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SECRETARIA DE ESTADO DE
EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS BANCA
PERMANENTE DE AVALIAÇÃO CESEC
Prof. Hiram de Carvalho |
PROGRAMA de ESTUDOS
Ensino
Fundamental – Linguagens e suas tecnologias Prova:
Área I
LÍNGUA PORTUGUESA –
Ensino Fundamental
CONTEÚDO |
FONTE DE PESQUISA |
REDAÇÃO Estrutura do Texto Dissertativo-Argumentativo Como
preencher a folha da Redação (Usa-se o mesmo modelo do ENEM) |
·
·
https://brasilescola.uol.com.br/redacao/tipos-textos.htm ·
https://www.scielo.org/ https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/sintaxe.htm https://www.soportugues.com.br/exercicios/index.php?secao=sintaxe https://www.todamateria.com.br/exercicios-de-portugues-1/ https://www.gramaticaonline.com.br/exercicios-de-portugues/ https://www.todamateria.com.br/texto-dissertativo/ https://www.soportugues.com.br/secoes/redacao/ https://www.youtube.com/watch?v=yuz-gswiB50 |
TEXTO DISSERTATIVO |
Dissertar
– persuadir, levar a crer, convencer, aconselhar, indicar. Estrutura do texto dissertativo ·
Introdução – delimitar o tema
e defender a tese é preparar o leitor/ouvinte para uma sequência de
argumentos que vão gradativamente convencendo-o a refletir sobre o assunto em
causa e levando-o a se posicionar a seu respeito. Obs.:
Iniciar bem um texto faz com que o leitor tenha vontade de continuar a
lê-lo. É nesse começo que, em linhas gerais, se define o que será dito
e, em certa medida, também já se define o caminho que será trilhado para
dizê-lo. Numa introdução, é aconselhável mostrar porque o tema merece
atenção, justificando com dados concretos, exemplos reais, situação
histórica, e muitos outros elementos que revelarem convenientes para cada
assunto abordado. ·
Desenvolvimento – da mesma forma
que na introdução se dá o tópico frasal, nos parágrafos de desenvolvimento,
devem acontecer as
ideias centrais em torno das quais estarão os elementos que reforçarão a tese
defendida. Recursos
para persuadir: Dados ou fatos que podem ser comprovados
– pronunciamentos de pessoas renomadas – comparações – analogias –
raciocínios constituídos de causa e consequência. Dos recursos citados acima, interessa
destacar o que se baseia na relação de causa e consequência. Se estivéssemos
desenvolvendo por exemplo o tema “a mulher e a luta que ainda não chegou ao
fim”, poderíamos usar argumentos tais como: -
durante milênios o homem se impôs (causa); para as mulheres foram
milênios de submissão (consequência). - Revolução Industrial (causa); a mulher
foi chamada a trabalhar junto com os homens – início da libertação
(consequência). Mulheres
com escolaridade (causa); novas conquistas – igualdade jurídica, pílulas anticoncepcionais
(consequência). Observar como bons textos são
estruturados, nos ajuda a perceber o quanto é enfadonho dizer o que já
estamos cansados de ouvir, o que já lugar comum. Como exemplo, podemos
lembrar de certos discursos de políticos, construídos em cima de repetitivas
promessas que nada oferecem de concreto ou tão comum “politicagem” com sua
eterna mania de posar de “bonzinho” e tentar nos convencer das vigarices da
oposição. E construindo nossos argumentos que
percebemos o quanto conhecemos do assunto em questão. Jamais poderemos opinar
e ser suficientemente o assunto, por isso é importante ler, conversar e
refletir. Sem ideias claras, não há argumentos.
O texto dissertativo se faz por meio de uma linguagem clara,
predominantemente, objetiva, num raciocínio lógico, coerente e claro. ·
Conclusão – se a introdução
é tão importante para apresentar a ideia geral do assunto, para prender a
atenção, e o desenvolvimento para fornecer dados, exemplos, comparações,
causas e consequências, a conclusão é igualmente importante para sintetizar o
que foi dito, dando uma resposta à questão exposta no início. Em síntese, ela deve estar sintonizada
com o restante do texto, se, para seu autor, ela fecha um raciocínio, para o
leitor, ela abre possibilidades reflexivas, induzindo-o a pensar mais sobre o
assunto. |
Dicas para elaborar a Redação |
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Como é a Redação da Banca Permanente de Avaliação? A redação da Banca
Permanente é no formato de um texto dissertativo-argumentativo. Os candidatos
devem escrever a redação de acordo com uma proposta de tema apresentada. ·
Como começar uma Redação da Banca Permanente de
Avaliação? A estrutura da
redação da Banca Permanente de Avaliação deve ser a de uma argumentação
dissertativa assim como em outras provas relevantes no cenário educacional
brasileiro, como ENEM e ENCCEJA, por exemplo. É evidente que a
regra de começo, meio e fim faz todo o sentido aqui, sendo uma das etapas de
análise direta por parte do avaliador. Convém destacar que todos os
interessados na aprovação devem compor uma redação ampla com embasamento
teórico sem fugir da temática em questão. Isto é, não deixe
de lado a ortografia correta, não faça linhas longas e nem letra grande.
Preste atenção, ainda, às pausas que as vírgulas podem lhe auxiliar, deixando
o texto mais fluído e agradável ao leitor. Para iniciar,
procure sempre fazer uma introdução ao assunto de forma sucinta e abrangendo
os aspectos que você pretende decorrer na continuidade do texto, ou seja,
tanto no desenvolvimento quanto na conclusão. ·
Precisa colocar título na Redação da Banca Permanente
de Avaliação? Outra dúvida
frequente dos candidatos da Banca Permanente de Avaliação condiz com a
necessidade ou não do título na redação. Na verdade, você precisa se preparar
com o máximo de antecedência e estar pronto para agregar um título certeiro e
direto para sua redação, isso porque ele é sim obrigatório. A estruturação é
importante, porém tudo começa com o título. Desta maneira, orientamos você a
ser direto e não fugir do assunto proposto para evitar perdas conceituais
logo na primeira impressão de seu texto. |
Bibliografia Recomendada:
Livros
Didáticos:
1.
"Português: Linguagens" - William Roberto Cereja e Thereza Cochar
Magalhães.
2.
"Gramática Reflexiva" - William Roberto Cereja e Thereza Cochar
Magalhães.
3.
"Projeto Teláris - Português" - José de Nicola e Ernani Terra.
Literatura
Infantil e Juvenil:
Gramática
e Estilo:
1.
"Nova Gramática do Português Contemporâneo" - Celso Cunha e Lindley Cintra.
2.
"Gramática Normativa da Língua Portuguesa" - Evanildo Bechara.
Dicionários:
1.
"Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa" - Aurélio Buarque de Holanda
Ferreira.
2.
"Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa" - Antônio Houaiss.
ARTES –
Ensino Fundamental
CONTEÚDO | FONTE DE PESQUISA |
EIXO TEMÁTICO 1 - Conhecimento
e Expressão em Artes Visuais Tema: Percepção Visual e
Sensibilidade Estética Subtema: Apresentação e análise de
imagens e objetos artísticos Análise crítica de obras de artes
visuais I- Análise crítica de obras de artes
visuais produzida em Minas Gerais Tema: Movimentos artísticos em Artes
Visuais em diferentes épocas e diferentes culturas Subtema: Relações entre as artes
visuais e seu contexto na história da humanidade
II- Glossário Tema: Expressão em Artes
Visuais Subtema: Elaboração de obras em artes
visuais Elaboração de obras bidimensionais e
tridimensionais. EIXO TEMÁTICO 2 - Conhecimento e
Expressão em dança Tema: Percepção Gestual/ Corporal e Sensibilidade
Estética Subtema: Análise de produções de
dança contemporânea Apreciação
e análise de danças III- Análise e crítica de obras de
dança produzidas em Minas Gerais Tema: Movimentos em Dança em
diferentes épocas e culturas Subtema: Contextualização da dança na
história da humanidade IV- Estudo das premissas da dança Tema: Elementos da dança Subtema: Elementos formais da dança
V- Glossário Tema: Expressão em dança Subtema: Expressão corporal e gestual Improvisação
coreográfica VI- Interpretação de coreografias EIXO TEMÁTICO 3 - Conhecimento e
Expressão em Música Tema: Percepção Sonora e
Sensibilidade Estética Subtema: Os sons em fontes sonoras
diversas
Tema: Movimentos Artísticos em Música
em diferentes épocas e em diferentes culturas Subtema: Relações da Música e suas
funções em diferentes contextos. A
música em seus aspectos históricos, sociais e étnicos Tema: Elementos Musicais Subtema: Estruturas básicas do
discurso musical
VII- Glossário Tema: Expressão Musical Subtema: Discurso Musical Improvisação
e criação musical com voz e/ ou instrumentos musicais. VIII- Interpretação musical e/ ou
instrumentos musicais. EIXO TEMÁTICO 4 - Conhecimento e
expressão em Teatro Tema: Percepção Dramática e
Sensibilidade estética Subtema: Ação dramática em diferentes
espaços
Tema: Movimentos teatrais em
diferentes épocas e diferentes culturas Subtema: Contextualização do teatro
brasileiro em diferentes períodos da história Estudo
da abrangência do teatro e sua história IX – Modalidades e funções teatrais Tema: Elementos do teatro Subtema: Narrativas teatrais Narrativas
e estilos teatrais e ação dramática X- Glossário Tema: Expressão em teatro Subtema: Expressão corporal e
gestual Improvisação
e criação de personagens XI- Interpretação teatral |
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INGLÊS – Ensino Fundamental
CONTEÚDO |
FONTE DE PESQUISA |
EIXO TEMÁTICO 1 Recepção e Produção de Textos
Escritos de Gêneros Textuais variados em Língua Estrangeira Tema 1: Compreensão escrita (leitura) Sugestão de Gêneros Textuais Reportagem. Perfil
I – Folder. Biografias. História em quadrinhos. Instruções. Letra de música.
Poema, Diagramas e gráficos. Notícia. Artigo. Anúncio publicitário. Resenhas.
Manchetes (headlines). Charge. Piada. Horóscopo. Receita culinária. Convite.
Jogo. Provérbio. Verbetes. Rótulo. Placa de aviso. Cartaz. Guia Turístico.
Classificado. Conto. Fábula. Crônica.
Tema 5: Conhecimento léxico sistêmico Sugestão de Gêneros
Textuais Reportagem. Perfil.
Guia Turístico. Biografia. História em quadrinhos. Instruções. Letras de
música. Poema. Bilhete. Convite. Anúncio. Cartaz. Listas (de compras, de
rotinas do dia a dia). Diálogos para expressar funções sociais diferentes.
Conversa informal. Conversa telefônica. Scripts. Apresentações com suporte
escrito. Enquetes. Documentários
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EDUCAÇÃO FÍSICA –
Ensino Fundamental
CONTEÚDO |
FONTE DE PESQUISA |
EIXO TEMATICO 1 - ESPORTE 1. História 2. Elementos técnicos básicos 3. Táticas das modalidades esportivas 4. Regras
I.
História II.
Fundamentos básicos III.
Estratégias de jogo IV.
Riscos e benefícios V.
Regras: significados VI.
Eventos: Olimpíadas, campeonatos, passeios
ciclísticos, caminhadas e maratonas VII.
Práticas esportivas vivenciadas na comunidade e
em outras culturas EIXO TEMÁTICO 2 – JOGOS E
BRINCADEIRAS Temas: Jogos Populares, Jogos
Esportivos, Jogos de Raquete, Jogos de Salão, Capoeira. 1.O brincar na vida dos sujeitos 2.(Re) construção de jogos e brincadeiras 3.Origem e história da capoeira 4.Elementos básicos da capoeira EIXO TEMÁTICO 3 Temas: Ginástica Geral, Ginástica de
Solo, Movimentos Acrobáticos 1.Origem e história da Ginástica 2.Características da Ginástica 3.A Ginástica como promotora de saúde, lazer e
qualidade de vida 4.Alimento e atividade física VIII.Jogos e
brincadeiras aquáticas IX.Jogos de outras
culturas X.Tipos e
características XI.Práticas corporais
da cultura oriental: caratê, muay thai, Kung fu, aikido, tae kwon do, tai chi
chuan, ioga, dentre outras. EIXO TEMÁTICO IV – DANÇA E MOVIMENTOS
EXPRESSIVOS Temas: Dança Criativa, Dramatização,
Pantomima 1.Elementos constitutivos da dança: formas, espaço, tempo 2.O corpo na dança e nos movimentos expressivos 3.Criação e improvisação 4.A diversidade cultural nas danças brasileiras 5.Dança e mídia 6.Dança como meio de desenvolvimento 7.Dança e relações de gênero XII.Características de
cada modalidade de dança XIII.A dança nos eventos
escolares. |
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Ensino
Fundamental – Ciências Humanas Prova: Área II
GEOGRAFIA– Ensino
Fundamental
CONTEÚDO |
FONTE DE PESQUISA |
1. O HOMEM E O ESPAÇO 1.1 Paisagem Natural Paisagem Cultural 2. A EXPLORAÇÃO DO UNIVERSO 2.1. Olhando para o céu astros: • Planetas • Satélites • Cometas, etc. Satélites artificiais e sondas
espaciais. 3. CONTINENTES E OCEANOS 3.1. Estudo do mapa: continentes e
oceanos • Coordenadas geográficas: - latitude e
longitude • Paralelos e meridianos. • As linhas imaginárias servem para
auxiliar a localização em qualquer ponto do planeta, pois estabelecem
coordenadas Capazes de serem compreendidas por todos
aqueles que as conheçam. ÁREA III - GEOGRAFIA - Continuação 4. A NATUREZA E A AÇÃO
DO HOMEM 4.1 Ambiente natural (uso da natureza sem
transfor- mação) e ambiente produzido (natureza
modifi- cada pelo homem). Recursos naturais e sociedade
tecnológica. Ex.: Uso de materiais do próprio
ambiente: • Oca • Iglu Sociedade tecnológica e estudos
científicos: • Clonagem 5. O CLIMA 5.1 A diversidade natural do planeta
Terra. Tempo. Clima: • Pressão atmosférica • Umidade do ar • Temperatura do ar, etc. 6. O CEANOS E BACIAS HIDROGRÁFICAS 6.l As águas da superfície terrestre e
sua importância
para o homem. • Oceanos e mares. • Bacias hidrográficas 6.2 Plataforma continental 6.3 Lagos 2. OS SERES VIVOS DO MEIO AMBIENTE 2.1 Classificação dos seres vivos. 2.2 Raiz, caule, folha e flor. Ex.: A raiz fixa o vegetal ao solo
retirando dele os nutrientes necessários para a planta. 2.3. Metazoários invertebrados. Ex.: Tênia, áscaris, oxiúrios,
ancilóstomo, Aedes aegypti. 2.4. Metazoários vertebrados. Ex.: Peixes, anfíbios, répteis, aves e
mamíferos. 3. ECOLOGIA 3.1 Fatores bióticos (seres vivos) e
abióticos (seres não vivos). 3.2 Noções de ecossistema, habitat, nicho
ecológico, população e comunidade. 3.3. Cadeia Alimentar. 3.4. Relações harmônicas e desarmônicas. Ex.: Parasitismo, mutualismo, predatismo,
comensalismo, etc. 4. O CORPO HUMANO (sua
estrutura, principais funções vitais e cuidados com o corpo). 4.1. Noções sobre células e tecidos. • Partes da célula • Formas e funções das células 4.2 Sistema digestório e órgãos anexos 4.3 Sistema respiratório 4.4 Sistema circulatório. • Hemácias • Leucócitos • Plaquetas
Outros elementos componentes do sangue. 4.5 Sistema urinário • Bexiga • ureter • rins, etc. 4.6 Sistema endócrino • Hipófise • Suprarenais • Testículos • Ovários 4.7 Órgãos dos sentidos: • Ouvidos • Nariz
• Olhos • língua
• Pele 4.8 Sistema reprodutor masculino e
feminino. 4.9 Ossos e músculos 4.10 Higiene e saúde 4.11 Doenças causadas por
microorganismos: • Gripes • Resfriados • Micoses • Diarréias
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outube.com/watch?v=vonz6HrVhWc https://www.youtube.com/watch?v=PA7EqPGSGBg https://www.youtube.com/watch?v=Tt7joEzyNBE https://www.youtube.com/watch?v=n7Be91KtITk https://www.youtube.com/watch?v=mAqWmjWhBjY https://www.youtube.com/watch?v=knhCcexr1Bw https://www.youtube.com/watch?v=kIzp9RBYESY https://www.youtube.com/watch?v=-Wspyt1skek https://www.youtube.com/watch?v=-3adho_PG3I |
HISTÓRIA – Ensino Fundamental
CONTEÚDO |
FONTE DE PESQUISA |
HISTÓRIA
FUNDAMENTAL 1. ESTUDO DA HISTÓRIA 1.1 História. Importância. Objetivos. 2. SOCIEDADE BRASILEIRA 2.1 Formação da sociedade brasileira 2.2 Contribuições das etnias: • Branca • Índia • Negra Ex.: Dia Nacional da Consciência Negra 3. CONFLITOS SOCIAIS NO BRASIL E NO MUNDO NO SÉCULO XVIII. 3.1. Movimentos Nativistas e Separatistas. Ex.: Conjuração Mineira 3.2. Século XIX. 3.3. A crise Internacional e seus reflexos em Portugal e no Brasil. 3.4. A família real no Brasil. 4. ESTADO NACIONAL BRASILEIRO 4.1. Formação do Estado Nacional Brasileiro. Ex.: Confederação do Equador, Revolução Pernambucana. 4.2. O Primeiro Reinado - A Primeira
Constituição Brasileira. 4.3. O Período Regencial - O Segundo Reinado. 4.4. O movimento Abolicionista e a chegada dos imigrantes no
Brasil. 4.5. A Economia Cafeeira. 4.6. O processo de industrialização e a formação da classe
operária. 5. PRIMEIRA REPÚBLICA 5.1. A Queda do Império e o nascimento da República (República
Velha). 5.2. A República café com leite. 5.3. Crises sociais da República Velha. Ex.: A Guerra de Canudos. 6. A ERA VARGAS 6.1. A Segunda República e a Constituição de 1934. 6.2. O populismo. 6.3. Conquistas sociais e políticas. Ex.: O voto feminino, CLT e outros. 6.4. O Brasil e a Segunda Guerra Mundial. 6.5. O Fim do Governo Ditatorial de Getúlio Vargas. 7. BRASIL DE 1946 A 1964 7.1. A Hora e a Vez da Democracia. • A Constituição de 1946. 7.2. Eurico Gaspar Dutra: um governo conservador. 7.3. Getúlio Vargas: um governo nacionalista e populista. 7.4. Juscelino Kubitschek: o desenvolvimento a qualquer preço. 7.5. Jânio Quadros: grande votação e frustação. 7.6. Jango Goulart: um governo reformista. 8. GOVERNOS MILITARES 8.1A Ditadura Militar e os Atos Institucionais Castelo Branco: A ordem a qualquer preço. Costa e Silva: A vitória
da linha dura Garrastazu Médici: A face mais cruel da Ditadura Militar. 8.2.
Ernesto Geisel: O início da abertura política João Batista Figueiredo: O último presidente militar, o
presidente da transição. 9. O FIM DA DITATURA MILITAR 9.1. Nascimento da Nova República. A eleição de Tancredo Neves e a posse de José Sarney. 9.2. A Constituição de 1988. 9.3. O governo de Fernando Collor de Mello. 9.4. O governo de Itamar Franco. 9.5. O governo de Fernando Henrique Cardoso. 9.6. O governo de Luiz Inácio Lula da Silva. 9.7. Brasil Atual. 9.8. Desequilíbrio na distribuição de renda. Ex.: Fome, desemprego, violência, segregação racial. • Reforma Agrária Ex.: Redistribuição de terras, política de incentivo ao
pequeno agricultor (financiamento) educação e saúde no campo, etc. Ex.: MST • Superpopulação Urbana • Falta de moradia, desemprego, saneamento básico, etc |
https://www.youtube.com/watch?v=_rfgkVMOgY https://www.youtube.com/watch?v=rpYclvwDKe0 https://www.youtube.com/watch?v=4Hx21pgp-LI https://www.youtube.com/watch?v=tsf3wzE73cg https://www.youtube.com/watch?v=sc2KBgUCEYg https://www.youtube.com/watch?v=EButi0SrNu4 https://www.youtube.com/watch?v=phR8Lys4g8E https://www.youtube.com/watch?v=DAxqtxYnqU0 |
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
COTRIN, Gilberto. História Consciência do Brasil. Volume 1 e 2. São
Paulo: Editora Saraiva, 1996.
RELECURSO 2000. História do Brasil. Vol.1 e 2. São Paulo:
FIESP/FRM/GLOBO, 1995.
PILETTI, Nelson e Cláudio. História Memória Viva.1º Grau - 5ª
série. São Paulo: Editora Ática, 1996.
VICENTINO, Cláudio. História Memória Viva. 1º Grau - 5ª Série.
São Paulo: Editora Scipione, 1996.
VILLA, Marcos Antônio e FURTADO, Joaci Pereira. História do Brasil.
Volume 1 e 2. São Paulo: Editora Moderna, 2001
PROGRAMA DE ESTUDOS
Ensino
Fundamental – Ciências - Prova:
Área IV
CIÊNCIAS – Ensino FUNDAMENTAL
CONTEÚDO |
FONTE DE PESQUISA |
EIXO TEMÁTICO I- AMBIENTE E VIDA Tema: Diversidade da vida nos
ambientes
Tema: Diversidade dos materiais
Sugestão de Tema Complementar
Tema: Formação e Manejo dos
Solos Solos:
formação, fertilidade e conservação. Tema: Decomposição de materiais
Tema: Qualidade da Água e Qualidade
de Vida
Tema: Energia nos Ambientes
Tema: Evolução dos Seres Vivos
EIXO TEMÁTICO 2- CORPO HUMANO E SAÚDE Tema: A Dinâmica do Corpo
Tema: Sexualidade
Tema: Interação do corpo com
estímulos do ambiente
Sugestão de tema complementar-
Produção e percepção de sons. EIXO TEMÁTICO 3- CONSTRUINDO MODELOS Tema: O mundo muito grande
Tema: O mundo muito pequeno
Tema: Mecanismo de Herança Características
herdadas e as influências do ambiente Tema: Processos de Transferência de
Energia
Sugestão de tema complementar:
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https://www.youtube.com/watch?v=zizmE9k931U https://www.youtube.com/watch?v=rxCifhn3Kfs https://www.youtube.com/watch?v=AKyywp76eZo https://www.youtube.com/watch?v=VTXiWugRTTU https://www.youtube.com/watch?v=wjotLW5L4BE https://www.youtube.com/watch?v=Ah_hb8jMFSo https://www.youtube.com/watch?v=4WO-A_GaA1o https://www.youtube.com/watch?v=vXa0yFXfBPs https://www.youtube.com/watch?v=Bk2zkd0At9o https://www.youtube.com/watch?v=TUy6SC2MRig https://www.youtube.com/watch?v=JRKAhefJ0zw |
Referências Bibliográficas/Edições
Atualizadas.
·
ALVARENGA, Jenner Procópio e outros.
Ciências Naturais no dia-a-dia (2º segmento Ensino fundamental): Editora
Dimensão.
·
CRUZ, Daniel. Ciências e Educação
Ambiental, 4 Vol. (de 5a a 8a Série), Ed. Ática, São Paulo. SP.
·
FAVRET, Maria Luiza. Ciências – Física
e Química (8a Série). Editora Ática.
·
GONÇALVES, Jane Terezinha; KUCERA, Lia
e outros. Ciência e Interação, 4 Vol. (de 5a a8a Série), Módulo Editora,
Curitiba. PR.
·
GOWDAK, Demétrio e MARTINS, Eduardo.
Ciências – Natureza e Vida, 4 Vol. (de 5a a 8a Série), Ed. FTD S/A, São Paulo.
SP.
·
SZTERLING,
Sílvia. Ciências: O Corpo Humano (7a Série). Editora Ática Ltda.
PROGRAMA DE ESTUDOS
Ensino
Fundamental – Matemática - Prova:
Área III
MATEMÁTICA – Ensino
FUNDAMENTAL
CONTEÚDO |
FONTE DE PESQUISA |
NÚMEROS E OPERAÇÕES Conjuntos Numéricos
Grandezas proporcionais
Expressões Algébricas
Equações Algébricas
ESPAÇO E FORMA Espaço e Forma
Expressões Algébricas
TRATAMENTO DE DADOS Representação Gráfica e Média
Aritmética
Probabilidade
|
https://www.youtube.com/watch?v=rDEJDS5zJ3U https://www.youtube.com/watch?v=04EB9dZoBqw https://www.youtube.com/watch?v=8NNA-8rimNs https://www.youtube.com/watch?v=x4k8950MVeg https://www.youtube.com/watch?v=th5k6bzSDTA https://www.youtube.com/watch?v=yHxkyYFy-Eg https://www.youtube.com/watch?v=TTfajm-aQ1s https://www.youtube.com/watch?v=HGWAm4wXCY4 https://www.youtube.com/watch?v=IvX45J9akj0 https://www.youtube.com/watch?v=i7MZpiRht2E&list=PLGyv8aUrOlzBA8XSO37bUIBCwfqG5Ld0d https://www.youtube.com/watch?v=GDEkkbwvhNg https://www.youtube.com/results?search_query=2.%09M%C3%A9dia+Aritm%C3%A9tica. https://www.youtube.com/watch?v=iNCkGogNtKI |
Referências Bibliográficas/Edições Atualizadas
- BIANCHINI, Edwaldo.
Matemática. 5a, 6a, 7a e 8a Séries. Ed. Moderna.
- GIOVANNI, José Ruy,
Castrucci, Benedito e Jr Giovanni, José Ruy. A Conquista da Matemática.
Vol. 5, 6, 7 e 8. Ed. FTD.
- IEZZI, Gelson; Dolce,
Oswaldo e Machado, Antonio. Matemática e Realidade. Edição reformulada.
5a, 6a, 7a e 8a Séries. Atual Editora.
- IMENES, Luiz Márcio Pereira
e LELLIS, Marcelo Cestari Terra. Matemática para todos. (2o segmento
Ensino Fundamental). Editora Scipione.
- NETO, Scipione di Pierro.
Matemática Conceitos e Histórias. 5a, 6a, 7a e 8a Séries. Ed. Scipione.
- XAVIER, da Silva Cláudio.
Matemática. Vol. 1 e 2. Supletivo. Ed. Ática.
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