidade escolar, que se reúne, pelo menos duas vezes no ano, para eleger membros do Colegiado, para propor, avaliar e divulgar ações desenvolvidas pelo Colegiado e pela escola, deliberar sobre assuntos de interesse da Escola que exijam manifestação da comunidade Escolar; aprovar ou altera o Regimento Escolar.
























ORGANOGRAMA



ASSEMBLÉIA
GERAL


                           
DIREÇÃO                                                   COLEGIADO
                                     BANCA
                                     PERMANENTE
                                     DE AVALIAÇÃO


                                    PROFESSORS                                         ATB
                                                   ORIENTADORES                              FINANCEIRO        
DE
                                                  APRENDIZAGEM

           AUXILIARES                                                       CAIXA
                   DA                                                             ESCOLAR
           EDUCAÇÃO                                                         
                                                                                                                  CONSELHO
                                                                                                                  FISCAL 
  CONSELHO                                  ALUNO                ESPECIALISTA  
        DOS                                                                                        DA                                          
  PROFESSORES                                                                 EDUCAÇÃO




                                                          AUXILIAR
                                                       DE
AJUDANTE                                                                     BIBLIOTECA
      DE
SERVIÇOS

                                                           

CONSELHO
DOS
     PROFESSORES








A posição do aluno no centro deste organograma, muito mais que espaço-temporal, representa o compromisso de CESEC em considera-lo em cada decisão como norteador de rumos que possam promover o seu (do aluno) desenvolvimento integral e possibilitar além do ensino/aprendizagem a vida cidadã.




PROPOSTA POLÍTICO - PEDAGÓGICA
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
SELEÇÃO DE CONTEÚDOS



CRITÉRIO: Quais os conteúdos (em cada área/ campo do conhecimento)  socialmente  relevantes ou que contribuem para o desenvolvimento intelectual do aluno.



DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS:

Ø  CONTEÚDOS DE NATUREZA CONCEITUAL:  envolvem conceitos, fatos e princípios:  construção das capacidades intelectuais para operar com símbolos, signos, idéias e imagens capazes de representar a realidade.  (Você já relacionou esses conteúdos)


Ø  CONTEÚDOS DE NATUREZA PROCEDIMENTAL:  expressam um saber fazer:  tomar decisões e realizar uma série de ações, de forma ordenada e não-aleatória, para atingir uma meta. Ex.:  Procedimentos apropriados a uma PESQUISA
a)      consultar mais de uma   fonte;
b)     registrar o que for relevante;
c)      relacionar as informações obtidas;
d)     produzir o texto de pesquisa.



CONTEÚDOS DE NATUREZA ATITUDINAL:  incluem normas, valores e atitudes:  a escola é um contexto socializador, gerador de atitudes relativas ao conhecimento, ao professor, aos colegas, à disciplina, às tarefas e à sociedade.  Os valores orientam as ações e possibilitam fazer juízo crítico sobre o que se torna como objeto de análise.  Normas e regras são dispositivos que orientam padrões de conduta a serem definidos e compartilhados pelos membros de um grupo. 
Ex.:  ATITUDE:  respeito pelas diferenças.
        VALOR:  consideração positiva ou negativa sobre um fato.
        NORMA:  um fato cumprir tarefa/ cumprir horário



COMPROMISSOS JÁ ASSUMIDOS QUANTO A CONTEÚDOS:

Ø  Desenvolver valores, atitudes e habilidades necessárias à vida diária e ao mundo globalizado; / . . . oferecer ao nosso aluno o respeito, companheirismo, integridade, disponibilidade, compreensão, atenção, sinceridade, solidariedade; / . . . tempo para ouvir o nosso [aluno] e entender suas necessidades e anseios; / . . . elevar a auto-estima, valorizar o corpo e a natureza; / . . . agir como cidadão  crítico na sociedade; / . . . despertar o interesse pela preservação do meio-ambiente; / Ensinar aos alunos como se comportar, por exemplo, na mesa, ser educado não só com o professor, mas com qualquer funcionário, não falar alto, serem mais cuidadosos com os banheiros, paredes, piso, sala, não escrevendo nas paredes e carteiras. 
      (Esses conteúdos deverão aparecer, na medida do possível, em cada área/ disciplina  
       para confirmar o diagnóstico)


METODOLOGIA


A) Nesta modalidade educativa, ou seja, na EJA, o educador precisa “ter uma especial sensibilidade para trabalhar com a diversidade, já que numa mesma turma poderá encontrar educandos com diferentes bagagens culturais” (Educação para jovens e adultos – Ensino Fundamental I – Proposta Curricular  - 1998).
Por isso, é necessário um atendimento individualizado que permita orientar o aluno, ajudando – o a vencer as dificuldades e prosseguir nos estudos.
B) Além disso, há necessidade de explicações a todos os alunos presentes como indicam os próprios alunos em seus depoimentos, para garantir um mínimo de base comum a todos.  Para tal, são usadas aulas expositivas, com uso de apostila ou livro que os alunos levam para casa estudarem e resolverem exercícios.
C) Os livros e apostilas estão divididos em módulos que são estudados, o primeiro de cada disciplina, apenas no CESEC, os outros, sobretudo, em casa.
D) Para desenvolver procedimentos e atitudes, além da leitura e interpretação de textos variados, sobre tudo com temas da atualidade e outros que trazem a discussão de valores éticos, os alunos participam de palestras e de projetos (a partir deste ano) que possibilitam alcançar esses procedimentos e atitudes.
E) Pretende-se, também, ao desenvolver os projetos, praticar e valorizar a interdisciplinaridade uma vez que os temas propostos – leituras, preservação da vida, movimento cultural – possibilitam o trabalho específico e conjunto pelos professores, através das ênfases assumidas nos três temas referidos.
F) A avaliação envolve, além da observação participante, a elaboração de trabalhos e a aplicação dos Testes de Unidade – Tus – em cada módulo.
G) Desde a sua implantação em 1987, esta escola tem-se esforçado por encontrar formas de acolhimento que contribuíram para resgatar a auto-estima dos alunos.  Nesse sentido, além da recepção respeitosa (reconhecendo-se as realidades socioculturais, dúvidas e inquietações, jornada de trabalho, condições emocionais decorrentes da exclusão escolar) esse acolhimento se traduz também nas oportunidades [...] de se manifestarem [...] de diferentes formas [...] e de produzirem e partilharem suas produções (de conhecimentos, expressões artísticas, performances esportivas  e as criadas fora do espaço escolar).  (Educação de Jovens e Adultos/Proposta Curricular. V1, p.89).


ORDENAÇÃO

Organização Curricular
a)      Compromissos educacionais
b)     O que esperamos que aprendam
c)      Conteúdos/Seleção
d)     Metodologia
e)      Garantia de continuidade curricular, acompanhamento, apoio e terminalidade.
















FUNDAMENTAÇÃO PEDAGÓGICA


Atualmente, utiliza-se muito o termo “contrato didático” para designar a combinação de papéis, intenções e conteúdos que orientam o trabalho pedagógico.  Esse “contrato” compreende as regras que regem todo o fazer pedagógico, destacando-se as relações que alunos e professores mantêm entre si, com o conhecimento e com as atividades escolares; os direitos e deveres das situações de ensino e de aprendizagem;  os papéis de todos os atores do processo educativo e suas relações interpessoais.  Em síntese, o “contraste” é o conjunto de condutas que os alunos esperam dos professores educadores e vice-versa, e que regulam a relação professor/ aluno/ conhecimento.  Ainda que não estejam escritas ou explicitadas essas regras existem e fazem o “contexto”.
Como toda escola, o CESEC se organiza segundo regras de convívio e de funcionamento que vão se constituindo ao longo destes quase dezessete anos.
É claro que ao iniciar-se em Manhuaçu a EJA (Segundo Segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio) trazia, com seus primeiros professores e alunos, um modelo de contrato didático construído a partir de experiências escolares anteriores.  Nesse contrato “tradicional” o professor é aquele que detém o saber e o aluno é aquele que vai recebê-lo.
Não obstante essa concepção, os professores da então (1987/ agosto) UES de Manhuaçu, reuniam-se às sextas-feiras, pela manhã, para um modesto exercício de reflexão sobre a prática e leitura e discussão de textos relativos à educação.
Esse exercício reflexivo mostrou-se importante porque levava a decisões coletivas do interesse do aluno e da escola e arejava as mentes com conhecimentos mais atualizados.  Representava, ainda, uma possibilidade de se começar uma ruptura com aquele contrato dito tradicional porque acenava sempre para a não completude do saber de cada um.  Continuando pelos anos subsequentes, essas reuniões chegaram a se constituir, em 94/95 num Projeto de Pesquisa-Ação envolvendo professores de diversas disciplinas.  Prosseguindo após esses dois anos, as reuniões só foram interrompidas em 2003, mas retornam neste ano (2004), com a clara percepção de que são imprescindíveis para o aperfeiçoamento do contrato didático do CESEC, ou seja, vão, pouco a pouco, contribuindo para mudar a concepção do aprender/ensinar.
E, na elaboração desta proposta, ainda na fase do diagnóstico, decidiu-se não só manterá as reuniões semanais, como, ainda, diversificá-las, ou seja: periodicamente, e de acordo com as necessidades, elas serão por área/segmento; mensalmente contarão com a participação de uma psicóloga da APAE/ EE Pearl White Slaib Fadlala, instituições parceiras na educação inclusiva; bimensalmente envolverão todos os profissionais do CESEC para, entre outras atividades, avaliar esta proposta e o desempenho da escola.  Sistematicamente, as relações entre professor/ direção/ demais profissionais são articuladas e integradas nessas reuniões.
Quanto ao aluno, que por falta de espaço físico ainda não pôde ser envolvido diretamente no referido processo, seu primeiro contato é com a Secretaria.  Ali, ele tem sua primeira leitura sobre as regras que, de modo geral, irão orientar sua vida no CESEC.
De posse de sua inscrição e do horário é recebido pelo primeiro (a) professor (a) que vai entregar a ele (ela) o livro/apostila e orientar os seu estudo aqui e em casa.  Essa orientação tem sido individual ou coletiva.  A cada módulo estudado o aluno apresenta um trabalho/pesquisa/exercícios que variam conforme a disciplina – e faz um teste, chamado Teste de Unidade – TU.  Se não obtiver a média de aprovação, recebe orientação para o estudo necessário à superação de suas dificuldades.
Além das atividades dentro da escola, há outras previstas no Calendário Escolar, com a seguinte programação: 
·         FESTA JUNINA - 05/06/2004
·         7 DE SETEMBRO  -  07/09/2004
·         5 DE NOVEMBRO  -  05/11/2004
·         CONFRATERNIZAÇÃO/FORMATURA - 19/11/2004

Essas atividades visam à valorização do folclore, da história nacional/local, de nossa escola e, especialmente de nosso aluno.  Assim, na Festa Junina, eles estarão apresentando seu Bazar, na barraca destinada aos seus produtos e produções, alcançados dentro e fora do centro educacional.
  No CESEC o regime didático é o de matrícula por disciplina e a estratégia metodológica, como já se afirmou é centrada no ensino personalizado, modular e semi-indireto.  Aqui, como se sabe, não há obrigatoriedade de frequência, ou seja, a frequência é livre, devendo o aluno comparecer para estudar, esclarecer dúvidas e fazer os trabalhos, pesquisas, exercícios, avaliações e participar de palestras, reuniões e assembleias.  Aqui, recomendamos que o aluno venha pelo menos uma vez por semana e a maioria assim o faz.  Muitos vêm mais de uma vez ou, até, todos os dias.
Para ser considerado como evadido, segundo a Resolução SEE  2250/2012, em seu art.14 o aluno precisa estar ausente e sem comunicação, por 60 dias.  No caso de alunos menores, decorridos 60 dias sem comunicação, esta escola se compromete a informar o fato aos pais ou responsáveis e solicitar empenho junto ao aluno para que volte ao CESEC.
As novas concepções sobre a EJA, destacando a função reparadora (resgate da dívida com jovens e adultos que não tiveram acesso a esse serviço; a função equalizadora (distribuição dos bens sociais (leitura de livros e das múltiplas linguagens visuais, reflexão sobre o espaço/tempo, compreensão das dimensões do trabalho e da cidadania) a trabalhadores, donas de casa, aposentados, migrantes e a tantos outros segmentos sociais;  a função  qualificadora (caminho para descobrir o potencial do jovem/adulto e propiciar a atualização de conhecimento por toda a vida), exigem o repensar de nossa prática para o compromisso e trabalho a partir dessas funções.
Para dar conta também dessas funções, o CESEC desenvolverá um projeto interdisciplinar, tendo como eixo a leitura de diversas linguagens.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN nº 9.394/96 reafirmou o direito já garantido a jovens e adultos – a um ensino básico adequado às suas condições.  As Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução CNE/CEB nº 1/2000) destacam que a EJA, como modalidade da educação básica, deve considerar o perfil dos alunos e sua faixa etária ao propor um modelo pedagógico que assegure:

·           Equidade: distribuição específica dos componentes curriculares, a fim de proporcionar um patamar igualitário de formação e restabelecer a igualdade de direitos e de oportunidades em face do direito à educação;
·           Diferença: identificação e reconhecimento da alteridade própria e inseparável dos jovens e dos adultos em seu processo formativo, da valorização do mérito de cada um e do desenvolvimento de seus conhecimentos e valores.

Procurando atender a esses dispositivos legais, o CESEC PROFESSOR HIRAM DE CARVALHO declarar os seguintes compromissos com seus alunos:

·      definir proposta pedagógica voltada para a integração social e profissional;
·      diversificar as atividades, valorizando a “bagagem”, a história sociocultural, os dons (o saber e o fazer) de cada aluno, resgatando a sua autoestima;
·      despertar, manter e desenvolver o interesse e a prática pela preservação do meio ambiente.
·      assegurar no processo de aprendizagem/ ensino condições para que o aluno possa prosseguir seus estudos ou prestar concursos, em igualdade de condições com alunos do ensino regular;
·      desenvolver atitudes de respeito, solidariedade, compromisso e outros valores que dignifiquem o ser humano e a vida.
·      ensinar como se comportar nos diversos ambientes;  no trato com professores, funcionários, colegas;  no uso das instalações da escola e de outras repartições públicas;
·      discutir temas atuais garantindo conhecimento de mundo que possibilite o entendimento dos conhecimentos do dia-a-dia;
·      ouvir e entender necessidades e anseios;

Com esses compromissos, esperamos que nossos alunos aprendam: que são capazes, que são donos de seu próprio tempo; o necessário para que possam ingressar/ prosseguir no mercado de trabalho, sentindo-se valorizados para tanto; o conteúdo básico de cada matéria, como previsto no currículo escolar; a conhecer mais o mundo, analisando e intervindo na realidade que os cerca; o essencial para que possam progredir dentro [e além] de suas próprias limitações, de acordo com suas necessidades e com os desafios encontrados; posturas e atitudes de cidadãos que atuam na sociedade sinalizando a possibilidade de um mundo mais justo e solidário.
Para isso, é preciso garantir os conteúdos (conhecimentos científicos, valores, atitudes, habilidades, etc.)  que permitirão a aprendizagem/ ensino acima referida, a saber:
·         os conteúdos relativos à educação básica nacional, assegurando condições de concorrer no mercado de trabalho em qualquer outro candidato;
·         os conteúdos específicos de cada área curricular e que envolvam.
·         valores, atitudes e habilidades necessárias à vida diária e ao mundo globalizado:  respeito, companheirismo, integridade, disponibilidade, compreensão, atenção, sinceridade, autoestima e ainda, capacidade ou destreza para pequenos trabalhos manuais, teatro, canto, música, leitura de textos que circulam no cotidiano, produção desses textos, etc.;
·         conteúdos de natureza conceitual:  construção ativa das capacidades intelectuais para operar com símbolos, signos, ideias e imagens capazes de representar a realidade;
·         conteúdos de natureza procedimental:  um saber fazer, que envolve tomar decisões e realizar uma série de ações, de forma ordenada e não-aleatória, para atingir uma meta. (PC/EJA: 2002: 121-123)
·         conteúdos de natureza atitudinal:  normas, valores, e atitudes [. . .] relativas ao conhecimento, ao professor, aos colegas, às disciplinas, às tarefas e à sociedade


OBJETIVOS*



Objetivos da área de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.

Ø  Valorizar a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos.
Ø  Respeitar a variedade lingüística que caracteriza a comunidade dos falantes da Língua Portuguesa.
Ø  Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.
Ø  Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.
Ø  Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
Ø  Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
Ø  Buscar e selecionar textos de acordo com suas necessidades e interesses.
Ø  Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada a diferentes situações comunicativas, interessando-se pela correção ortográfica e gramatical.
Ø  Analisar características da Língua Portuguesa e marcas lingüísticas de diferentes textos,  interessando-se por aprofundar seus conhecimentos sobre a língua,





































*Esses são os objetivos declarados pela Proposta Curricular pelo MEC em 1998.


 OBJETIVOS* DA ÁREA DE MATEMÁTICA
ENSINO FUNDAMENTAL


Que os educandos sejam capazes de:

Ø  Valorizar a Matemática como instrumento para interpretar informações sobre o mundo, reconhecendo sua importância em nossa cultura.
Ø  Apreciar o caráter de jogo intelectual da Matemática, reconhecendo-o como estímulo à resolução de problemas.
Ø  Reconhecer sua própria capacidade de raciocínio matemático, desenvolver o interesse e o respeito pelos conhecimentos desenvolvidos pelos companheiros.
Ø  Comunicar-se matematicamente, identificando, interpretando e utilizando diferentes linguagens e códigos.
Ø  Intervir em situações diversas à vida cotidiana, aplicando noções matemáticas e procedimentos de resolução de problemas individual e coletivamente.
Ø  Vivenciar processos de resolução de problemas que comportem a compreensão de enunciados, proposição e execução de um plano de solução, a verificação e comunicação da solução.
Ø  Reconhecer a cooperação, a troca de ideias e o confronto entre diferentes estratégias de ação como meias que melhoram a capacidade de resolver problemas individual e coletivamente.
Ø  Utilizar habitualmente procedimentos de cálculo mental e cálculo escrito (técnicas operatórias), selecionando as formas mais adequadas para realizar o cálculo em função do contexto, dos números e das operações envolvidas.
Ø  Desenvolver a capacidade de realizar estimativas e cálculos aproximados e utilizá-la na verificação de resultados de operações numéricas.
Ø  Medir, interpretar e expressar o resultado utilizando a medida e a escala adequada de acordo com a natureza e a ordem das grandezas envolvidas.
Ø  Aperfeiçoar a compreensão do espaço, identificando, representando e classificando formas geométricas, observando seus elementos, suas propriedades e suas relações.
Ø  Coletar, apresentar e analisar dados, construindo e interpretando tabelas e gráficos.
























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*Esses são os objetivos declarados pela Proposta Curricular do MEC em 1998

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR 
ENSINO FUNDAMENTAL

Ciências
Conteúdo Conceitual


- Compreender a ciência como um processo de produção de conhecimento e uma atividade
    humana, histórica, associada a aspectos de ordem social, econômica, política e  cultural.
- Compreender a natureza como um todo dinâmico, e o ser humano, em sociedade, como agente
   de transformação do mundo em que vive, em relação com os demais seres vivos e com outros
   componentes do ambiente, demonstrando.
- Identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida, 
   no mundo de hoje e sua evolução histórica.
- Compreende a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, sabendo elaborar
    juízo sobre riscos e benefícios das práticas científico-tecnológicas.
- Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bem individual e coletivo que deve ser
    promovido pela ação de diferentes agentes.



-  O Universo:
Ø  O sistema solar;
Ø  A crosta terrestre;
Ø  O solo;
Ø  A água;
Ø  O Ar;
Ø  O Ar e a Saúde.


-  Os Seres Vivos:
Ø  Características Gerais;
Ø  Os Reinos;
Ø  Classificação e composição dos reinos;
Ø  Os vírus;
Ø  As bactérias;
Ø  Os protozoários;
Ø  Os platelmintos;
Ø  Os fungos;
Ø  D.S.T.

-  O Corpo Humano:
Ø  A célula;
Ø  Níveis de organização do corpo humano;
Ø  Funções do corpo humano;
Ø  Sistemas:  digestivos, respiratórios, circulatórios, excretor;
Ø  Funções de relação:  ossos e músculos;
Ø  Órgãos do sentido;
Ø  Coordenação motora;
Ø  Sistema reprodutor;
Ø  Drogas.









-  Química e Física:
Ø  Propriedades específicas e gerais da matéria;
Ø  Estados físicos da matéria;
Ø  Compostos orgânicos e inorgânicos;
Ø  Misturas e seus processos de separação;
Ø  As leis de Newton;
Ø  Velocidade, aceleração, trajetória, movimento;
Ø  Calor, luz e som;

-  Sexualidade:
Ø  Reprodução humana;
Ø  Métodos Anticoncepcionais;
Ø  Higiene e Saúde.







































CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:


-  Formular questões, diagnósticas e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidas no aprendizado escolar.
-  Saber utilizar conceitos científicos básicos, associados tanto a energia, matéria, transformação, como espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida.
-  Saber combinar leituras, observações, experimentações e registros para coleta, comparação entre explicações, organização, comunicação e discussão de fatos e informações.
-  Valorização do trabalho em grupo, para desenvolver a capacidade de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.
-  Observar e experimentar fenômenos, verificando regularidades.
-  Elaborar e validar hipóteses.
-  Organizar dados e informações por meio de desenhos, tabelas, gráficos ou esquemas.
-  Comparar ideias e observações de fenômenos.
-  Analisar, sintetizar, interpretar e comunicar informações.
-  Produzir textos informativo utilizando linguagem correta e terminologia adequada.
-  Interpretar problemas, discutir propostas.








































ORGANIZAÇÃO CURRICULAR 
ENSINO FUNDAMENTAL


GEOGRAFIA

Conteúdo - Conceitual

·         Conceito de Geografia enquanto Ciência e objeto de estudo.
·         Observação e compreensão dos elementos da paisagem.
·         O espaço natural.
·         O espaço produzido pelo homem.
·         Orientação no espaço, coordenadas geográficas, fusos horários.
·         Representação do espaço, mapas, a relação natureza-homem.
·         Conceitos: sociedade, território, paisagem, nação, país, povo, Estado.
·         O Brasil no contexto global.
·         Sociedade moderna e econômica:  o espaço rural e urbano.
·         População.
·         As regiões brasileiras.
·         A regionalização do espaço mundial.
·         A divisão do mundo em continentes.
·         A divisão do mundo em países ricos e países pobres.
·         A Organização do Mundo após a segunda Guerra Mundial.
·         As Américas: seus aspectos políticos, econômicos e sociais.
·         A nova ordem mundial (blocos econômicos).
·         Europa, União Europeia.
·         Demais continentes.
·         Colônia de povoamento e colônia de exploração.
·         A África:  seus aspectos políticos, econômicos e sociais.



Conteúdos de Natureza Procedimental

·         Observar e interpretar o título e o enunciado dos textos e atividades, segundo e aplicando corretamente as orientações, demonstrando autonomia em relação a esses procedimentos.
·         Expressar compreensão global do tema, localizando informações e ideias centrais, interagindo com diferentes modalidades de textos.
·         Elaborar explicações próprias, aplicando  corretamente os conceitos e categorias cartográficas.
·         Produzir textos coerentes que transmitam ideias próprias, de forma clara e objetiva, desenvolvendo um modo de pensar e raciocinar geográfico.
·         Usar índice (compreendendo as diferenças de tamanho e cor das palavras, os itens e subitens, assim como a organização da coleção de mapas em diferentes escalas em sequência em representações gerais onde detalhes).
·         Utilizar o índice alfabético para encontrar o nome de uma cidade, estado ou país e sua localização numa página específica do Atlas, com base em coordenas construídas sobre uma representação cartográfica com diversas divisões e subdivisões de áreas (limites políticos ou continentais).
·         Reconhecer os elementos principais de um mapa (título, legendas simples e complexas, escala-proporções distantes, toponímia).
·         Associar o tamanho e a forma das letras usadas nos mapas às diferentes classes e territórios, reconhecer limites e divisões do território, identificar os elementos naturais representados, etc.

·         Classificação do lugar de origem dos alunos (área rural ou urbana, localização local e regional), para em seguida, levantar hipóteses sobre motivos dos deslocamentos identificados (campo – cidade, cidade – cidade), os fluxos de pessoas e os meios de transportes usados nesses deslocamentos.
·         Compreender que cidadania também é o sentimento de pertencer a uma realidade na qual as relações entre sociedade e a natureza formam um todo integrada do qual todos são membros participantes, afetivamente ligados, e pelo qual são responsáveis e historicamente comprometidos com valores humanísticos.
·         Construir um conjunto de conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à geografia, que permitia aos jovens e adultos conhecerem o mundo atual em sua diversidade, favorecendo a compreensão de como as paisagens, os lugares e os territórios se constroem.


Conteúdos de Natureza Atitudinal

·         Conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa da geografia, compreender a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e contradições.
·         Construir referencia que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões socioambientais que acontecem na localidade na localidade e em espaços distantes.
·         Conhecer o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel das sociedades na construção do território, da paisagem e do lugar.
·         Compreender a importância das diferentes linguagens (gravuras, músicas, literatura, dados estatísticos, documentos de diferentes fontes)  na leitura da paisagem, tornando-se capaz de interpretar, analisas e relacionar diversas informações sobre o espaço.
·         Valorizar o patrimônio sociocultural e ambiental, respeitando a sócio diversidade e reconhecendo tais patrimônios como direitos dos povos e indivíduos e elementos de fortalecimento da democracia.


ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
ENSINO FUNDAMENTAL

INGLÊS
Conteúdo  -  Conceitual

·         Expressões de cumprimentos.
·         Dias da Semana.
·         Meses.
·         Profissões.
·         Cores.
·         To be.
·         To have.
·         Pronomes pessoais.
·         Nacionalidades.
·         Números.
·         Artigos.
·         Adjetivos.
·         Preposições.
·         Forma interrogativa.
·         Respostas curtas.
·         There to be.
·         Present simple.
·         Present continuous.
·         Adjetivos.
·         Possessivos.
·         Preposições.
·         How much.
·         How many.
·         Horas.
·         Plural dos substantivos.
·         Números.
·         Determinantes.
·         Possessivos.
·         Conjunções.
·         Advérbios de frequência.
·         Future (will).
·         Future (going to).
·         Imperativo.
·         Passado simples.
·         Modal verb can.
·         Respostas curtas.
·         Quantificadores.
·         Pequenos textos (descritivos).
·         Textos informativos.
·         Diálogos.
·         Interpretação dos textos.




Conteúdos de Natureza Procedimental

·         Desenvolver a possibilidade de compreender e expressar por escrito, opiniões, valores, sentimentos e informações.
·         Desenvolver alguns aspectos da linguagem oral – comprimentos, respostas afirmativas e negativas, perguntas pessoais, apresentação, etc.
·         Identificar no nosso universo palavras em Inglês que fazem parte do nosso dia-a-dia, palavras que cooperam nos sistemas de comunicação.
·         Acesso a bens culturais da humanidade através de seu entendimento da língua estrangeira.
·         Utilizar habilidades comunicativas de modo poder atuar em situações diversas.



Conteúdos de Natureza Atitudinal

·         Compreender que a comunicação é uma troca e ideias culturais e ser estimulado a prosseguir os estudos.
·         Comparar experiências de vida, experiências culturais, suas semelhanças e diferenças para desenvolver respeito mútuo.
·         Adquirir consciência crítica sobre o uso do Inglês considerando a hegemonia política.
·         Valorizar a leitura como fonte de informação e prazer e utilizá-la como meio de acesso ao mundo do trabalho e estudos mais avançados.


ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
ENSINO FUNDAMENTAL

ARTE
Conteúdo - Conceitual


Módulo 01
·        A importância do desenho.
·        A cor.
  • O ponto gráfico.
  • A linha.
  • Figuras geométricas.
  • Introdução à |História da Arte.

Módulo 02

  • Luz e sombra.
  • O desenho a seu lance.
  • O desenho como liberdade de expressão.
  • Folclore.
  • O barroco Mineiro.
  • Pintura colonial no Brasil.

Módulo 03

  • Teoria das cores.
  • História da arte no Brasil.
  • Publicidade através de logotipos.
  • Publicidade através de cartazes... capas... embalagens.

Módulo 04
  • A comunicação da cor nos objetos.
  • A terceira dimensão dos objetos.
  • A comunicação pelo ritmo.
  • O teatro, o circo, o cinema.

Módulo 05
  • Música.



Conteúdo de Natureza Procedimental

  • Utilização de instrumentos para o desenho artístico e técnico: esquadro, compasso, transferidor, régua.
  • Demonstração de diversas técnicas de arte (afresco, aquarela, acrílica, óleo sobre tela, afresco, mosaico) com reproduções fotográficas.
  • Apresentação de. No mínimo dois exercícios sobre as seguintes linguagens da arte: dança, música, teatro, artes visuais
  • Análise de obra de diversos artistas de diferentes épocas da história da arte.
  • Pesquisa através dos meios de comunicação disponíveis na biblioteca.
  • Exploração de reciclagem como meio de despertar o senso ecológico e a questão do meio ambiente focando a região onde vivemos.
  • Desenvolvimento do olhar para os textos visuais existentes em nosso meio, proporcionando ao aluno o desenvolvimento de um olhar crítico e atento às informações consumidas.
  • Identificação e compreensão da arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas.
  • Capacidade para organizar informações sobre arte em contato com aristas


Conteúdo de Natureza Atitudinal

·        Cuidado com o material fornecido pela escola e com espaço disponível.
  • Abertura de espaço para diálogos e trocas de experiências.
  • Valorização de regras de comportamento e de convivência tendo como base o respeito à individualidade.
  • Ampliação da visão de mundo, com a alfabetização nas linguagens artísticas e nas variadas formas de leitura.
  • Alcance de prazer e empenho na apreciação e na construção de formas artísticas.
  • Demonstração de interesse e respeito pela própria produção, pela dos colegas ou de outras pessoas.
  • Desenvolvimento de atitudes de autoconfiança e autocritica nas tomadas de decisões em relação às produções pessoais.
  • Desenvolvimento de critérios de gosto pessoal, baseados no conhecimento da arte.


























OBJETIVOS* DA ÁREA DE ESTUDOS DA SOCIEDADE E DA NATUREZA


Que os educandos sejam capazes de:

Ø  Problematizar fatos observados cotidianamente, interessando-se pela busca de explicações e pela ampliação de sua visão de mundo.
Ø  Reconhecer e valorizar seu próprio saber sobre o meio natural e social, interessando-se por enriquecê-lo e compartilhá-lo.
Ø  Conhecer aspectos básicos da organização política do Brasil, os direitos e deveres do cidadão, identificando formas de consolidar e aprofundar a democracia no país.
Ø  Interessar-se pelo debate de idéias e pela fundamentação de seus argumentos.
Ø  Buscar informações em diferentes fontes, processá-las e analisá-las criticamente.
Ø  Interessar-se pelas ciências e pelas artes como formas de conhecimento, interpretação e expressão dos homens sobre si mesmos e sobre o mundo que os cerca.
Ø  Inserir-se ativamente em seu meio social e natural, usufruindo racional e solidariamente de seus recursos.
Ø  Valorizar a vida e a sua qualidade como bens pessoais e coletivos, desenvolver atitudes responsáveis com relação à saúde, à sexualidade e á educação das gerações mais novas.
Ø  Reconhecer o caráter dinâmico da cultura, valorizar o patrimônio cultural de diferentes grupos sociais, reconhecer e respeitar a diversidade étnica e cultural da sociedade brasileira.
Ø  Observar modelos de representação e orientação e no tempo, familiarizando-se com a linguagem cartográfica.
Ø  Compreender as relações que os homens estabelecem com os demais elementos da natureza e desenvolver atitudes positivas com relação à preservação do meio ambiente, analisando aspectos da geografia do Brasil.
Ø  Compreender as relações que os homens estabelecem entre si no âmbito da atividade produtiva e o valor da tecnologia como meio de satisfazer necessidades humanas, analisando aspectos da História do Brasil.

























 
*Esses são os objetivos declarados pela Proposta Curricular do MEC em 1998.


 CONTEÚDOS ATITUDINAIS:


-   Valorização da curiosidade.
-   Respeito à diversidade de opiniões.
-  Persistência na busca e compreensão das informações e das provas                                                 obtidas por investigações.
-  Valorização da vida em sua diversidade.
-  Preservação do meio ambiente.
-  Apreço a respeito à individualidade e à coletividade.

·         Resgate da autoestima do aluno;
·         Valorização do corpo e da natureza;
·         Ensinar aos alunos como se comportar, por exemplo: na mesa, ser educado não só com o professor, mas com qualquer funcionário, não falar alto, ser mais cuidadoso com os banheiros, paredes, piso, sala, não escrevendo nas paredes e carteiras.



















ORGANIZAÇÃO CURRICULAR 
ENSINO MÉDIO


FÍSICA
Conteúdo - Conceitual

1-  Velocidade de um corpo:
Ø  Conceituar repouso e movimento.
Ø  Entender a realidade do movimento e da forma da trajetória.
Ø  Conceituar posição e deslocamento.
Ø  Definir velocidade de um corpo.

2-  Movimento Retilíneo e Uniforme:
Ø  Definir movimento, uniforme.
Ø  Conseguir empregar, com propriedade, a equação horária do movimento uniforme. (P)
Ø  Construir o diagrama horário a partir da equação horária. (P)
Ø  Saber resolver problemas de encontro de dois móveis  (carros, motos, etc).  (P)

3-  Aceleração de um corpo:
Ø  Distinguir entre velocidade média e velocidade instantânea de um corpo.
Ø  Definir aceleração de um corpo.

4-  Movimento Retilíneo Uniformemente variados:
Ø  Definir movimentos uniformemente variados.
Ø  Saber obter a equação das velocidades, a equação horária a partir do diagrama das velocidades, construir diagrama. (P)

5-  Movimento circular e uniforme:
Ø  Definir movimento circular uniforme.
Ø  Definir período e freqüência.
Ø  Calcular a aceleração centrípeta de um corpo.

6. a  -  Primeira lei do movimento:
Ø  Enunciar a primeira lei do movimento.
Ø  Entender o conceito de inércia de um corpo.

    b -  Segunda lei do movimento:
Ø  Conceituar força e fazer a sua representação gráfica.
Ø  Enunciar a segunda lei do movimento.
Ø  Fazer a distinção entre massa e peso de um corpo.
Ø  Resolver problemas que envolvem a queda livre dos corpos.

    c -  Terceira lei do movimento:
Ø  Conceituar a resultante de um sistema de forças.
Ø  Compor e decompor forças aplicadas em um corpo.

7-  Impulso e quantidade de movimento:
Ø  Conceituar impulso e quantidade de movimento.
Ø  Estabelecer a relação entre impulso e quantidade de movimento.

*  Nos desdobramentos de cada item aparecem conteúdos procedimentais que serão identificados com um (P) após sua citação.


8-  Conservação da quantidade de movimento.
Ø  Estabelecer a lei da conservação da quantidade de movimento.
Ø  Definir quantidade de movimento de um sistema de corpo.


9-  Trabalho:
Ø  Definir trabalho de uma força constante.
Ø  Definir potência de um sistema físico.
Ø  Calcular o trabalho de uma força variável através dos diagramas de trabalho.


10-  Energia:
Ø  Definir energia cinética e energia potencial.
Ø  Definir energia potencial elástica e energia mecânica de um corpo.


11-  Temperatura:
Ø  Fazer ligação entre energia interna e temperatura.
Ø  Conceituar temperatura e calor.
Ø  Medir temperatura. (P)


12-  Calor Sensível:
Ø  Definir a unidade de quantidade de calor.
Ø  Definir capacidade térmica e calor específico.
Ø  Utilizar o método das misturas. (P)


13-  Calor Latente:
Ø  Definir calor latente e mudança de estado.
Ø  Estabelecer os estados da matéria e explicar o mecanismo das mudanças de estado.


14-  Reflexão da luz e espelhos planos:
Ø  Explicar a natureza e a propagação da luz.
Ø  Entender as várias formas de incidência da luz em uma superfície.
Ø  Enunciar as leis da reflexão da luz.
Ø  Construir imagens em um espelho plano.

15-  Espelho esférico:
Ø  Construir imagens em um espelho esférico.
Ø  Enunciar os elementos de um espelho esférico.

16-  Refração da Luz:
Ø  Conceituar a refração da luz.
Ø  Enunciar as leis de refração.

17-  Força Elétrica:
Ø  Conceituar carga elétrica.
Ø  Distinguir corpos condutores de corpos isolantes.
Ø  Caracterizar os diversos tipos de eletrização.

18-  Campo Elétrico:
Ø  Definir campo elétrico.
Ø  Saber calcular o campo elétrico criado por uma e por diversas cargas puntiformes.
Ø  Conceituar campo elétrico uniforme.

19-  Potencial Elétrico:
Ø  Definir diferença de potencial entre dois pontos e potencial em um ponto.
Ø  Conceituar potencial  em um ponto, devido diversas cargas puntiformes.

20-  Corrente e Resistência Elétrica:
Ø  Conceituar corrente elétrica.
Ø  Definir intensidade de corrente.
Ø  Conceituar e definir resistência elétrica.
Ø  Enunciar a lei de ohm.

21-  Circuitos Elétricos:
Ø  Conceituar e resolver um circuito elétrico.
Ø  Caracterizar amperímetro e voltímetro.




Outros conteúdos Procedimentais

-  Desenvolver no aluno hábitos de estudo, de rigor e precisão, de ordem e clareza, de uso correto da linguagem, de crítica e de discussão dos resultados obtidos.

-  Desenvolver a capacitação de analisar, relacionar, comparar, classificar, ordenar, sintetizar, avaliar, abstrair e generalizar.

-  Desenvolver a capacidade de descobrir a partir de condições dadas, fato novos, aplicando o método dedutivo.

-  Desenvolver técnicas aplicáveis à resolução de problemas que envolvem fenômenos físicos.



Conteúdos Atitudinais

-  Proporcionar ao aluno os conhecimentos necessários que possibilitem sua integração na sociedade em que vive.

-  Reconhecer a inter-relação entre os diversos campos da física, valorizando a complexidade do conhecimento e sua interdependência.

-  Conhecer e compreender fenômenos físicos que ocorrem na natureza, desenvolvendo atitudes que visem à preservação da vida.

-  Manipular dados para a determinação de atitudes de cuidado e prevenção frente aos fenômenos físicos.


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GEOGRAFIA
Conteúdo - Conceitual

·         Conceito de Geografia enquanto Ciência.
·         Estudo do Universo.
·         A Terra no espaço.
·         Cartografia como instrumento na aproximação de lugares:
®    da alfabetização cartográfica à leitura e  mapeamento.
®    os mapas como possibilidade de compreensão do mundo.
·         Orientação no Espaço: Coordenadas geográficas, fusos horários.
·         Evolução da Terra.
·         A Atmosfera.
·         A dinâmica da Atmosfera.
·         A Hidrosfera.
·         Estudos do Meio Ambiente.
·         Modernização da vida e a problemática ambiental:
®    processo técnico econômico, a política e os problemas sócio-ambientais.
®    ambiente urbano e modos de vida.

·         Estudo da População:
®    Demografia – concertos Fundamentais.
®    Estrutura da População.
®    Os Movimentos da População.
®    Urbanização.
·         Nações e Nacionalismo.
·         Geografia Econômica e Geopolítica.
®    Sistemas Econômicos.
®    Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos.
®    Economias de Transição.
®    A Nova Divisão Internacional do Trabalho.
®    A Nova Ordem Mundial.
®    Geografia da Pobreza.
®    Comércio.
·         Recursos Naturais.
·         Fontes de Energia.
·         Atividades Industriais.
·         Agropecuária.
·         Brasil:
®    Características Gerais.
®    Localização Geográfica.
®    Aspectos Físicos.
®    Aspectos Humanos.

·         Aspectos Econômicos do Brasil:
®    A Produção Agropecuária.
®    Extrativismo e Energia.
®    Atividade Industrial.
®    Transporte no Brasil.
®    Comércio.





Conteúdos de Natureza Procedimental

·         Construir, por meio da linguagem escrita e oral, um discurso articulado sobre as diferenças entre seu lugar e a pluralidade de lugares que constituem o mundo.
·         Ler diferentes cartas em diferentes escalas, apropriando-se da representação cartográfica em seu cotidiano.
·         Particularizar a dinâmica do tempo e espaço no processo da  organização das paisagens rurais e urbanas, inclusive das formas de interações com o tempo da natureza e da sociedade.
·         Perceber no seu cotidiano como as pessoas se apropriam e se identificam com os lugares.
·         Saber fazer leituras de imagens, de dados e de documentos de diferentes fontes de informação.
·         Saber utilizar a linguagem gráfica para obter informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos.


Conteúdos de Natureza Atitudinal

·         Mudar comportamentos a partir da forma de compreender sua realidade, por meio dos conhecimentos adquiridos pelo estudo de Geografia.
·         Desenvolver uma postura crítica em relação ao comportamento da sociedade diante das diferenças entre tempo social ou histórico e o natural.
·         Saber discernir as ações adequadas à conservação da natureza, desenvolvendo atitudes de respeito à vida.
·         Questionar-se como cidadão de um determinado lugar e, ao mesmo tempo, questionar a existência ou não da cidadania das demais pessoas que convivem nesse lugar.  Ao mesmo tempo questionar as condições de classes como limitantes à prática da justiça social.
·         Interessar-se em procurar relacionar como as pessoas se apropriam, se identificam e interagem com os lugares, definindo um comportamento crítico em relação a esse fato.
·         Agir e reagir diante de questões sociais culturais e ambientais de modo propositivo e participativo.
·         Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a pluralidade cultural, reconhecendo-os como direitos dos povos e indivíduos e elementos de fortalecimento da democracia.















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LÍNGUA PORTUGUESA
Conteúdo - Conceitual

·         Leitura e Interpretação de textos (literários, científicos, jornalísticos, etc.).
·         Ortografia.
·         Fonologia.
·         Estrutura e Formação de Palavras.
·         Classe de Palavras.
·         Sintaxe.
·         Concordância Verbal e Nominal.
·         Regência Verbal e Nominal.
·         Pontuação.


Literatura


·         Gêneros Literários.
·         História da Literatura Brasileira.
·         Eras e Escolas Literárias.
·         Quingentésimo.
·         Literatura Colonial.
·         Literatura dos Jesuítas.
·         Literatura dos Viajantes.
·         Barroco.
·         Arcadismo.
·         Romantismo.
·         Realismo / Naturalismo.
·         Parnasianismo.
·         Simbolismo.
·         Pré-Modernismo.
·         Modernismo.


REDAÇÃO


·         Tipos de Textos:
®    Descritivo.
®    Narrativo.
®    Dissertativo.

·         Fala e a Linguagem humana.
·         Componentes do ato da fala.
·         Funções da Linguagem.
·         Narração:
®    Estrutura da narração.
®    Elementos da narrativa.
®    Tipos de discurso.

·         Descrição:
®    Descrição subjetiva.
®    Descrição objetiva.

·         Dissertação:
®    Tema e título.
®    Parágrafo dissertativo.

Objetivos do ensino de Língua Portuguesa

·         Utilizar a linguagem na escrita e produção de textos orais e na leitura e produção de textos escritos, de modo a atender a múltiplas demandas sociais, responder a diferentes propósitos comunicativos e expressivos e considerar as diferentes condições de produção do discurso.
·         Utilizar a linguagem para estruturar a experiência e explicar a realidade, operando sobre as representações construídas em várias áreas do conhecimento:
®    sabendo como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações contidas nos textos, reconstruindo o modo pelo qual se organizam em sistemas coerentes;
®    sendo capaz de operar sobre o conteúdo representacional dos textos, identificando os aspectos relevantes, organizando notas, elaborando roteiros, resumos, índices, esquemas etc.;
®    aumentando e aprofundando seus esquemas cognitivos pela ampliação do léxico e de suas respectivas redes semânticas.

·         Analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio, desenvolvendo a capacidade de avaliação dos textos:
®    contrapondo sua interpretação da realidade a diferentes opiniões;
®    inferindo as possíveis intenções do autor marcadas no texto;
®    identificando referências intertextuais presentes no texto;
®    percebendo os processos de convencimento utilizados para atuar sobre o interlocutor / leitor;
®    identificando e repousando juízos de valor tanto sócio-ideológicos (preconceituosos ou não) quanto histórico-culturais (inclusive estéticos) associados à linguagem e à linguagem;
®    reafirmando sua identidade pessoal e social.

·         Conhecer e valorizar as diferentes variedades do português, procurando combater o preconceito lingüístico.
·         Reconhecer e valorizar a linguagem de seu grupo social como instrumento adequado e eficiente na comunicação cotidiana, na elaboração artística e mesmo nas interações com pessoas de outros grupos sociais que se expressem por meio de outras variedades.
·         Usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de análise lingüística para expandir sua capacidade de monitoração das possibilidades de uso da linguagem, ampliando a capacidade de análise crítica.
·         Desenvolver valores, atitudes e habilidades necessárias à vida diária e ao mundo globalizado.
·         Desenvolver o interesse pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
·         Reconhecimento de que o domínio dos usos sociais da linguagem oral e escrita pode possibilitar a participação política e cidadã, e também transforma as condições dessa participação, conferindo-lhe melhor qualidade.
·         Despertar o interesse por freqüentar os espaços mediadores de leitura – bibliotecas, livrarias, distribuidoras, editoras, bancas de revistas, exposições, palestras, depoimento de autores, sabendo orientar-se dentro da especificidade desses espaços e sendo capaz de localizar um texto desejado.
·         Oferecer ao nosso aluno o respeito, companheirismo, integridade, disponibilidade, compreensão e atenção.
·         Elevar a autoestima do aluno.
·         Despertar o interesse do aluno pela preservação da natureza e do meio-ambiente.
·         Ensinar ao aluno como se comportar à mesa e ser educado.  Não falar alto; ser mais cuidadoso com seus objetos pessoais e de caráter público (banheiros, paredes, sala, armários, telefones, etc.)

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INGLÊS
Conteúdo - Conceitual

·         Text study:  Reading, translate, dialogues, text comprehension.
·         Verbs tenses:  Simple Present, Present Continuous, Past Continuous, Present Perfect, Past Perfect, Future Perfect Future Continuous, Present Perfect Continuous, Simple Future, Conditional, Immediate Future, Gerund, Infinitive, Past Tense.
·         Prepositions.
·         Idiomatic Expressions.
·         Linking words; false cognates; phrasal verbs, adverbs, numbers.
·         Passive voice.
·         The Reported Speech.
·         Interrogative and negative forms (Present and Past).
·         Question Tag.
·         Short answers.
·         Pronous:  personal, objective case, possessives x adjectives, reflexives, relatives.


Conteúdos de Natureza Procedimental

·         Desenvolver a possibilidade de compreender e expressar, oralmente e por escrito, opiniões, valores, sentimentos e informações.
·         Entender a comunicação como troca de idéias e de valores culturais, sendo estimulado a prosseguir os estudos.
·         Comparar suas experiências de vida com as de outros povos.
·         Identificar, no universo que o cerca, as línguas estrangeiras que cooperam nos sistemas de comunicação, percebendo-se como parte integrante de um mundo plurilíngüe e compreendendo o papel hegemônico que algumas línguas desempenham em determinado momento histórico.
·         Vivenciar uma experiência de comunicação humana no que se refere a novas maneiras de se expressar e de ver o mundo, refletindo sobre os costumes e possibilitando maior entendimento de seu próprio papel como cidadão do país e do mundo em que vive.
·         Reconhecer que o aprendizado de uma ou mais línguas lhe possibilita o acesso de bens culturais da humanidade construídos em outras partes do mundo.
·         Construir conhecimento sistêmico sobre a organização textual e sobre como e quando utilizar a linguagem nas situações de comunicação, tendo como base os conhecimentos da língua materna.
·         Adquirir consciência lingüística e consciência critica dos usos que se fazem da língua estrangeira que está aprendendo.
·         Ler e valorizar a leitura como fonte de informação e prazer, utilizando-a também como meio de acesso ao mundo do trabalho e dos estudos avançados.
·         Utilizar outras habilidades comunicativas de modo a poder atuar em situações diversas.
·         Promover a interação de forma cooperativa dentro do grupo, entre os colegas.
·         Organizar formas de desenvolver o trabalho escolar de modo a incorporar os diferentes níveis de conhecimentos dos alunos e ampliar suas oportunidades de acesso.
·         Partir de uma diversidade de experiências e interesses.
·         Garantir ao aluno uma experiência de construção de significado pelo domínio de uma base discursiva que lhe permita comunicar-se com outras pessoas por meio de textos orais e escritos e a possibilidade de ampliar essa base conforme for necessário.






Conteúdos de Natureza Atitudinal

·         Ajudar os alunos a confiar na própria capacidade de aprender.
·         Selecionar e organizar informações relevantes.  Num mundo em que há uma grande massa de informações – por vezes contraditórias,  outras pouco relevantes, é necessário que o aluno aprenda a interpretá-las, avaliá-las e selecioná-las criticamente.
·         Elevar a autoestima do aluno.
·         Oferecer ao nosso aluno o respeito, companheirismo, integridade, disponibilidade, compreensão e atenção.
·         Ensinar ao aluno como se comportar à mesa e ser educado.  Não falar alto, ser mais cuidadoso com seus objetivos pessoais e de caráter público (banheiros, paredes, carteiras, salas, armários, telefones, etc.)


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MATEMÁTICA
Conteúdo - Conceitual

·         Revisão do primeiro grau.
·         Conjuntos.
·         Intervalos numéricos.
·         Inequações do primeiro e segundo grau.
·         Função (domínio e imagem).
·         Função composta.
·         Função inversa.
·         Função do primeiro e segundo grau.
·         Equações modulares.
·         Equações exponenciais.
·         Logaritmos.
·         Trigonometria.
·         Matriz e determinante.
·         Progressões.
·         Geometria plana.
·         Geometria espacial.
·         Geometria analítica.

Conteúdos de Natureza Procedimental

·         Identificar o problema (compreender enunciados, formular questões etc.).
·         Procurar, selecionar e interpretar informações relativas ao problema, formular hipóteses e prever resultados.
·         Selecionar estratégia de resolução de problemas.
·         Interpretar e criticar resultados numa situação concreta.
·         Distinguir e utilizar raciocínios dedutivos.
·         Fazer e validar conjecturas, experimentado, recorrendo a modelos, esboços, fatos conhecidos, relações e profundidades.
·         Discutir idéias e produzir argumentos convincentes.
·         Ler interpretar textos de Matemática.
·         Ler interpretar e utilizar representações matemáticas (tabelas, gráficos, expressões, etc.)
·         Transcrever mensagens matemáticas da linguagem corrente para a linguagem simbólica (equações, gráficos, diagramas, fórmulas, tabelas, etc.)  e vice-versa.
·         Exprimir-se com correção e clareza, tanto na língua materna, como na linguagem matemática, usando a terminologia correta.


Conteúdos de Natureza Atitudinal

·         Desenvolver a capacidade de utilizar a Matemática na interpretação e intervenção no real.
·         Aplicar conhecimentos e métodos matemáticos em situações reais, em especial em outras áreas do conhecimento.
·         Relacionar etapas da história da Matemática com a evolução da humanidade.
·         Utilizar adequadamente calculadoras, reconhecendo suas limitações e potencialidades.


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HISTÓRIA
Conteúdo - Conceitual




Conteúdos de Natureza Procedimental

·         Desenvolver a possibilidade de compreender e expressar por escrito, opiniões, valores, sentimentos e informações.
·         Desenvolver alguns aspectos da linguagem oral – comprimentos, respostas afirmativas e negativas, perguntas pessoais, apresentação, etc.
·         Identificar no nosso universo palavras em Inglês que fazem parte do nosso dia-a-dia, palavras que cooperam nos sistemas de comunicação.
·         Acesso a bens culturais da humanidade através de seu entendimento da língua estrangeira.
·         Utilizar habilidades comunicativas de modo poder atuar em situações diversas.



Conteúdos de Natureza Atitudinal

·         Compreender que a comunicação é uma troca e idéias culturais e ser estimulado a prosseguir os estudos.
·         Comparar experiências de vida, experiências culturais, suas semelhanças e diferenças para desenvolver respeito mútuo.
·         Adquirir consciência crítica sobre o uso do Inglês considerando a hegemonia política.
·         Valorizar a leitura como fonte de informação e prazer e utilizá-la como meio de acesso ao mundo do trabalho e estudos mais avançados.


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FILOSOFIA

Conteúdo - Conceitual

Objetivos gerais

O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação  e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico”.


Conteúdo Procedimental

Ø  Compreender os diferentes discursos sobre realidade cultural, amparadas nos, vários paradigmas teóricos e da as do senso comum.

Ø  Analisar os diferentes manifestações culturais e segmentos do conhecimento, agindo de modo a preservar o direito à diversidade os princípios da ciência, da política, da arte, da religião e da ética para superar conflitos e tensões do mundo atual.

Ø  Apontar diferentes formas de preconceitos dentro da sociedade ocidental.

Ø  Apontar as diferentes formas de pensamentos que contribuíram para a formação da cultura atual e sua diversidade de saberes.

Ø  Analisar os vários conceitos filosóficos e suas funções na sociedade.

Ø  Discutir a ideologia da valorização do trabalho.

Ø  Destacar as diversidades das formas de saberes e os seus modos de conhecimento.

Ø  Apontar os fatore positivos e negativos da ciência e racionalização da técnica.

Ø  Apontar as diferentes formas de pensamentos que contribuíram para a formação da sociedade atual.

Ø  Analisar os vários conceitos filosóficos e suas funções na construção do arcabouço que compõe a cultura.

Ø  Discutir a importância de um mundo mais crítico e mais sábio.

Ø  Discutir a importância de repensar um novo modelo, de política, de sociedade e até mesmo da ciência.

Ø  Apontar os fatores positivos e negativos de fuma sociedade burguesa onde o seu maior princípio é as leis de mercado, a competição e o egoísmo.










Conteúdo conceitual

MÓDULO I

I- Introdução. A filosofia
  • A atitude filosófica
  • O que é filosofia
  • A origem da filosofia.
  • Períodos e campos de investigação da filosofia grega.
  • Principais períodos da filosofia.
  • Aspectos da filosofia contemporânea.

MÓDULO II

II – O conhecimento
·        A preocupação com o conhecimento
·        Percepção, memória e imaginação.
·        Linguagem e pensamento.
·        A consciência pode conhecer tudo.

MÓDULO III

III – Atividade Prática. Cultura.
·         A cultura.
·         A linguagem.
·         A natureza.
·        A manifestação do sagrado.

MÓDULO IV

IV – A ética.
  • A existência ética.
  • A filosofia moral.
  • A liberdade.

MÓDULO V

V – A política
·        A vida política.
·        As filosofias políticas.
·        A questão democrática.
·        A questão da política e a ética na cidadania.

Conteúdo atitudinal

Possibilitar cidadãos mais críticos, conscientes, mais racionais e, portanto, com maior êxito em seus argumentos. Além de aprimorar a construção de texto, auxiliar no conhecimento da história como de outras ciências, a filosofia permite o est5udo da moralidade, da ética, da política e da estrutura da subjetividade e da racionalidade humana. Quem somos? Por que somos? Para que somos? Ou seja, a reflexão de uma melhor forma de sermos neste mundo.




















































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SOCIOLOGIA
Conteúdo - Conceitual

Conteúdo Procedimental

Ø  Compreender os diferentes discursos sobre a realidade social, amparadas nos, vários paradigmas teóricos e as do senso comum.
Ø  Analisar as diferentes manifestações culturais e segmentos sociais, agindo de modo a preservar o direito à diversidade os princípios estéticos é ético que supera conflitos e tensões do mundo atual.
Ø  Apontar as diferentes formas de preconceitos dentro da sociedade Brasileira.
Ø  Apontar as diferentes formas de pensamentos que contribuíram para a formação da sociedade atual.
Ø  Analisar os vários conceitos sociológicos e suas funções na sociedade.
Ø  Discutir a ideologia da valorização do trabalho.
Ø  Destacar as diferentes formas de trabalho e as relações sociais de produção.
Ø  Apontar os fatores positivos e negativos do capitalismo e seus opositores.
Ø  Apontar as diferentes formas de pensamentos que contribuíram para a formação da sociedade atual.
Ø  Analisar os vários conceitos sociológicos e suas funções na sociedade.
Ø  Discutir a ideologia da valorização do trabalho.
Ø  Destacar as diferentes formas de trabalho e as relações de produção.
Ø  Apontar os fatores positivos e negativos do capitalismo e seus opositores.

Conteúdo Conceitual

I – introdução à sociologia.
·        A sociologia como ciência.
·        O objetivo de estudo da sociologia.
·        Como se definem os problemas sociais.
·         A Sociologia de hoje.
·        Os negros e a cultura afro-brasileira.
II – O surgimento da Sociologia.
·        O contexto histórico para o surgimento da Sociologia.
·        A revolução francesa e industrial.
·        O trabalho a sociedade.
·        A formação dos grupos sociais  e suas características.
·        A formação dos valores, convívio social e as instituições.


III – Durkheim e a Divisão Social do trabalho.
  • O indivíduo e a sociedade.
  • Fatos sociais e coerção social para Durkheim.
  • O marxismo de S
  • Karl Marx e a crítica ao capitalismo.
  • Max Weber e a sociologia compreensiva
IV – Os problemas sociais no Brasil atual.
  • Os negros e as questões sociais no Brasil.
  • A formação da sociedade brasileira e a questão indígena.
  • O consumismo na atualidade.
  • Conceitos sobre ética e cidadania.
  • O papel da família e a relação com as instituições escolares.
V – Consciência política e cidadania
  • Os períodos militares no Brasil.
  • O período da redemocratização e a consciência política.
































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ARTE
Conteúdo - Conceitual

Módulo 01

  • O que é arte.
  • História da Arte.
  • A Arte na pré-história.
  • Letras.
  • Cópia por malha.
  • Simetria.
  • Desenho de observação.
  • A Arte na Mesopotâmia.
  • Cores (primárias e secundárias).
  • Arte Egípcia.

Módulo 02

  • Arte Grega.
  • Letras.
  • Monogramas.
  • A Arte Romana.
  • Estilização.
  • Arte Paleocristã.
  • Arte Romântica.
  • Cores complementares.
  • Tonalidades.
  • Redução e ampliação pela malha.

Módulo 03

  • História da Arte.
  • Arte Bizantina.
  • Proporções da figura humana.
  • Arte Gótica.
  • Renascimento.
  • Expressões corporais e faciais.
  • Disfarces.

Módulo 04

  • O Barroco.
  • O Rococó.
  • Dança.
  • Caricaturas.
  • Neoclassicismo, Romantismo e Realismo.
  • Impressionismo e Expressionismo.
  • Música.
  • O Século XX.
  • Cubismo, Fauvismo, Abstracionismo.
  • Surrealismo, Op Art, Instalação.
  • O teatro.

Módulo 05
  • Música.
  •  

Conteúdo de Natureza Procedimental

  • Utilização de instrumentos para o desenho artístico e técnico: esquadro, compasso, transferidor, régua.
  • Exigência de no mínimo dois trabalhos de pesquisa sobre os seguintes artistas: Da Vinci, Michelangelo, Van Gogh e Pablo Picasso.
  • Demonstração de diversas técnicas de arte (afresco, aquarela, acrílica, óleo sobre tela, afresco, mosaico) com reproduções fotográficas.
  • Análise de obra de diversos artistas de diferentes épocas da história da arte.
  • Realização de pesquisa nos materiais disponíveis na biblioteca (vídeos, livros, textos diversos).
  • Estabelecimento de relação dos períodos artísticos entre si e com  a realidade atual.
  • Pesquisa e organização sobre arte em contato com artista, obras de arte, fontes de informação e comunicação.


Conteúdo de Natureza Atitudinal

  • Abertura de espaço para diálogos e trocas de experiências, valorização do material fornecido pela escola e cuidados importantes com os mesmos.
  • Valorização de regras de comportamento e de convivência tendo como base o respeito à produção do outro.
  • Desenvolvimento de atitudes de autoconfiança e autocrítica nas tomadas de decisão em relação às produções pessoais.
  • Valorização das diferentes formas de manifestações artísticas como meio de acesso e compreensão das diversas culturas.
  • Interesse pela história da arte.
  • Valorização da arte como parte de sua (do aluno) cultura e de sua vida.
  • Ampliação da visão de mundo com a alfabetização do aluno na linguagem visual e nas variadas formas de leitura.


























PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO


Considerando a realização de reuniões semanais (às sextas-feiras pela manhã) como exercício de reflexão sobre a prática pedagógica, leitura e discussão de textos, como instância de tomada de decisões coletivas e os efeitos positivos dessas reuniões na escola como um todo, ter-se-á nelas o ponto de partida do PROGRAMA DE CAPCITAÇÃO.

Sendo assim, e baseando-se nas entrevistas com os diversos segmentos dos profissionais desta escola, estabelece-se o seguinte PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA – PCC – no CESEC PROFESSOR HIRAM DE CARVALHO:

§   REUNIÕES:
·         semanais:  ________  com professores e direção;
·         mensais:    ________  com dois, três ou quatro segmentos (professores/ bibliotecárias/ secretários/ direção);
·         periódicas:  _______  por área ou segmento;
·         bimensais:   _______  com todos os profissionais do CESEC;
·      Integração e intercâmbio com outros CESECs para que a realidade seja discutida e aprimorada a qualidade do atendimento, através do partilhar das experiências.
·      SEMINÁRIOS:
·         Estudos e discussão de textos de interesse político-pedagógico, nas reuniões semanais;
·         Leitura e discussão de temas de atualidade;
·         Estudo e discussão da legislação que embasa a EJA e a situação funcional dos profissionais que trabalham no CESEC.
·      CURSOS:
·         A)  pelos próprios profissionais do CESEC;
·         B)  por pessoas que entendam o que é a EJA/ CESEC;
·         C)  com temas interdisciplinares para toda a escola;
·         específicos e na metodologia possível para o CESEC;
·         específicos para cantineiras, auxiliares de serviços, bibliotecários;
·         de preparação para as diversas atividades da secretaria.
·         D) direcionados a cada conteúdo específico, ministrados por pessoas que conheçam a modalidade de educação continuada.

·         PROJETOS:
·         aprender/ ensinar a elaboração e execução de projetos.

·         PALESTRAS:
·         por profissionais das áreas/ temas específicos, do CESEC ou da comunidade local/ regional.


O PCP deverá:

·         em qualquer das atividades propostas, explicitar como trabalhar e valorizar o conhecimento já apropriado pelos alunos, seja por meio de experiências vivenciadas, seja pelas informações veiculadas pelos diferentes meios de comunicação;
·         mostrar, na prática, como ter competência para agir com eficácia pedagógica, tanto na perspectiva da aprendizagem de cada aluno, como no ensino, respeitando as diferenças sociais, culturais e políticas dos jovens e adultos.


PARTICIPAÇÃO DOS PROFISSIONAIS E ALUNOS NO PROCESSO DECISÓRIO DA ESCOLA

No CESEC Professor Hiram de Carvalho há o CONSELHO DOS PROFESSORES/ DIREÇÃO, o CONSELHO DOS PROFISSIONAIS/ DIREÇÃO (a partir deste ano), a CAIXA ESCOLAR, CONSELHO FISCAL, o COLEGIADO, a ASSEMBLÉIA DE ALUNOS e PROFISSIONAIS.
O CONSELHO DOS PROFESSORES/ DIREÇÃO reúne-se semanalmente e, a partir da reflexão sobre a prática, como ensina Paulo Freire em Educação e Mudança (198), torna decisões que visam aprimorar a gestão escolar.  Assim também o CONSELHO DOS PROFISSIONAIS/ DIREÇÃO, numa perspectiva mais abrangente.
A CAIXA ESCOLAR tem seu tesoureiro e submete-se ao CONSELHO FISCAL cujos membros são eleitos pela Assembléia. O COLEGIADO tem sido desafiado a ocupar o seu espaço político e sugere-se para seu aprimoramento:
·         divulgar a pauta da reunião com antecedência;
·         reunir-se ou, pelo menos, conversar com o segmento que representa, antes da reunião;
·         divulgar o resultado das discussões e situações apresentadas na reunião, por escrito;
·         ouvir as reivindicações do aluno [e profissionais] e procurar atendê-las na medida do possível, promovendo a melhoria no processo educativo;
·         tomar decisões que atendam às necessidades mais urgentes;
·         agir como suporte de melhoria das condições pedagógicas, administrativas e financeiras;
·         aperfeiçoar cada vez mais sua atuação;
·         incutir valores como:  honestidade, companheirismo, respeito;
·         valorizar o Colegiado com sua efetiva participação.


A Assembléia, como instância de decisão (eleição) de prestação de contas e de homologação das decisões colegiadas, reúne-se, pelo menos, duas vezes no ano com o maior número possível de membros de todos os segmentos.  Atualmente fica prejudicada pela falta de espaço físico, sendo necessário, muitas vezes, buscar-se espaço fora da escola.
A eficácia do processo democrático no CESEC PROFESSOR HIRAM DE CARVALHO passa pela articulação entre CONSELHOS, CAIXA ESCOLAR, COLEGIADO E ASSEMBLÉIA, exigindo de cada segmento/ representante o desempenho de seu papel nesse processo, sem omissões e com responsabilidade.






AVALIAÇÃO

A avaliação do processo de ensino/aprendizagem, entendida como via de mão dupla (quem avalia, avalia-se também) será efetivada através de:
Ø  Quanto ao desempenho aluno/professor:
o   TESTE DE UNIDADE – Tus
o   TRABALHOS
o   PESQUISAS
o   OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE
o   ATENDIMENTO PERSONALIZADO
Em todas essas atividades evitar que o aluno transcreva ou forneça respostas iguais aos textos do livro ou da apostila, estimulando-o a expor seu ponto de vista em relação ao que aprendeu.  Observar se o enunciado e as instruções das atividades ou questões ficaram claras para os alunos, se foram bem contextualizadas e se o tempo foi suficiente para a realização de todos os passos do trabalho.
A avaliação deve contemplar, também, nos trabalhos desenvolvidos, os esforços e estratégias de que lançam mão para superar as dificuldades.
Alunos da EJA têm muito receio de errar, sentem insegurança para expor suas ideias e julgam que o que pensam não está certo.  O papel do professor, corrigindo equívocos sem menosprezar quem o cometeu, é vital para não reforçar o fracasso.

Ø  Quanto ao próprio trabalho docente e ao de outros profissionais do CESEC:
·         AVALIAÇÃO PELO ALUNO APÓS CONCLUSÃO DE CADA DISCIPLINA.
·         AVALIAÇÃO NA REUNIÃO SEMANAL – POR PROFESSORES/ DIRETOR
·         AVALIAÇÃO NA REUNIÃO MENSAL – POR SEGMENTO (Área de conhecimento/Biblioteca/Secretaria/Serviços Gerais/Direção)
·         AVALIAÇÃO NA REUNIÃO BIMENSAL – POR TODOS OS PROFISSIONAIS DO CESEC
·         AUTO-AVALIAÇÃO: elaboração de um questionário para facilitar.            Essas reuniões serão agendadas sempre que houver necessidade o que não exclui o caráter permanente do processo de avaliação. 
Os Testes de Unidade e exercícios serão atualizados a cada ano, ou sempre que se fizer necessário dentro do mesmo ano.
·         GRÁFICOS FORNECECIDOS PELA SECRETARIA: COM O NÚMERO DE ALUNOS CONCLUINTES POR CONTEÚDO;  COM O NÚMERO DE ALUNOS DESISTENTES, POR SEMESTRE
·         RELAÇÃO DO NÚMERO DE LIVROS EMPRESTADOS E DEVOLVIDOS PELOS ALUNOS POR BIMESTRE
·         RELAÇÃO DO NÚMERO DE MERENDAS SERVIDAS, POR TURNO, NO BIMESTRE.
·         DISTRIBUIÇÃO E ANÁLISE DAS AVALIAÇÕES FEITAS PELOS ALUNOS, MENSALMENTE A CADA, SEGMENTO (PROFESSOR/BIBLIOTECÁRIO/SECRETÁRIO/ AUXILIAR DE SERVIÇOS/DIREÇÃO)

Ø  Quanto à PPP:
·         CHECAGEM DO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES, BIMESTRALMENTE POR SEGMENTO: DIREÇÃO, PROFESSORES, BIBLIOTECÁRIOS, SECRETÁRIOS, AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS.
·         AVALIAÇÃO DOS PONTOS POSITIVOS (FORTES) – NEGATIVOS (FRACOS) POR TODOS OS PROFISSIONAIS E PELO COLEGIADO, SEMESTRALMENTE.


OUTROS CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

·         Desenvolver no aluno hábitos de estudo, de rigor e precisão, de ordem e clareza, de uso correto da linguagem, de crítica e de discursão dos resultados obtidos.
·         Desenvolver a capacidade de analisar, relacionar, comprar, classificar, ordenar, sintetizar, avaliar, abstrair e generalizar.
·         Desenvolver a capacidade de descobrir a partir de condições dadas, fatos novos, aplicando o método dedutivo.
·         Desenvolver técnicas aplicáveis à resolução de problemas que envolvem fenômenos físicos.






CONTEÚDOS ATITUDINAIS

·         Proporcionar ao aluno os conhecimentos necessários que possibilitem sua integração na sociedade em que vive.
·         Reconhecer a inter-relação entre os diversos campos da física, valorizando a complexidade do conhecimento e sua interdependência.
·         Conhecer e compreender fenômenos físicos que ocorrem na natureza, desenvolvendo atitudes que visem à preservação da vida.
·         Manipular dados para a determinação de atitudes frente aos fenômenos físicos.
·         Desenvolver técnicas aplicáveis à resolução de problemas que envolvem fenômenos físicos.

































PROJETO DE LEITURAS





LER,



 ESCREVER



E



CONTAR


























SUMÁRIO



1.     INTRODUÇÃO ____________________________________________58
2.     JUSTIFICATIVA __________________________________________59
3.     PROBLEMATIZAÇÃO _____________________________________61
4.     OBJETIVO GERAL________________________________________61
    4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS ______________________________61
5.  METAS ___________________________________________________62
6.  METODOLOGIA __________________________________________62
7.  SUGESTÕES  DE ATIVIDADES _____________________________62
8.  CRONOGRAMA DE AÇÕES ________________________________62
9.   AVALIAÇÃO ____________________________________________________63
10.  CONCLUSÃO _____________________________________________64
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS











































1 . INTRODUÇÃO

A leitura da palavra é sempre precedida da leitura de mundo. Não uma manipulação mecânica de palavras, e sim uma relação dinâmica que vincula linguagem e realidade. Portanto a educação é um ato fundamentalmente político. Por isso, a necessidade de que educadores e educandos se posicionem criticamente, vivenciando a educação, superando assim posturas ingênuas ou pretensas neutralidades, sendo um projeto comum de tarefa solidária entre ambas as partes, tanto do educador, quanto do educando. E nesse contexto, deve ser vivenciada como uma prática concreta de libertação e de construção da história de uma sociedade, onde todos devemos ser sujeitos nesta tarefa conjunta, único caminho para a construção de uma sociedade na qual não existirão explorados e exploradores. “...dominantes doando sua palavra opressora e dominados” (Antônio Severino – Agosto 82). Portanto, ler significa colher conhecimento e o conhecimento é sempre um ato criador, pois leva a questionar o que está estabelecido, introduzindo um mundo em novas séries de relações e uma nova maneira de perceber o que nos cerca.















































2. JUSTIFICATIVA

É fundamental diminuir distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática”.
                                                                       (Paulo Freire)

É missão da escola agregar valores aos seus profissionais e alunos para que sejam cidadãos felizes, ativos e transformadores das comunidade onde vivem.
Com as profundas mudanças que estão ocorrendo no mundo a atualização do homem passou a ser a sua maior prioridade. Daí a necessidade de investir nos “talentos humanos”, buscando comprometimento, competência para agir, habilidade para gerar ação, confiança, parceria, reciprocidade e felicidade.
Lembramos aqui o resultado do IDEB. Que tem como objetivo monitorar o desempenho dos alunos das escolas Públicas e produzir sistematicamente informações sobre o seu desenvolvimento acadêmico.
Nas avaliações de Língua Portuguesa e Matemática, observamos que há a necessidade de imediata interferência para ampliar o desempenho das competências de leitura e raciocínio.
Optamos pelo termo Caixeiro de Sonhos para denominar nesse projeto que o professor seja um vendedor de sonhos, propagando ou “vendendo” a ideia que a leitura é instrumento que torna possível o exercício da cidadania, a posse desse direito a dignidade e esperança.








































3. PROBLEMATIZAÇÃO

3.1 - Problemas Detectados:

  • Falta de hábitos de leitura dos alunos;
  • Professores e pais não tem a cultura de ler;
  • Faltas de livros, revistas, jornais e outros tipos de textos.
  • Dificuldade com o raciocínio lógico matemático.



4. OBJETIVO GERAL

Otimizar o domínio da leitura como principal ferramenta para se adquirir e aprimorar o conhecimento cultural de nossos alunos proporcionando a ampliação de seu uso.


4.1 – Objetivos Específicos
·        Ampliar as oportunidades de leitura;
·        Exercitar a democracia  da escola envolvendo alunos e professores e a comunidade em várias oficinas de leitura que serão planejadas pela escola;
·        Exercitar a escrita, aproveitando todas as oportunidades reais de registros;
·        Expor o trabalho realizado como valorização do empenho  dos envolvidos no projeto.




































5. METAS

  • Ampliar a leitura;
  • Correção de todos os textos.



6. METODOLOGIA

Com base na metodologia Sócio Interacionista, realizando o trabalho da seguinte forma:

Momento de leituras

·         ENSINO FUNDAMENTAL
·         ENSINO MÉDIO.





7. SUGESTÕES DE ATIVIDADES

  • Oficina de Leitura;
  • Momento Cultural;
  • História da vida;
  • Hemeroteca;
  • Entrevistas;
  • Palestras Etc.




8. CRONOGRAMAS DE AÇÕES

Durante o ano  inteiro.




9. AVALIAÇÃO

Será feita através de relatórios e exposições dos trabalhos, considerando o aluno em sua totalidade.














10. CONCLUSÃO




Percebemos a importância da leitura na vida de cada pessoa, portanto fazemos das palavras de Rudo Maria a conclusão deste Projeto:

A leitura constitui uma arte, mas também representa um meio de educar jovem leitor, desenvolver sua percepção estética do mundo, refinar suas qualidades, revelar sua inteligência, sua concepção do mundo, suas ideias e seu gosto”.


















































REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Aguiar, Vera Teixeira. Leitura em crise na escola: as alternativas do professor.
Porto Alegre. Mercado, 1993.


Barbosa, José Verânio: alfabetização e leitura. SP. 1992/Coleção Magistério – 2º grau.






















































PROJETOS ADCIONAIS


Executado sempre em concordância com as  Exigências da SEE, SRE e as necessidades da Escola CESEC Professor Hiram de Carvalho.



















[1] (Vasconcellos, 2002 p. 47).

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