segunda-feira, 25 de agosto de 2025

BANCA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO - Programas de Estudos - ENSINO FUNDAMENTAL

 

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

BANCA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO

CESEC Prof. Hiram de Carvalho

                                                    

PROGRAMA de ESTUDOS

            Ensino Fundamental – Linguagens e suas tecnologias        Prova: Área I

   LÍNGUA PORTUGUESA – Ensino Fundamental

          CONTEÚDO

FONTE DE PESQUISA

  • Compreensão e produção de textos;
  • Contexto de produção, circulação e recepção de textos;
  • Referência bibliográfica, segundo as normas da ABNT;
  • Organização temática;
  • Seleção lexical e efeitos de sentido;
  • Signos não verbais;
  • Vozes do discurso;
  • Intertextualidade e metalinguagem;
  • Textualização do discurso narrativo (ficcional)
  • Textualização do discurso de relato;
  • Textualização do discurso descritivo;
  • Textualização do discurso expositivo;
  • Textualização do discurso argumentativo;
  • Textualização do discurso injuntivo;
  • Textualização do discurso poético;
  • Organização do suporte jornal: relações com o público alvo;
  • Primeira página
  • Credibilidade do suporte jornal: linha editorial, público-alvo e tratamento ideológico-linguístico da informação;
  • Perigrafia dos livros literários;
  • A linguagem verbal, modalidades, variedades, registros;
  • Neologia das palavras;
  • Uso de pronomes pessoais no português padrão e não padrão;
  • Flexão verbal no português padrão e não padrão;
  • A frase na norma padrão: período simples;
  • A frase na norma padrão: período composto;
  • Literatura e outras manifestações culturais.

 

REDAÇÃO

 

Estrutura do Texto Dissertativo-Argumentativo

 

Como preencher a folha da Redação (Usa-se o mesmo modelo do ENEM)

·          

·         https://brasilescola.uol.com.br/redacao/tipos-textos.htm

 

 


 

 

·         https://www.scielo.org/

 

 

https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/sintaxe.htm

https://www.soportugues.com.br/exercicios/index.php?secao=sintaxe

https://www.todamateria.com.br/exercicios-de-portugues-1/

https://www.gramaticaonline.com.br/exercicios-de-portugues/

 

 

 

https://www.todamateria.com.br/texto-dissertativo/

https://www.soportugues.com.br/secoes/redacao/

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=yuz-gswiB50

 

                                       TEXTO DISSERTATIVO

         Dissertar – persuadir, levar a crer, convencer, aconselhar, indicar.

 

                                      Estrutura do texto dissertativo

 

 

·         Introdução – delimitar o tema e defender a tese é preparar o leitor/ouvinte para uma sequência de argumentos que vão gradativamente convencendo-o a refletir sobre o assunto em causa e levando-o a se posicionar a seu respeito.

Obs.: Iniciar bem um texto faz com que o leitor tenha vontade de continuar a lê-lo.  É nesse começo que, em linhas gerais, se define o que será dito e, em certa medida, também já se define o caminho que será trilhado para dizê-lo. Numa introdução, é aconselhável mostrar porque o tema merece atenção, justificando com dados concretos, exemplos reais, situação histórica, e muitos outros elementos que revelarem convenientes para cada assunto abordado.

 

·         Desenvolvimento – da mesma forma que na introdução se dá o tópico frasal, nos parágrafos de desenvolvimento, devem acontecer

as ideias centrais em torno das quais estarão os elementos que reforçarão a tese defendida.

 

Recursos para persuadir:

 

     Dados ou fatos que podem ser comprovados – pronunciamentos de pessoas renomadas – comparações – analogias – raciocínios constituídos de causa e consequência.

     Dos recursos citados acima, interessa destacar o que se baseia na relação de causa e consequência. Se estivéssemos desenvolvendo por exemplo o tema “a mulher e a luta que ainda não chegou ao fim”, poderíamos usar argumentos tais como:

   -  durante milênios o homem se impôs (causa); para as mulheres foram milênios de submissão (consequência).

   - Revolução Industrial (causa); a mulher foi chamada a trabalhar junto com os homens – início da libertação (consequência).

Mulheres com escolaridade (causa); novas conquistas – igualdade jurídica, pílulas anticoncepcionais (consequência).

     Observar como bons textos são estruturados, nos ajuda a perceber o quanto é enfadonho dizer o que já estamos cansados de ouvir, o que já lugar comum. Como exemplo, podemos lembrar de certos discursos de políticos, construídos em cima de repetitivas promessas que nada oferecem de concreto ou tão comum “politicagem” com sua eterna mania de posar de “bonzinho” e tentar nos convencer das vigarices da oposição.

     E construindo nossos argumentos que percebemos o quanto conhecemos do assunto em questão. Jamais poderemos opinar e ser suficientemente o assunto, por isso é importante ler, conversar e refletir.

     Sem ideias claras, não há argumentos.

     O texto dissertativo se faz por meio de uma linguagem clara, predominantemente, objetiva, num raciocínio lógico, coerente e claro.

 

·         Conclusão – se a introdução é tão importante para apresentar a ideia geral do assunto, para prender a atenção, e o desenvolvimento para fornecer dados, exemplos, comparações, causas e consequências, a conclusão é igualmente importante para sintetizar o que foi dito, dando uma resposta à questão exposta no início.

     Em síntese, ela deve estar sintonizada com o restante do texto, se, para seu autor, ela fecha um raciocínio, para o leitor, ela abre possibilidades reflexivas, induzindo-o a pensar mais sobre o assunto.

 

 

 

 

                                        Dicas para elaborar a Redação

 

 

·         Como é a Redação da Banca Permanente de Avaliação?

 

A redação da Banca Permanente é no formato de um texto dissertativo-argumentativo. Os candidatos devem escrever a redação de acordo com uma proposta de tema apresentada.

 

·         Como começar uma Redação da Banca Permanente de Avaliação?

 

A estrutura da redação da Banca Permanente de Avaliação deve ser a de uma argumentação dissertativa assim como em outras provas relevantes no cenário educacional brasileiro, como ENEM e ENCCEJA, por exemplo.

É evidente que a regra de começo, meio e fim faz todo o sentido aqui, sendo uma das etapas de análise direta por parte do avaliador. Convém destacar que todos os interessados na aprovação devem compor uma redação ampla com embasamento teórico sem fugir da temática em questão.

Isto é, não deixe de lado a ortografia correta, não faça linhas longas e nem letra grande. Preste atenção, ainda, às pausas que as vírgulas podem lhe auxiliar, deixando o texto mais fluído e agradável ao leitor.

Para iniciar, procure sempre fazer uma introdução ao assunto de forma sucinta e abrangendo os aspectos que você pretende decorrer na continuidade do texto, ou seja, tanto no desenvolvimento quanto na conclusão.

 

·         Precisa colocar título na Redação da Banca Permanente de Avaliação?

Outra dúvida frequente dos candidatos da Banca Permanente de Avaliação condiz com a necessidade ou não do título na redação. Na verdade, você precisa se preparar com o máximo de antecedência e estar pronto para agregar um título certeiro e direto para sua redação, isso porque ele é sim obrigatório.

A estruturação é importante, porém tudo começa com o título. Desta maneira, orientamos você a ser direto e não fugir do assunto proposto para evitar perdas conceituais logo na primeira impressão de seu texto.

 

 

Bibliografia Recomendada:

Livros Didáticos:

1.      "Português: Linguagens" - William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães.

2.      "Gramática Reflexiva" - William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães.

3.      "Projeto Teláris - Português" - José de Nicola e Ernani Terra.

Literatura Infantil e Juvenil:

Gramática e Estilo:

1.      "Nova Gramática do Português Contemporâneo" - Celso Cunha e Lindley Cintra.

2.      "Gramática Normativa da Língua Portuguesa" - Evanildo Bechara.

Dicionários:

1.      "Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa" - Aurélio Buarque de Holanda Ferreira.

2.      "Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa" - Antônio Houaiss.

 

ARTES – Ensino Fundamental

CONTEÚDO 

FONTE DE PESQUISA 

 

EIXO TEMÁTICO 1  - Conhecimento e Expressão em Artes Visuais

Tema: Percepção Visual e Sensibilidade Estética

Subtema: Apresentação e análise de imagens e objetos artísticos

Análise crítica de obras de artes visuais

I- Análise crítica de obras de artes visuais produzida em Minas Gerais

Tema: Movimentos artísticos em Artes Visuais em diferentes épocas e diferentes culturas

Subtema: Relações entre as artes visuais e seu contexto na história da humanidade

  1. Introdução à teoria da forma
  2. Introdução à composição
  3. Introdução às artes audiovisuais

II- Glossário

Tema: Expressão em Artes Visuais 

Subtema: Elaboração de obras em artes visuais

Elaboração de obras bidimensionais e tridimensionais.

EIXO TEMÁTICO 2 - Conhecimento e Expressão em dança 

Tema: Percepção Gestual/ Corporal e Sensibilidade Estética

Subtema: Análise de produções de dança contemporânea

        Apreciação e análise de danças

III- Análise e crítica de obras de dança produzidas em Minas Gerais 

Tema: Movimentos em Dança em diferentes épocas e culturas

Subtema: Contextualização da dança na história da humanidade

IV- Estudo das premissas da dança

Tema: Elementos da dança 

Subtema: Elementos formais da dança

  1. Planos e Peso dos gestos
  2. Espaço, tempo, ritmo e movimento

V- Glossário 

Tema: Expressão em dança

Subtema: Expressão corporal e gestual

       Improvisação coreográfica

VI- Interpretação de coreografias

EIXO TEMÁTICO 3 - Conhecimento e Expressão em Música

Tema: Percepção Sonora e Sensibilidade Estética

Subtema: Os sons em fontes sonoras diversas

  1. Produção de sons e construção de fontes sonoras diversas
  2. Estudo da voz

Tema: Movimentos Artísticos em Música em diferentes épocas e em diferentes culturas

Subtema: Relações da Música e suas funções em diferentes contextos.

      A música em seus aspectos históricos, sociais e étnicos

Tema: Elementos Musicais

Subtema: Estruturas básicas do discurso musical

  1. Melodia, harmonia e ritmo
  2. Forma

VII- Glossário

Tema: Expressão Musical

Subtema: Discurso Musical

       Improvisação e criação musical com voz e/ ou instrumentos musicais.

VIII- Interpretação musical e/ ou instrumentos musicais.

EIXO TEMÁTICO 4 - Conhecimento e expressão em Teatro

Tema: Percepção Dramática e Sensibilidade estética

Subtema: Ação dramática em diferentes espaços

  1. Espaços Cênicos, gestos e movimentos corporais
  2. Análise crítica de espetáculos cênicos

Tema: Movimentos teatrais em diferentes épocas e diferentes culturas

Subtema: Contextualização do teatro brasileiro em diferentes períodos da história

        Estudo da abrangência do teatro e sua história

IX – Modalidades e funções teatrais

Tema: Elementos do teatro

Subtema: Narrativas teatrais

       Narrativas e estilos teatrais e ação dramática

X- Glossário

Tema: Expressão em teatro

Subtema:  Expressão corporal e gestual

       Improvisação e criação de personagens

XI- Interpretação teatral

 

 

 

                                         INGLÊS – Ensino Fundamental

                     CONTEÚDO

    FONTE DE PESQUISA

 

EIXO TEMÁTICO 1

Recepção e Produção de Textos Escritos de Gêneros Textuais variados em Língua Estrangeira

Tema 1: Compreensão escrita (leitura)

Sugestão de Gêneros Textuais

Reportagem. Perfil I – Folder. Biografias. História em quadrinhos. Instruções. Letra de música. Poema, Diagramas e gráficos. Notícia. Artigo. Anúncio publicitário. Resenhas. Manchetes (headlines). Charge. Piada. Horóscopo. Receita culinária. Convite. Jogo. Provérbio. Verbetes. Rótulo. Placa de aviso. Cartaz. Guia Turístico. Classificado. Conto. Fábula. Crônica.

  1. Compreensão das condições de produção do texto escrito de gêneros textuais diferentes.
  2. Localização de informação específica no texto escrito de gêneros textuais diferentes.
  3. Coerência e coesão no processamento do texto escrito de gêneros diferentes.
  4. Coerência e construção de inferências no processamento do texto escrito de gêneros diferentes.

 

Tema 5: Conhecimento léxico sistêmico

Sugestão de Gêneros Textuais 

Reportagem. Perfil. Guia Turístico. Biografia. História em quadrinhos. Instruções. Letras de música. Poema. Bilhete. Convite. Anúncio. Cartaz. Listas (de compras, de rotinas do dia a dia). Diálogos para expressar funções sociais diferentes. Conversa informal. Conversa telefônica. Scripts. Apresentações com suporte escrito. Enquetes. Documentários

  1. Funções sócio comunicativas dos vários tipos de presente (simples, contínuo, perfeito) em textos de diferentes gêneros.
  2. Funções sócio comunicativas dos vários tipos de passado (simples, contínuo, perfeito) em textos de diferentes gêneros.
  3. Funções sócio comunicativas dos vários tipos de futuro em textos de diferentes gêneros. 
  4. Funções sócio comunicativas do imperativo em textos de diferentes gêneros. 
  5. Funções sócio comunicativas dos marcadores do discurso em textos de diferentes gêneros. 
  6. Funções sócio comunicativas de numerais e valores em textos de diferentes gêneros. 
  7. Funções sócio comunicativas dos modais em textos de diferentes gêneros.
  8. Funções sócio comunicativas dos vários tipos de presente (simples, contínuo, perfeito) em textos de diferentes gêneros.
  9. Funções sócio comunicativas das “wh-words”
  10. Funções sócio comunicativas dos advérbios
  11. Funções sócio comunicativas dos graus dos adjetivos.
  12. Plural de substantivos
  13. Ordem de palavras.
  14. Formação de palavras.
  15. Agrupamento de palavras.

 

 

 

                         EDUCAÇÃO FÍSICA – Ensino Fundamental

                     CONTEÚDO

   FONTE DE PESQUISA

EIXO TEMATICO 1 - ESPORTE

1.     História

2.     Elementos técnicos básicos

3.     Táticas das modalidades esportivas

4.     Regras

  1. Riscos e benefícios da prática esportiva
  2. Diferença entre o esporte educacional, de rendimento e de participação
  3. Hidratação e vestuário nas práticas esportivas
  4. A inclusão no esporte
  5. A importância do esporte no desenvolvimento de atitudes e valores éticos e democráticos

     I.         História

    II.         Fundamentos básicos

   III.         Estratégias de jogo

  IV.         Riscos e benefícios

   V.         Regras: significados

  VI.         Eventos: Olimpíadas, campeonatos, passeios ciclísticos, caminhadas e maratonas

 VII.         Práticas esportivas vivenciadas na comunidade e em outras culturas

EIXO TEMÁTICO 2 – JOGOS E BRINCADEIRAS

Temas: Jogos Populares, Jogos Esportivos, Jogos de Raquete, Jogos de Salão, Capoeira.

1.O brincar na vida dos sujeitos

2.(Re) construção de jogos e brincadeiras

3.Origem e história da capoeira

4.Elementos básicos da capoeira

EIXO TEMÁTICO 3 

Temas: Ginástica Geral, Ginástica de Solo, Movimentos Acrobáticos

1.Origem e história da Ginástica

2.Características da Ginástica

 

3.A Ginástica como promotora de saúde, lazer e qualidade de vida

4.Alimento e atividade física

 

VIII.Jogos e brincadeiras aquáticas

  IX.Jogos de outras culturas 

   X.Tipos e características

  XI.Práticas corporais da cultura oriental: caratê, muay thai, Kung fu, aikido, tae kwon do, tai chi chuan, ioga, dentre outras.

EIXO TEMÁTICO IV – DANÇA E MOVIMENTOS EXPRESSIVOS

Temas: Dança Criativa, Dramatização, Pantomima

1.Elementos constitutivos da dança: formas, espaço, tempo

2.O corpo na dança e nos movimentos expressivos

3.Criação e improvisação

4.A diversidade cultural nas danças brasileiras

5.Dança e mídia

6.Dança como meio de desenvolvimento

7.Dança e relações de gênero

 

  XII.Características de cada modalidade de dança

 XIII.A dança nos eventos escolares.

 

 

 

                                 PROGRAMA DE ESTUDOS

Ensino Fundamental – Ciências Humanas   Prova: Área II

                            GEOGRAFIA– Ensino Fundamental

                     CONTEÚDO

   FONTE DE PESQUISA

1.  O HOMEM E O ESPAÇO

1.1 Paisagem Natural

Paisagem Cultural

2.  A EXPLORAÇÃO DO UNIVERSO

2.1. Olhando para o céu astros:

• Planetas

• Satélites

• Cometas, etc. Satélites artificiais e sondas espaciais.

3.  CONTINENTES E OCEANOS

3.1. Estudo do mapa: continentes e oceanos

• Coordenadas geográficas: - latitude e longitude

• Paralelos e meridianos.

• As linhas imaginárias servem para auxiliar a localização em qualquer ponto do planeta, pois estabelecem coordenadas

Capazes de serem compreendidas por todos aqueles que as conheçam.

 

 

 

ÁREA III - GEOGRAFIA -   Continuação

 

4.  A NATUREZA E A AÇÃO DO HOMEM

4.1 Ambiente natural (uso da natureza sem transfor-

mação) e ambiente produzido (natureza modifi-

cada pelo homem).

Recursos naturais e sociedade tecnológica.

Ex.: Uso de materiais do próprio ambiente:

• Oca

• Iglu

Sociedade tecnológica e estudos científicos:

• Clonagem

5.  O CLIMA

5.1 A diversidade natural do planeta Terra.

Tempo.

Clima:

• Pressão atmosférica

• Umidade do ar

• Temperatura do ar, etc.

6.  O CEANOS E BACIAS HIDROGRÁFICAS

6.l As águas da superfície terrestre e sua importância

  para o homem.

• Oceanos e mares.

• Bacias hidrográficas

6.2 Plataforma continental

6.3 Lagos

 

2. OS SERES VIVOS DO MEIO AMBIENTE

2.1 Classificação dos seres vivos.

2.2 Raiz, caule, folha e flor.

Ex.: A raiz fixa o vegetal ao solo retirando dele os nutrientes necessários para a planta.

2.3. Metazoários invertebrados.

Ex.: Tênia, áscaris, oxiúrios, ancilóstomo, Aedes aegypti.

2.4. Metazoários vertebrados.

Ex.: Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

 

3. ECOLOGIA

3.1 Fatores bióticos (seres vivos) e abióticos (seres não vivos).

3.2 Noções de ecossistema, habitat, nicho ecológico, população e comunidade.

3.3. Cadeia Alimentar.

3.4. Relações harmônicas e desarmônicas.

Ex.: Parasitismo, mutualismo, predatismo, comensalismo, etc.

4. O CORPO HUMANO (sua estrutura, principais funções vitais e cuidados com o corpo).

4.1. Noções sobre células e tecidos.

• Partes da célula

• Formas e funções das células

4.2 Sistema digestório e órgãos anexos

4.3 Sistema respiratório

4.4 Sistema circulatório.

• Hemácias

• Leucócitos

• Plaquetas

  Outros elementos componentes do sangue.

 

4.5 Sistema urinário

• Bexiga

• ureter

• rins, etc.

 

4.6 Sistema endócrino

• Hipófise

• Suprarenais

• Testículos

• Ovários

 

4.7 Órgãos dos sentidos:

• Ouvidos       • Nariz        • Olhos      • língua         • Pele

 

4.8 Sistema reprodutor masculino e feminino.

4.9 Ossos e músculos

4.10 Higiene e saúde

4.11 Doenças causadas por microorganismos:

• Gripes

• Resfriados

• Micoses

• Diarréias



outube.com/watch?v=vonz6HrVhWc

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=PA7EqPGSGBg

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=Tt7joEzyNBE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=n7Be91KtITk

 

 

 

 

 

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=mAqWmjWhBjY

 

 

 

 

 

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=knhCcexr1Bw

 

 

 

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=kIzp9RBYESY

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=-Wspyt1skek

 

 

 

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=-3adho_PG3I

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                              HISTÓRIA – Ensino Fundamental

                     CONTEÚDO

      FONTE DE PESQUISA

 

                    HISTÓRIA FUNDAMENTAL

1. ESTUDO DA HISTÓRIA

1.1 História. Importância. Objetivos.

2. SOCIEDADE BRASILEIRA

2.1 Formação da sociedade brasileira

2.2 Contribuições das etnias:

• Branca

• Índia

• Negra

Ex.: Dia Nacional da Consciência Negra

3. CONFLITOS SOCIAIS NO BRASIL E NO MUNDO NO SÉCULO XVIII.

3.1. Movimentos Nativistas e Separatistas.

Ex.: Conjuração Mineira

3.2. Século XIX.

3.3. A crise Internacional e seus reflexos em Portugal e no Brasil.

3.4. A família real no Brasil.

4. ESTADO NACIONAL BRASILEIRO

4.1. Formação do Estado Nacional Brasileiro. 

Ex.: Confederação do Equador, Revolução Pernambucana.

4.2. O Primeiro Reinado -   A Primeira Constituição Brasileira.

4.3. O Período Regencial - O Segundo Reinado.

4.4. O movimento Abolicionista e   a chegada dos imigrantes no Brasil.

4.5. A Economia Cafeeira.

4.6. O processo de industrialização e a formação da classe operária.

5. PRIMEIRA REPÚBLICA

5.1. A Queda do Império e o nascimento da República (República Velha).

5.2. A República café com leite.

5.3. Crises sociais da República Velha. Ex.: A Guerra de Canudos.

6. A ERA VARGAS

6.1. A Segunda República e a Constituição de 1934.

6.2. O populismo.

6.3. Conquistas sociais e políticas.

Ex.: O voto feminino, CLT e outros.

6.4. O Brasil e a Segunda Guerra Mundial.

6.5. O Fim do Governo Ditatorial de Getúlio Vargas.

7. BRASIL DE 1946 A 1964

7.1. A Hora e a Vez da Democracia.

• A Constituição de 1946.

7.2. Eurico Gaspar Dutra: um governo conservador.

7.3. Getúlio Vargas: um governo nacionalista e populista.

7.4. Juscelino Kubitschek: o desenvolvimento a qualquer preço.

7.5. Jânio Quadros: grande votação e frustação.

7.6. Jango Goulart: um governo reformista.

8. GOVERNOS MILITARES

8.1A Ditadura Militar e os Atos Institucionais

Castelo Branco: A ordem a qualquer preço. Costa e Silva: A vitória da linha dura

Garrastazu Médici: A face mais cruel da Ditadura Militar. 8.2. Ernesto Geisel:    O início da abertura política

João Batista Figueiredo:  O último presidente militar, o presidente da transição.

          9. O FIM DA DITATURA MILITAR

9.1. Nascimento da Nova República. 

A eleição de Tancredo Neves e a posse de José Sarney.

9.2. A Constituição de 1988.

9.3. O governo de Fernando Collor de Mello.

9.4. O governo de Itamar Franco.

9.5. O governo de Fernando Henrique Cardoso.

9.6. O governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

9.7. Brasil Atual.

9.8. Desequilíbrio na distribuição de renda.

Ex.:  Fome, desemprego, violência, segregação racial.

• Reforma Agrária

Ex.:  Redistribuição   de terras, política de incentivo ao pequeno agricultor (financiamento) educação e saúde no campo, etc.

Ex.: MST    • Superpopulação Urbana

• Falta de moradia, desemprego, saneamento básico, etc

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=_rfgkVMOgY

 

 

 

 

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=rpYclvwDKe0

 

 

 

 

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=4Hx21pgp-LI

 

 

 

 

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=tsf3wzE73cg

 

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=sc2KBgUCEYg

 

 

 

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=EButi0SrNu4

 

 

 

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=phR8Lys4g8E

 

 

 

 

 

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=DAxqtxYnqU0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

COTRIN, Gilberto. História Consciência do Brasil. Volume 1 e 2. São Paulo: Editora Saraiva, 1996.

RELECURSO 2000. História do Brasil. Vol.1 e 2. São Paulo:  FIESP/FRM/GLOBO, 1995.

PILETTI, Nelson e Cláudio. História Memória Viva.1º Grau -  5ª série. São Paulo: Editora Ática, 1996.

VICENTINO, Cláudio. História Memória Viva. 1º Grau - 5ª Série. São Paulo: Editora Scipione, 1996.

VILLA, Marcos Antônio e FURTADO, Joaci Pereira. História do Brasil. Volume 1 e 2. São Paulo: Editora Moderna, 2001


PROGRAMA DE ESTUDOS

Ensino Fundamental – Ciências - Prova: Área IV

CIÊNCIAS – Ensino FUNDAMENTAL

 

             CONTEÚDO

     FONTE DE PESQUISA

EIXO TEMÁTICO I- AMBIENTE E VIDA

Tema: Diversidade da vida nos ambientes

  1. A vida nos ecossistemas brasileiros
  2. Critérios de classificação para seres vivos

Tema: Diversidade dos materiais

  1. Materiais e suas propriedades
  2. Reações químicas: ocorrência, identificação e representação.

Sugestão de Tema Complementar

  • O ar - propriedade e composição
  • Reciclagem e preservação ambiental

 Tema: Formação e Manejo dos Solos

      Solos: formação, fertilidade e conservação.

Tema: Decomposição de materiais

  1. Ação de microrganismos na produção de alguns alimentos.
  2. Ação de microrganismos na reciclagem de materiais 

Tema: Qualidade da Água e Qualidade de Vida 

  1. Disponibilidade e qualidade da água 
  2. Doenças de Veiculação hídrica

Tema: Energia nos Ambientes

  1. Transformações e transferências de energia
  2. Obtenção de energia pelos seres vivos: fotossíntese, respiração celular e fermentação.

Tema: Evolução dos Seres Vivos

  1. Fósseis como evidencias da evolução
  2. A seleção natura
  3. Adaptações reprodutivas dos seres vivos.

EIXO TEMÁTICO 2- CORPO HUMANO E SAÚDE

Tema: A Dinâmica do Corpo 

  1. Sistemas do corpo humano e suas integrações
  2. Funções de nutrição no corpo humano
  3. Doenças infecciosas e parasitárias 

Tema: Sexualidade

  1. Reprodução humana: características e ação hormonal
  2. Métodos contraceptivos

Tema: Interação do corpo com estímulos do ambiente

  1. Drogas e sistema nervoso
  2. Luz e visão

Sugestão de tema complementar- Produção e percepção de sons.

EIXO TEMÁTICO 3- CONSTRUINDO MODELOS

Tema:  O mundo muito grande

  1. A Terra no espaço
  2. Força e Inércia

Tema: O mundo muito pequeno

  1. Modelo cinético molecular
  2. O comportamento elétrico da matéria
  3. Introdução ao conceito de átomo

Tema: Mecanismo de Herança

      Características herdadas e as influências do ambiente

Tema: Processos de Transferência de Energia

  1. Produção de energia elétrica
  2. Temperatura, calor, equilíbrio térmico.

Sugestão de tema complementar:

  • Eletricidade em nossas casas 
  • Regulação de temperatura nos seres vivos   

 

  •  

 

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=zizmE9k931U

 

https://www.youtube.com/watch?v=rxCifhn3Kfs

 

https://www.youtube.com/watch?v=AKyywp76eZo

 

https://www.youtube.com/watch?v=VTXiWugRTTU

 

https://www.youtube.com/watch?v=wjotLW5L4BE

 

https://www.youtube.com/watch?v=Ah_hb8jMFSo

 

https://www.youtube.com/watch?v=4WO-A_GaA1o

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=vXa0yFXfBPs

 

https://www.youtube.com/watch?v=Bk2zkd0At9o

 

 

 

 

 

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=TUy6SC2MRig

 

https://www.youtube.com/watch?v=JRKAhefJ0zw

https://www.youtube.com/watch?v=gxyjXxTsTlo

https://www.youtube.com/watch?v=BYpThzHDUlM

          Referências Bibliográficas/Edições Atualizadas.

·         ALVARENGA, Jenner Procópio e outros. Ciências Naturais no dia-a-dia (2º segmento Ensino fundamental): Editora Dimensão.

·         CRUZ, Daniel. Ciências e Educação Ambiental, 4 Vol. (de 5a a 8a Série), Ed. Ática, São Paulo. SP.

·         FAVRET, Maria Luiza. Ciências – Física e Química (8a Série). Editora Ática.

·         GONÇALVES, Jane Terezinha; KUCERA, Lia e outros. Ciência e Interação, 4 Vol. (de 5a a8a Série), Módulo Editora, Curitiba. PR.

·         GOWDAK, Demétrio e MARTINS, Eduardo. Ciências – Natureza e Vida, 4 Vol. (de 5a a 8a Série), Ed. FTD S/A, São Paulo. SP.

·         SZTERLING, Sílvia. Ciências: O Corpo Humano (7a Série). Editora Ática Ltda.

 

  

PROGRAMA DE ESTUDOS

Ensino Fundamental – Matemática - Prova: Área III

MATEMÁTICA – Ensino FUNDAMENTAL

 

       CONTEÚDO

                  FONTE DE PESQUISA

NÚMEROS E OPERAÇÕES

Conjuntos Numéricos

  1. Conjunto de números naturais;
  2. Conjunto de números inteiros;
  3. Conjunto de números racionais
  4. Conjunto de números reais.

Grandezas proporcionais

  1. Proporcionalidade Direta e Inversa
  2. Porcentagem

Expressões Algébricas

  1. Linguagem algébrica;
  2. Valor numérico de uma expressão;
  3. Operações com Expressões Algébricas
  4. Produtos Notáveis;
  5. Fatoração.

Equações Algébricas

  1. Equações do 1º Grau;
  2. Sistemas de Equações do 1º grau;
  3. Equações do 2º grau;
  4. Equações.

 

ESPAÇO E FORMA

Espaço e Forma

  1. Figuras planas;
  2. Ângulos formados entre paralelas e transversais;
  3. Congruência de triângulos;
  4. Teorema de Tales e semelhança de triângulos;
  5. Teorema de Pitágoras;
  6. Pontos notáveis de um triângulo;
  7. Semelhança e trigonometria no triângulo retângulo;
  8. Simetrias;
  9. Ângulos em uma circunferência.

Expressões Algébricas 

  1. Medidas de comprimento e perímetros;
  2. Áreas e suas medidas;
  3. Volume, capacidade e suas medidas;
  4. Medida de ângulo;
  5. Áreas laterais e totais de figuras tridimensionais;
  6. Planificações de figuras tridimensionais.

 

TRATAMENTO DE DADOS

Representação Gráfica e Média Aritmética

  1. Organização e apresentação de um conjunto de dados em tabelas e gráficos;
  2. Média Aritmética.

 

Probabilidade

  1. Contagem;
  2. Conceitos básicos de probabilidade.

 

 

 

 

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=rDEJDS5zJ3U

 

https://www.youtube.com/watch?v=04EB9dZoBqw

 

https://www.youtube.com/watch?v=8NNA-8rimNs

 

https://www.youtube.com/watch?v=x4k8950MVeg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=th5k6bzSDTA

 

https://www.youtube.com/watch?v=yHxkyYFy-Eg

 

https://www.youtube.com/watch?v=TTfajm-aQ1s

 

https://www.youtube.com/watch?v=HGWAm4wXCY4

 

https://www.youtube.com/watch?v=IvX45J9akj0

 

https://www.youtube.com/watch?v=i7MZpiRht2E&list=PLGyv8aUrOlzBA8XSO37bUIBCwfqG5Ld0d

 

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=GDEkkbwvhNg

 

https://www.youtube.com/results?search_query=2.%09M%C3%A9dia+Aritm%C3%A9tica.

 

https://www.youtube.com/watch?v=iNCkGogNtKI

 

 

 

Referências Bibliográficas/Edições Atualizadas

  • BIANCHINI, Edwaldo. Matemática. 5a, 6a, 7a e 8a Séries. Ed. Moderna.
  • GIOVANNI, José Ruy, Castrucci, Benedito e Jr Giovanni, José Ruy. A Conquista da Matemática. Vol. 5, 6, 7 e 8. Ed. FTD.
  • IEZZI, Gelson; Dolce, Oswaldo e Machado, Antonio. Matemática e Realidade. Edição reformulada. 5a, 6a, 7a e 8a Séries. Atual Editora.
  • IMENES, Luiz Márcio Pereira e LELLIS, Marcelo Cestari Terra. Matemática para todos. (2o segmento Ensino Fundamental). Editora Scipione.
  • NETO, Scipione di Pierro. Matemática Conceitos e Histórias. 5a, 6a, 7a e 8a Séries. Ed. Scipione.
  • XAVIER, da Silva Cláudio. Matemática. Vol. 1 e 2. Supletivo. Ed. Ática.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agendamento Para Provas De Banca - Outubro/2025

  Atenção Candidato da Banca Permanente No dia  16 de Setembro  2025 (Terça-feira)  será aberta agenda para Provas em   Outubro  – 2025. * T...