segunda-feira, 25 de agosto de 2025

BANCA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO - Programas de Estudos - ENSINO MÉDIO

              PROGRAMAS DE ESTUDOS - ENSINO MÉDIO

PROGRAMA DE ESTUDOS

Ensino Médio – Linguagens e suas tecnologias - Prova: Área I

LÍNGUA PORTUGUESA – Ensino Médio.

 

 CONTEÚDO

 FONTE DE PESQUISA

 

  1. Compreensão e produção de textos;
  2. Contexto de produção, circulação e recepção de textos;
  3. Referência bibliográfica segundo normas da ABNT;
  4. Organização temática;
  5. Seleção lexical e efeitos de sentido;
  6. Signos não verbais (sons, ícones, imagens, grafismos, gráficos, tabelas;;;);
  7. Vozes do discurso;
  8. Intertextualidade e metalinguagem;
  9. Textualização do discurso narrativo;
  10. Textualização do discurso de relato
  11. Textualização do discurso descritivo;
  12. Textualização do discurso expositivo;
  13. Textualização do discurso argumentativo;
  14. Textualização do discurso injuntivo,
  15. Textualização do discurso poético;
  16. Organização do suporte de revista, relações com o público alvo;
  17. Capa de revista;
  18. Credibilidade do suporte de revista: linha editorial, público alvo e tratamento ideológico linguístico da informação;
  19. Perigrafia de livros técnicos;
  20. Fatores de legibilidade do texto de livros didáticos ou técnicos;
  21. A linguagem como atividade sócio interativa;

 

 

  1. A língua portuguesa ao longo do tempo;
  2.  Variação linguística no português brasileiro;
  3. O uso de pronomes pessoais no português padrão (PP) e não padrão (PNP);
  4. A concordância verbal e nominal no português padrão (PP) e não padrão (PNP);
  5. A regência verbal e nominal no português padrão (PP) e não padrão (PNP);
  6. O uso dos pronomes relativos no português padrão (PP) e não padrão (PNP);
  7. Estratégias de organização textual de sequências expositivas e argumentativas;
  8. Coesão nominal;
  9. Coesão verbal;
  10. Conexão textual e frasal;
  11. O autor e seu lado literário;
  12. Discursos fundadores, 
  13. O índio na literatura brasileira;
  14. O amor e a mulher na literatura brasileira;
  15. O negro na literatura brasileira;
  16. O imigrante na literatura brasileira;
  17. Vida social e política na literatura brasileira;
  18. Origens da literatura brasileira;
  19. Barroco;
  20. Arcadismo e neoclassicismo;
  21. Romantismo;
  22. Realismo/naturalismo;
  23. Parnasianismo;
  24. Simbolismo;
  25.  Modernismo;
  26. Contemporaneidade

 

REDAÇÃO

 Estrutura do Texto Dissertativo-Argumentativo

 

 

 

 

Como preencher a folha da Redação (Usa-se o mesmo modelo do ENEM)

 

 

·         http://www.dominiopublico.gov.br/

·         https://piaui.folha.uol.com.br/

 

https://www.youtube.com/watch?v=uxsW1VrgifU

https://www.youtube.com/watch?v=NbnBibQtK9Y

 

 

 

 

 

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=R98ck8FNnsY

 

 

 

 

 

 

 

 

 

·         https://www.soportugues.com.br/secoes/morfologia/

·         http://www.gramaticaonline.com.br/

 

 

 

 

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=5Z8ziZYcSdg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

·         https://www.infoescola.com/literatura-brasileira/

·         https://www.estude.net/literatura-colonial/

http://www.dominiopublico.gov.br/

https://www.lendo.org/

https://www.youtube.com/watch?v=SEqFRVMqN9M

 

 

 

https://guiadoestudante.abril.com.br/redacao/

·         https://descomplica.com.br/

·         https://enem.inep.gov.br/sistema-de-redacao/

·         https://blogdoenem.com.br/category/redacao/

 

https://www.youtube.com/watch?v=yuz-gswiB50

 

 

 

 

 TEXTO DISSERTATIVO

         Dissertar – persuadir, levar a crer, convencer, aconselhar, indicar.

 

                                      Estrutura do texto dissertativo

 

 

·         Introdução – delimitar o tema e defender a tese é preparar o leitor/ouvinte para uma sequência de argumentos que vão gradativamente convencendo-o a refletir sobre o assunto em causa e levando-o a se posicionar a seu respeito.

Obs.: Iniciar bem um texto faz com que o leitor tenha vontade de continuar a lê-lo.  É nesse começo que, em linhas gerais, se define o que será dito e, em certa medida, também já se define o caminho que será trilhado para dizê-lo. Numa introdução, é aconselhável mostrar porque o tema merece atenção, justificando com dados concretos, exemplos reais, situação histórica, e muitos outros elementos que revelarem convenientes para cada assunto abordado.

 

·         Desenvolvimento – da mesma forma que na introdução se dá o tópico frasal, nos parágrafos de desenvolvimento, devem acontecer

as ideias centrais em torno das quais estarão os elementos que reforçarão a tese defendida.

 

Recursos para persuadir:

 

     Dados ou fatos que podem ser comprovados – pronunciamentos de pessoas renomadas – comparações – analogias – raciocínios constituídos de causa e consequência.

     Dos recursos citados acima, interessa destacar o que se baseia na relação de causa e consequência. Se estivéssemos desenvolvendo por exemplo o tema “a mulher e a luta que ainda não chegou ao fim”, poderíamos usar argumentos tais como:

   -  durante milênios o homem se impôs (causa); para as mulheres foram milênios de submissão (consequência).

   - Revolução Industrial (causa); a mulher foi chamada a trabalhar junto com os homens – início da libertação (consequência).

Mulheres com escolaridade (causa); novas conquistas – igualdade jurídica, pílulas anticoncepcionais (consequência).

     Observar como bons textos são estruturados, nos ajuda a perceber o quanto é enfadonho dizer o que já estamos cansados de ouvir, o que já lugar comum. Como exemplo, podemos lembrar de certos discursos de políticos, construídos em cima de repetitivas promessas que nada oferecem de concreto ou tão comum “politicagem” com sua eterna mania de posar de “bonzinho” e tentar nos convencer das vigarices da oposição.

     E construindo nossos argumentos que percebemos o quanto conhecemos do assunto em questão. Jamais poderemos opinar e ser suficientemente o assunto, por isso é importante ler, conversar e refletir.

     Sem ideias claras, não há argumentos.

     O texto dissertativo se faz por meio de uma linguagem clara, predominantemente, objetiva, num raciocínio lógico, coerente e claro.

 

·         Conclusão – se a introdução é tão importante para apresentar a ideia geral do assunto, para prender a atenção, e o desenvolvimento para fornecer dados, exemplos, comparações, causas e consequências, a conclusão é igualmente importante para sintetizar o que foi dito, dando uma resposta à questão exposta no início.

     Em síntese, ela deve estar sintonizada com o restante do texto, se, para seu autor, ela fecha um raciocínio, para o leitor, ela abre possibilidades reflexivas, induzindo-o a pensar mais sobre o assunto.

 

 

 

 

 

 

 Dicas para elaborar a Redação

 

 

·         Como é a Redação da Banca Permanente de Avaliação?

 

A redação da Banca Permanente é no formato de um texto dissertativo-argumentativo. Os candidatos devem escrever a redação de acordo com uma proposta de tema apresentada.

 

·         Como começar uma Redação da Banca Permanente de Avaliação?

 

A estrutura da redação da Banca Permanente de Avaliação deve ser a de uma argumentação dissertativa assim como em outras provas relevantes no cenário educacional brasileiro, como ENEM e ENCCEJA, por exemplo.

É evidente que a regra de começo, meio e fim faz todo o sentido aqui, sendo uma das etapas de análise direta por parte do avaliador. Convém destacar que todos os interessados na aprovação devem compor uma redação ampla com embasamento teórico sem fugir da temática em questão.

Isto é, não deixe de lado a ortografia correta, não faça linhas longas e nem letra grande. Preste atenção, ainda, às pausas que as vírgulas podem lhe auxiliar, deixando o texto mais fluído e agradável ao leitor.

Para iniciar, procure sempre fazer uma introdução ao assunto de forma sucinta e abrangendo os aspectos que você pretende decorrer na continuidade do texto, ou seja, tanto no desenvolvimento quanto na conclusão.

 

·         Precisa colocar título na Redação da Banca Permanente de Avaliação?

Outra dúvida frequente dos candidatos da Banca Permanente de Avaliação condiz com a necessidade ou não do título na redação. Na verdade, você precisa se preparar com o máximo de antecedência e estar pronto para agregar um título certeiro e direto para sua redação, isso porque ele é sim obrigatório.

A estruturação é importante, porém tudo começa com o título. Desta maneira, orientamos você a ser direto e não fugir do assunto proposto para evitar perdas conceituais logo na primeira impressão de seu texto.

 

 

Bibliografia Recomendada:

Gramática:

·         CEGALLA, Domingos Paschoal. "Novíssima Gramática da Língua Portuguesa."

·         BECHARA, Evanildo. "Moderna Gramática Portuguesa."

Literatura:

·         CANDIDO, Antonio. "Formação da Literatura Brasileira."

·         BOSI, Alfredo. "História Concisa da Literatura Brasileira."

·         MOISÉS, Massaud. "A Literatura Brasileira Através dos Textos."

Redação:

·         GARCIA, Othon M. "Comunicação em Prosa Moderna."

·         KOCH, Ingedore G. V. e TRAVAGLIA, Luiz Carlos. "Texto e Coerência."

Leitura e Interpretação:

·         FISCHER, Luís Augusto. "O texto e a construção dos sentidos."

·         FIORIN, José Luiz. "Elementos de Análise do Discurso."

 

Dicas Adicionais

·         Estudo Diário: Dedique pelo menos 1 hora por dia para estudar Língua Portuguesa.

·         Leitura Regular: Leia livros, artigos, jornais e revistas para melhorar vocabulário e compreensão.

·         Prática Constante: Escreva regularmente e peça feedback para melhorar.

·         Utilize dicionários online como https://michaelis.uol.com.br/ para ampliar seu vocabulário.

 

 

                                    INGLÊS – Ensino Médio

                                                           

CONTEÚDO

 FONTE DE PESQUISA

 

Eixo temático I – Recepção e produção de textos escritos de gêneros Textuais variados em língua estrangeira

Temas: Compreensão escrita, leitura e aspectos léxicos-sistêmicos 

1.      Condições de produção do texto escritos de gêneros textuais diferentes;

2.      Informações específicas e objetivo do leitor;

3.      Elementos não verbais e saliências gráficas;

4.      Características formais, lógicas e sistemática de gêneros textuais diferentes;

5.      Características lógicas e sistemática dos tipos textuais;

6.      Elos coesivos em gêneros textuais diferentes;

7.      Interferência na compreensão de textos escritos de gêneros textuais diferentes;

8.      Funções sociocomunicativas do imperativo;

9.      Funções sociocomunicativas dos marcadores do discurso;

10.   Funções sociocomunicativas dos pronomes;

11.   Funções sociocomunicativas dos modais;

  1. Funções sociocomunicativas do discurso direto e indireto;
  2. Construção do sentido do texto escrito de gêneros textuais diferentes;
  3. Objetivos específicos do leitor;
  4. Informações não verbal saliências gráficas;
  5. Aspectos típicos de gêneros textuais;
  6. Aspectos identificadores dos vários tipos textuais;
  7. Características lexicais e sintáticas de recursos de organização textual; 
  8. Construção dos elos coesivos;
  9. Inferenciação;
  10. Relações entre textos escritos
  11. Referenciação bibliográfica;
  12. Uso sociocomunicativas dos vários tipos de presente (simples, contínuo, perfeito)
  13. Uso sociocomunicativas dos vários tipos de passado (simples, contínuo, perfeito)
  14. Uso sociocomunicativas dos vários tipos de futuro (simples, contínuo, perfeito)
  15. Uso sociocomunicativas do gerúndio e do infinitivo;
  16. Funções sociocomunicativas do imperativo;
  17. Funções sociocomunicativas dos marcadores do discurso;
  18. Funções sociocomunicativas dos pronomes;
  19. Funções sociocomunicativas do discurso direto e indireto;
  20. Uso sociocomunicativos das preposições;
  21. Uso sociocomunicativos dos advérbios
  22. Uso sociocomunicativos da voz passiva;
  23. Uso sociocomunicativos dos adjetivos;
  24. Uso sociocomunicativos de numerais e valores;
  25. Ordem das palavras;
  26. Formação de palavras;
  27. Agrupamento de palavras;

 

 

https://www.gutenberg.org/ (Livros gratuitos em várias línguas)

https://librivox.org/ (Audiolivros gratuitos)

https://www.lonelyplanet.com/ (Descrições de destinos turísticos)

https://www.nationalgeographic.com/ (Artigos descritivos sobre natureza e cultura)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://pt.khanacademy.org/humanities/grammar/syntax

 

 

 

 

https://www.duolingo.com

https://www.conjugacao.com.br/

 

 

 

 

 

 

https://www.thesaurus.com/ (Dicionário de sinônimos)

https://www.wordreference.com/ (Dicionário bilíngue)

 

https://www.youtube.com

https://www.languagepod101.com/

 

 

 

 

Bibliografia Recomendada:

1.    Foley, Mark. "Advanced Learner's Grammar." Longman.

2.    Mann, Malcolm e Taylore-Knowles, Steve. "Destination C1 & C2: Grammar & Vocabulary." Macmillan.

Recursos Adicionais:

·         Aplicativos e plataformas online: Duolingo, BBC Learning English, Coursera.

·         Materiais multimídia: Filmes, séries, podcasts e músicas em inglês.

·         Dicionários: Oxford Advanced Learner's Dictionary, Cambridge Dictionary Online.

 

 

 

 

 

                                               ARTES – Ensino Médio

 

                     CONTEÚDO

                   FONTE DE PESQUISA

 

EIXO TEMÁTICO I - Conhecimento e Expressão em Artes Audiovisuais

Tema 1: Percepção Audiovisual e Sensibilidade Estética: Apreciação e Análise de Imagens e Sons em Produtos Audiovisuais 

Tema 2: Movimentos Artísticos em Artes Audiovisuais em diferentes épocas e Diferentes Culturas: Relações entre as Artes Audiovisuais, seu contexto na história da humanidade e a Arte Contemporânea

Tema 3: Elementos formais da Obra de Artes Audiovisuais

Tema 4: Expressão e Difusão em Artes Audiovisuais: Elaboração e Produção de Obras Audiovisuais 

Tema 13: Apreciação e análise de imagens e sons em produtos audiovisuais em Minas Gerais

Tema 14: Relações entre as Artes Audiovisuais e a Arte Contemporânea

Tema 15: Elementos Formais das Artes Audiovisuais e seu discurso

Tema 16: Elaboração e produção de obras Audiovisuais 

1.      Análise e crítica de produtos audiovisuais contemporâneos

2.      Estudo das artes audiovisuais contemporâneas

3.      Estrutura da obra audiovisual

4.      Elaboração de roteiros de produtos audiovisuais

5.      Estudo de diferentes produtos audiovisuais 

6.      Teoria das especificidades do discurso audiovisual

7.      Características das obras audiovisuais brasileiras 

8.      Glossário 

9.      Elaboração de obras de Artes Audiovisuais 

 

EIXO TEMÁTICO II – Conhecimento e Expressão em Artes Visuais 

Tema 5- Percepção Visual e Sensibilidade Estética: Apreciação e Análise de Imagens e Objetos Artísticos

Tema 6: Movimentos Artísticos em Artes Visuais em diferentes épocas e diferentes Culturas: Relações entre as Artes Visuais, seu contexto na história da humanidade e a arte contemporânea 

Tema 7: Expressão e elementos formais da obra de artes visuais

Tema 17: Apreciação e análise de imagens e objetos artísticos Contemporâneos

1.      Análise e crítica de obras de artes visuais contemporâneas 

2.      Estudo das premissas das artes visuais contemporâneas

3.      Cor, forma e composição 

4.      Análise e crítica de obras de artes visuais contemporâneas produzidas em Minas Gerais.

5.      Confecção de álbuns e portfólios.

6.      A cor, a forma e a composição nas obras de arte locais e regionais.

7.      Elaboração de obras bidimensionais.

8.      Elaboração de obras tridimensionais

 

EIXO TEMÁTICO III – Conhecimento e Expressão em Dança

Tema 8: Percepção Gestual/ Corporal e Sensibilidade Estética: Análise de produções de dança em diferentes épocas e diferentes culturas; Expressão corporal e gestual

Tema 20: Percepção, Análise e Expressão Gestual/Corporal 

1.      Apreciação e análise de danças contemporâneas 

2.      Análise e critica de obras de danças contemporâneas produzidas em Minas Gerais 

3.      Estudo das premissas da dança contemporânea

4.      Planos e peso dos gestos

5.      Espaço, tempo, ritmo e movimento

6.      Improvisação coreográfica 

7.      Interpretação coreográfica

 

EIXO TEMÁTICO IV –Conhecimento e Expressão em Música

Tema 9: Percepção Sonora e Sensibilidade Estética: Os sons em fontes sonoras diversas e contextualização da música na história da humanidade

Tema 10: Fundamentos da música e expressão musical 

Tema 21: Os sons em fontes sonoras diversas e Contextualização da Musica na história da humanidade 

Tema 22: Fundamentos da Expressão Musical

1.      Produção de sons em fontes sonoras diversas

2.      Ritmo e movimento

3.      Análise e critica de obras musicais da atualidade produzida em Minas Gerais

4.      Estudo das modalidades e funções da música de diferentes épocas e culturas

5.      Estudo e prática de encadeamentos harmônicos 

6.      Improvisação e criação musical com voz e fontes sonoras diversas

7.      Execução de músicas tradicionais e da atualidade

 

EIXO TEMÁTICO V – Conhecimento e expressão em Teatro 

Tema 11: Percepção Dramática e Sensibilidade Estética: Análise de Produções de Teatro na atualidade

Tema 12: Movimentos Artísticos em teatro em diferentes épocas e diferentes culturas: Contextualização do teatro na história da humanidade: expressão Cênica e Teatral

Tema 23: Análise de Produções de Teatro na atualidade em Minas Gerais 

Tema 24: Contextualização, Expressão Cênica e teatral na história da humanidade

1.      Apreciação e análise de teatro contemporâneo

2.      Abrangência do teatro em diferentes períodos na história 

3.      Análise e crítica de obras de teatro produzidos em Minas Gerais

4.      Conhecimento da dramaturgia tradicional e contemporânea

5.      Narrativas e ação dramática 

6.      Espaço, tempo, ritmo e movimento 

7.      Improvisação e construção de personagens

8.      Interpretação e representação de peças teatrais tradicionais e/ou criadas pelo grupo

 

 

·         https://pt.khanacademy.org/humanities/art-history

·         https://www.youtube.com/user/canalarte1

 

https://www.youtube.com/watch?v=SEqFRVMqN9M

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

·         https://www.danca.com/

·         https://www.youtube.com/user/fitdanceportal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

·         https://www.teoria.com.br/

·         https://www.musictheory.net/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

·         http://www.cacilda.com.br/

·         https://globoteatro.globo.com/

 

 

Bibliografia Recomendada:

o    GOMBRICH, E. H. "A História da Arte". LTC Editora.

o    JANSON, H. W. "História da Arte". Martins Fontes

 

 

 

 

 

                                  EDUCAÇÃO FÍSICA – Ensino Médio

 

                     CONTEÚDO

                   FONTE DE PESQUISA

 

EIXO TEMÁTICO  1 – Esporte 

Temas: Handebol, basquete, voleibol, futsal, atletismo (Corrida e Saltos), Peteca 

1.         Aprimoramento técnico das modalidades

2.         Aprimoramento tático das modalidades esportivas

3.         Regras

4.         Relação entre esporte, saúde, doping e qualidade de vida

5.         Esporte, lazer e sociedade

6.         Esporte, consumo e mídia

Temas complementares

Atletismo (Lançamentos e corridas: Rústica e com Barreiras). Vôlei de dupla, Futevôlei  , Futebol de Campo

I- Aprimoramento técnico das modalidades

II- Aprimoramento técnico das modalidades

III- Regras 

 

EIXO TEMÁTICO 2 – Jogos e BRINCADEIRAS

Temas: Jogos de Rua, Jogos de Salão e Capoeira

1.         O jogo lúdico

2.         A diversidade cultural dos jogos e brincadeiras.

3.         Capoeira

 

Temas complementares

Jogos Aquáticos e de outras culturas

I- Jogos aquáticos

II- Jogos de outras culturas 

 

 

 

EIXO TEMÁTICO 3 – Ginástica

Temas: Ginastica Geral, Ginástica localizada, Ginástica em Academia, Caminhada  

1.         Características e finalidades 

2.         Alongamento e flexibilidade

3.         Caminhada

4.         Balanço clórico

5.         Ginastica, consumo e mídia

6.         A ginastica e o lazer

 

Temas complementares 

Ginástica aeróbica Ginastica Artística, Práticas circenses

I- Aprimoramento técnico das modalidades

II- Práticas corporais da cultura oriental: caratê, muay thay, Kung fu, aikido. Tae kwon do, tai chi chuan, ioga, dentre outras.

 

EIXO TEMÁTICO 4 – Dança e expressões rítmicas  

Temas: Dança criativa, Dramatização, Pantomima

1.         A expressão corporal como linguagem

2.         Exercícios coreográficos

3.         Elementos construtivos da dança, formas, espaço, tempo

4.         O corpo na dança e nos movimentos expressivos

5.         Criação e improvisação

6.         A diversidade cultural nas danças brasileiras

7.         Dança e mídia

8.         Dança como meio de desenvolvimento de valores e atitudes

9.         Dança e relações de gênero 

 

Temas complementares 

I- Características de cada modalidade de dança

II- A dança nos eventos escolares: festivais

 

 

http://www.portaleducacaofisica.com.br

http://www.confef.org.br

http://www.mec.gov.br

 

Bibliografia Recomendada:

·         BETTI, Mauro; ZULIANI, Lino Castellani Filho. Educação Física e Esporte: Perspectivas para o Século XXI. Editora Papirus, 2002.

·         GALLAHUE, David L.; OZMUN, John C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos. Editora Phorte, 2005.

·         DARIDO, Suraya Cristina; SOUZA, Elizabeth Paoliello Monteiro de. Educação Física na Escola: Implicações para a Saúde. Editora Guanabara Koogan, 2005.

 

PROGRAMA DE ESTUDOS

Ensino Médio – Matemática e suas tecnologias - Prova: Área II

MATEMÁTICA – Ensino Médio

 

                        CONTEÚDO

                  FONTE DE PESQUISA

 

  1. Números racionais e dizimas periódicas;
  2. Conjunto dos números reais;
  3. Potência de dez e ordem de grandeza;
  4. Funções;
  5. Função do 1º Grau;
  6. Função do 2º Grau;
  7. Função Exponencial;
  8. Função logarítmica;
  9. Semelhança de triângulos;
  10. Trigonometria no triangulo retângulo; 
  11. Funções trigonométricas;
  12. Progressão Aritmética;
  13. Progressão Geométrica;
  14. Matrizes;
  15. Determinantes;
  16. Sistemas de equações lineares;
  17. Princípio multiplicativo;
  18. Arranjos;
  19. Combinações;
  20. Permutações;
  21. Coeficientes Binominais, Binômio de Newton e Triângulo de Pascal;
  22. Probabilidade;
  23. Prismas;
  24. Cilindros;
  25. Cones;
  26. Esferas;
  27. Planificações de figuras tridimensionais;
  28. Geometria analítica, Ponto, Reta, Circunferência, Elipse, Hipérbole e Parábola;
  29. Vetores;
  30. Números complexos;
  31. Polinômio; 
  32. Organização de um conjunto de dados em tabelas, mediana e moda;
  33. Média Aritmética e geométrica;
  34. Matemática financeira.

 

 

Links Complementares

https://www.youtube.com/watch?v=xpv-SWbDUr8

https://www.youtube.com/watch?v=pyAapMye4Ts

https://www.youtube.com/watch?v=qbPZnwYrfoI

https://www.youtube.com/watch?v=ktr4wfXi9xg&list=PLaKmzX_hXWkKUkIYwKXyg-_pqHe-27FAZ

https://www.youtube.com/watch?v=hP59QyuhTbc

https://www.youtube.com/watch?v=KvViLWW5_sg

https://www.youtube.com/watch?v=iNCkGogNtKI

https://www.youtube.com/watch?v=b31jJ7BKjAE

https://www.youtube.com/watch?v=ijz4i6UK6Ww

https://www.youtube.com/watch?v=lFWvkvK8sho

https://www.youtube.com/watch?v=vxKV2UZkKm8

 

 

 

 

 

 

 

Referências Bibliográficas/Edições Atualizadas

LONGEN, Adilson. Matemática. Vol. Único 3 Séries, Ed. Nova Didática Ltda. Matemática: Uma Atividade Humana. Vol. Único 3 Anos, Base Editora e

Gerenciamento Pedagógico.

BIANCHINI, Edwaldo Roque e PACCOLA, Herval. Matemática 1a Série, Ed. Moderna Ltda. Matemática 2a Série, Ed. Moderna Ltda. Matemática 3a Série, Ed. Moderna Ltda.

DANTE, Luiz Roberto. Matemática. Vol. Único 3 Séries, Ed. Ática Ltda.

PAIVA, Manoel Rodrigues. Matemática. Vol. Único 3 Séries, Ed. Moderna Ltda.

ZAMPIROLO, Maria José C. de Vasconcelos e outros. Matemática. Vol. Único 3 Séries, Ed. do Brasil Ltda.

AUGUSTO, Oscar. e NETO, Guelli. Matemática. Vol. Único 3 Séries, Ed. Ática Ltda.

SMOLE, Kátia Cristina Stocco e outros. Matemática 1a Série, Saraiva Livreiros Editoras Ltda. Matemática 2a Série, Saraiva Livreiros Editoras Ltda. Matemática 3a Série, Saraiva Livreiros Editoras Ltda.

SILVA, Cláudio Xavier da e FILHO, Benigno. Matemática – Aula por Aula – Vol. Único 3 Anos, Ed. FTD S/A

IEZZI, Gerson e outros. M atemática – Ciência E Aplicações. Vol. Único 3 Anos, Saraiva Livreiros Editoras

Ltda.

 

 

 

PROGRAMA DE ESTUDOS

Ensino Médio – Ciências Humanas e Aplicadas Prova: Área III

GEOGRAFIA – Ensino Médio

 

                        CONTEÚDO

                  FONTE DE PESQUISA

A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO:                                                        

1. A Nova Ordem Mundial

2. Os conflitos

3. As mudanças no Leste Europeu

4. China e Cuba, os remanescentes do socialismo.                                             

II - GEOGRAFIA GERAL:

1. Os Continentes

2. Os países capitalistas desenvolvidos

3. O Terceiro Mundo

4. As relações comerciais e financeiras

5. A população e as atividades econômicas rurais e urbanas

6. O homem e os problemas ambientais

7. A atividade industrial

8. As fontes de energia

9. Os elementos da paisagem (clima, vegetação, relevo, hidrografia, estrutura geológica e solo).

III - GEOGRAFIA DO BRASIL:

1. Localização

2. Divisão política

3. Aspectos naturais (clima, vegetação, relevo, hidrografia, estrutura geológica e solo).

4. População (rural e urbana, migrações internas e   externas, formação étnica, urbanização, crescimento e controle da população).

5. Espaço de produção

-Atividades agrárias (conflitos pelas terras    férteis, produção X fome, estrutura fundiária)

-Pecuária

-Atividades industriais

-Fontes de energia.

 

https://www.youtube.com/watch?v=vonz6HrVhWc

 

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=MQvXBPb1Yow&list

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=psbXrVKw7gM

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                    HISTÓRIA – Ensino Médio

                                                           

                     CONTEÚDO

                   FONTE DE PESQUISA

HISTÓRIA GERAL

I - Introdução ao Estudo da História

1. Reflexão sobre a História

2. A origem do Homem e a sua evolução

3. A construção da História e as demais Ciências

4. Da Pré-História ao advento da Civilização

II - Antiguidade Oriental

1. Egito

2. Mesopotâmia

3. Hebreus

4. Cretenses

5. Fenícios

6. Persas

7. As Civilizações

- Grega

- Romana

III - Idade Média

1. A formação dos reinos bárbaros

2. O Império Bizantino

3. O Mundo Árabe

4. O Feudalismo

5. As Cruzadas

6. A Igreja Católica na Europa medieval

IV - Idade Moderna

1. A formação das Monarquias Nacionais na Europa

2. A Expansão Marítima e a colonização da América

3. A Revolução Comercial – Mercantilismo

4. O Renascimento Cultural

5. As reformas Religiosas (século XVI)

6. A Revolução Industrial

7. O Iluminismo e os déspotas esclarecidos

8. A independência dos Estados Unidos

V - Idade Contemporânea

1. A Revolução Francesa (O Império Napoleônico)

2. Independência dos países americanos

3. A política Imperialista na Ásia e na África (Século XIX)

4. A Primeira Guerra Mundial

5. Regimes Totalitários

6. A Segunda Guerra Mundial

7. A ONU e a Guerra Fria

8. A Ciência e a Cultura no século XIX

B - HISTÓRIA DO BRASIL

VI - Brasil Colônia

1. O Descobrimento do Brasil

2. As expedições do período pré-colonial

3. As Capitanias Hereditárias

4. Os Governos Gerais

5. As rebeliões nativistas

6. Ciclos econômicos

7. A formação do povo brasileiro

8. A conquista do interior brasileiro (Entradas e Bandeiras)

9. A Igreja e o papel dos Jesuítas no Brasil

10. A Cultura no Período Colonial

VII - Brasil Império

1. O processo de independência

2. Primeiro Reinado (1822-1831)

- A constituição de 1824

- A confederação do Equador

- Abdicação de D. Pedro I

3. Período Regencial (1831-1840)

- As rebeliões provinciais

4. Segundo Reinado (1840-1889)

- A Revolução Praieira

- Economia e sociedade no Segundo Reinado

- A Guerra do Paraguai

VIII - Brasil República

1. Organização do novo Regime Político

2. A República do Café-com-leite

3. A Era Vargas (1930-1945)

4. A República de 1945-1964

5. O Brasil de hoje: A Nova República

- Economia

- Educação

- Saúde

- Ciência e Tecnologia

- A política externa e a realidade mundial

https://www.youtube.com/watch?v=U3jbwwt402E

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=QQtYVp--QXo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA:

ARRUDA, J. J. A. História Antiga e Medieval. Ed. Atica. São Paulo.

____História Moderna e Contemporânea. Ed. Atica. São Paulo.

ARRUDA, J. J. A., PILETTI, N. Toda a História. Ed. Atica. São Paulo.

CAMPOS, R. Estudos da História Antiga e Medieval. Ed. Atual. r

COSTA, L. C. A., MELO, L. I. A. História do Brasil. Ed. Scipione. São Paulo.

COTRIM, G. História Geral para uma Geração Consciente. Ed. Saraiva.

FERREIRA, L. O. História do Brasil. Ed. Atica. São Paulo.

PEDRO, A. História do Brasil. Ed. FTD.

____Historia Geral. Ed. FTD.

PILETTI, N. História do Brasil. Ed. Atica. São Paulo.

*Obs.: Outros livros que contenham os assuntos também poderão ser utilizados

 

                                               SOCIOLOGIA – Ensino Médio

 

                     CONTEÚDO

                   FONTE DE PESQUISA

• O indivíduo na sociedade e a Sociologia

• O que permite ao indivíduo viver em sociedade

• O que nos une e nos diferencia como humanos

• O que nos desiguala como humanos

• A diversidade social brasileira

• A cultura na vida social

• O trabalho na vida social

• A questão da violência

• A Globalização

• Cidadania

• Participação Política

• Organização Política do Estado Brasileiro

O que é a não-cidadania

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: Introdução à Ciência da Sociedade. São Paulo: Moderna, 1997.

GIDDENS, A. Sociologia. São Paulo: Thompson, 2005.

MARTINS, Carlos B. O que é Sociologia. 7ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1984. [Coleção Primeiros Passos].

OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia, São Paulo: Ática, 2002.

DIMENSTEIN, Gilberto; RODRIGUES, Marta M. Assumpção; GIANSANTI, Álvaro César. Dez lições de sociologia

para um Brasil cidadão: volume único. São Paulo: FTD, 2008

 

https://www.youtube.com/watch?v=QqdaCLePxV4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FILOSOFIA – Ensino Médio

 

                     CONTEÚDO

                   FONTE DE PESQUISA

• Pensamento mítico e religioso, Identidade da  filosofia  e  a  filosofia grega.

• Os principais períodos da filosofia.

• A preocupação com as formas de conhecimento.

• O pensamento e a relação com o conhecimento.

• Estruturas da consciência.

• A definição de linguagem e sua importância.

• A verdade como valor na filosofia.

• Dificuldades na busca da verdade.

• Concepções de verdade.

• A razão na filosofia e a descontinuidade temporal como conceito

  filosófico.

• A lógica e seus elementos na filosofia.

• A metafísica.

• O conhecimento científico e a razão instrumental.

• Ética

• Filosofia e religião.

• A cultura na natureza humana.

• A etnografia.

• O mundo da prática e a filosofia na arte.

• A ética nas relações humanas.

• A filosofia e a moral.

• As concepções filosóficas da liberdade.

• As diferentes formas políticas dos povos; sociedade e estado;

  regimes políticos.

• O movimento liberal brasileiro; o positivismo brasileiro; a escola

  de Belo Horizonte

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=Dcj5b-rLsdk

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

CHAUÍ, M. O que é Ideologia. 27ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1988.

____Filosofia, Ed. Ática, Sâo Paulo, 2002.

CORDI, Cassiano, et al. Para Filosofar, Scipione, S. Paulo, 1995.

DIMENSTEIN, Gilberto, et. al. Dez lições de Filosofia para um Brasil cidadão, FTD,

S. Paulo, 2008.

GRANGER, Gilles-Gaston. Por um conhecimento filosófico. Campinas: Papirus,

1989.

                                                                                

PROGRAMA DE ESTUDOS

Ensino Médio – Ciências da Natureza e suas tecnologias - Prova: Área IV

BIOLOGIA – Ensino Médio

                                                           

                     CONTEÚDO

                   FONTE DE PESQUISA

 

BIOLOGIA – Ensino Médio

EIXO TEMÁTICO PRINCIPAL: ENERGIA

Eixos Associados: Biodiversidade, Materiais e Modelagem.

TEMA 1: Teia da vida

1.     Fotossíntese como fonte primária de biomassa:

- Identificar o sol como fonte primária de energia;

- Relacionar os fatores ambientais;

2.            Relações alimentares como forma de transferência de energia e materiais:

- Analisar cadeias e teias alimentares

- Reconhecer a existência de fluxo de energia e ciclos dos materiais que interferem na fotossíntese;

3.            Ciclo do carbono, do oxigênio, do nitrogênio e da água: Reconhecer que os elementos químicos tais como carbono, oxigênio ciclam nos sistemas vivos.

4.            Processos biológicos de obtenção de energia: fotossíntese e respiração e fermentação:

- Analisar os processos de obtenção de energia pelos sistemas vivos;

- Identificar os fatores ambientais que interferem nos processos de obtenção de energia;

- Traçar o percurso dos produtos da fotossíntese em uma cadeia alimentar

5.            Interferência humana nos ciclos dos materiais: Analisar a interferência humana nos ciclos dos materiais, tais como gás carbônico, nitrogênio e oxigênio, provocando a degradação dos ambientes.

6.            População humana e seus desafios;

- Relacionar densidade, crescimento populacional com os padrões de produção e consumo e com a devastação ambiental provocada pela poluição do ar, água, solo e extinção de espécies;

- Avaliar a possibilidade de serem adotadas tecnologias de conservação ambiental no uso econômico da biodiversidade, expansão das fronteiras agrícolas e extrativismo;

- Avaliar as condições ambientais, identificando o destino do lixo e do esgoto, tratamento dado à água, o modo de ocupação do solo, as condições dos rios e córregos e a qualidade do ar e as instâncias de administração pública responsáveis por essas condições ambientais;

- Relacionar as condições socioeconômicas com saúde, educação, moradia, alimentação das populações humanas de diferentes regiões;

TEMA 2: História da vida na Terra

1.     Características gerais dos cinco reinos dos seres vivos: Identificar as características que diferenciam os organismos dos cinco reinos de seres vivos.

2.    Evidências que explicam a evolução dos seres vivos:

- Comparar as explicações sobre evolução dos seres vivos

- Reconhecer que os seres vivos se transformam ao longo do tempo evolutivo.

3.            Biomas e biodiversidades:

- Identificar as principais causas da destruição dos ecossistemas brasileiros;

- Reconhecer em situação problema os motivos que levam à extinção de espécies, tais como interferência humana, erupção vulcânica, terremotos, migração de populações de um ambiente para outro;

- Identificar algumas espécies ameaçadas em ecossistemas brasileiros.

4.            Ciclo de vida dos seres vivos e suas adaptações em diferentes ambientes: Reconhecer a diversidade das adaptações que propiciam a vida nos diferentes ambientes.

5.            Características fisiológicas e adaptativas dos seres vivos (plantas e animais) ambientes (aquáticos, terrestres);

- Reconhecer as características adaptativas relacionadas aos diferentes.

- Reconhecer a importância de alguns representantes dos grupos: Protista, Fungi e Monera no ambiente e na saúde;

6.            Mecanismos de evolução: reconhecer o papel das mutações e da recombinação como fonte de diversidade.

7.            Fatores que levam a extinção de espécies

- Comparar argumentos favoráveis ao uso sustentável da biodiversidade e tomar posição a respeito do assunto;

- Avaliar relatórios publicados pelos órgãos governamentais e entidades científicas a respeito das espécies em extinção;

8.            Evolução humana

- Reconhecer a importância dos registros fósseis na construção das árvores filogenéticas;

- Reconhecer o papel desempenhado pelo desenvolvimento da inteligência, da linguagem e da aprendizagem na evolução do ser humano;

9.            Seleção natural e artificial: Apontar benefícios e prejuízos da interferência humana na evolução dos seres vivos.

10.         Origem da vida;

- Identificar diferentes explicações sobre a origem dos seres vivos, confrontando concepções religiosas, mitológicas e científicas, elaboradas em diferentes momentos;

- Analisar experiências e argumentos utilizados por cientistas como F; Redi (1626-1697), L; Pasteur (1822-1895) para derrubar a teoria da geração espontânea;

- Avaliar as ideias de Oparim sobre a vida na Terra;

- Associar o surgimento da vida na Terra como um processo lento e relacionado às condições físico-químicas da Terra há bilhões de anos;

TEMA 3: Corpo humano e saúde

1.     Funções vitais do corpo humano: Estabelecer relações entre as várias funções do organismo humano.

2.    Reprodução humana: Reconhecer a sexualidade humana em seus aspectos culturais e biológicos

3.    Métodos contraceptivos: Identificar os diferentes métodos contraceptivos e seu modo de ação

4.    Funções vitais do organismo:

- Estabelecer relações entre os sistemas

- Localizar os órgãos do aparelho reprodutor humano em um esquema.

5.            Nossa forma de estar no mundo:

- Identificar as principais doenças endêmicas e mortalidade infantil da região em que os alunos moram ou do Brasil e relacioná-las com as condições ambientais, acesso a atendimento médico e educação.

- Identificar as principais doenças carenciais como as provocadas por deficiências alimentares, ocupacionais (como a LER) e as provocadas por materiais do ambiente como a silicose,

- Avaliar proposta que visem melhoradas condições ambientais (individuais, coletivas e governamentais)

- Relacionar o reaparecimento de determinadas doenças com a ocupação desordenada dos espaços urbanos e a degradação ambiental.

- Relacionar qualidade de vida com os fatores que atuam sobre ela, como destino do esgoto e lixo, água e moradia.

 

TEMA 4: Linguagem da vida

1.     Reprodução assexuada, sexuada e variedade genética:

- Reconhecer a reprodução sexuada como fonte de variabilidade genética;

- Reconhecer a reprodução assexuada como aquela que produz organismos idênticos entre si.

2.            Teoria celular - a célula como unidade constitutiva dos seres vivos: Reconhecer que todos os seres vivos são constituídos de células.

3.            Bases da herança-Leis de Mendel: Identificar os princípios das leis de Mendel resolvendo problemas de herança como abismo, ABO e Rh

4.            Organização celular:

- Comparar a organização e o funcionamento dos diferentes tipos de células estabelecendo identidade entre elas;

- Identificar a natureza do material hereditário em todos os seres vivos, analisando sua estrutura química para avaliar a universalidade dessa molécula no mundo vivo;

- Estabelecer relação entre DNA, código genético, fabricação de proteínas e determinação das características dos organismos.

 

5.            Divisão celular:

- Identificar a mitose como processo de produção de células idênticas

- Identificar a meiose como processo de produção de gametas nos animais e esporos nos vegetais.

6.            Fatores que atuam no metabolismo: Identificar em experimentos fatores que atuam no metabolismo: temperatura, concentração de gases, luz, etc.

7.            Mutação: Reconhecer o papel das mutações como fonte primária da diversidade genética, analisando possíveis efeitos sobre a informação genética.

8.            Tecnologias na genética:

- Avaliar a importância do aspecto econômico envolvido na utilização da manifestação genética em saúde

- Avaliar a importância do aspecto econômico envolvido: Melhoramento genético, clonagem e transgênicos, biotecnologia, terapia genética.

- Comparar diferentes posicionamentos de cientistas sobre assuntos ligados a biotecnologia, terapia gênica e clonagem avaliando a consistência dos argumentos e fundamentação teórica.

 

 

Links Complementares - BIOLOGIA

TEMA 1

https://www.youtube.com/watch?v=6B4-Y4qlbB4

 

TEMA 2

https://www.youtube.com/watch?v=JBDXF_fsXTw

 

 TEMA 3

https://www.youtube.com/watch?v=ZtgcWbcIWy4

 

TEMA 4

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências Bibliográficas/Edições Atualizadas – Biologia

 

AMABIS, José Mariano. MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia. Vols.. 1, 2, 3, Ed. Moderna, São Paulo.

CÉSAR e SEZAR. Biologia. Vol. Único, Ed. Saraiva.

CHEIDA, Luiz Eduardo. Biologia Integrada. Vol. Único, Ed. FTD S/A, São Paulo.

LAURENCE, J. Biologia. Vol. Único. 1a edição, Ed. Nova Geração, São Paulo.

LOPES, Sônia Godoy Bueno Carvalho. Biologia. Vol. Único, Ed. Saraiva.

MERCADANTE, Clarinda. BRITO, Elias Avancini de e outros. Biologia. Vol. Único, 1a edição, Ed. Moderna Ltda, São Paulo.

UZUNIAN, Armênio. e BIRNER, Ernesto. Biologia. Vol. Único, 2a Edição, Ed. Harbra.

 

                                               FÍSICA – Ensino Médio

 

                     CONTEÚDO

                   FONTE DE PESQUISA

 

FÍSICA – Ensino Médio

EIXO TEMÁTICO 1 - ENERGIA NA TERRA 

Tema 1: Energia e Vida na Terra

  1. Energia na vida humana- Reconhecer a energia como algo indispensável ao funcionamento da vida social e que essa dependência vem crescendo progressivamente ao longo da história humana.
  2. O Sol e as fontes de energia: Reconhecer o Sol como nossa principal fonte de energia e origem de quase todas as fontes existentes na Terra.
  3. Distribuição de energia na Terra- Compreender por que a energia solar não chega igualmente a todas as regiões da Terra e por que a água é um excelente líquido para fazer a energia circular e se distribuir pela Terra.

 

EIXO TEMÁTICO 2 - TRANSFERÊNCIA, TRANSFORMAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE ENERGIA.

Tema 2: Conservação de Energia

O conceito de Conservação: Compreender a energia como algo que se conserva, que pode ser armazenado em sistemas, que pode ser transferido de um corpo a outro e transformado de uma forma para outra.

Tema 3: Energia térmica

  1. Transferência de calor por condução: Aplicar o conceito de energia e suas propriedades para compreender situações envolvendo corpos com temperaturas diferentes que estejam em contato.
  2. Transferência de calor por convecção: Aplicar o conceito de energia e suas propriedades para compreender situações envolvendo energia radiante.
  3. Transferência de calor por radiação: Aplicar o conceito de energia e suas propriedades para compreender situações envolvendo energia radiante.
  4. O efeito estufa e o clima na Terra: Compreender as causas da intensificação do efeito estufa e compreender o seu significado em termos ambientais.

Tema 4: Energia mecânica 

  1. Energia cinética: Aplicar o conceito de energia e suas propriedades para compreender situações envolvendo energia associada ao movimento de um corpo.
  2. Energia potencial gravitacional: Compreender que energia potencial gravitacional é uma forma de energia associada à configuração do sistema Terra-corpo e é devida à atração gravitacional entre as massas do sistema.
  3. Energia potencial elástica: Aplicar o conceito de energia e suas propriedades para compreender situações envolvendo molas ou outros corpos elásticos.
  4. Trabalho e máquinas simples: Aplicar o conceito de energia e suas propriedades para compreender situações envolvendo máquinas simples.

Tema 5: Calor e Movimento

  1. Trabalho e calor: Aplicar o conceito de energia e suas propriedades para compreender situações envolvendo aquecimento de um corpo por meio de trabalho.
  2. Máquinas térmicas: Aplicar o conceito de energia e suas propriedades para compreender situações envolvendo máquinas térmicas.

Tema 6: Energia Elétrica:

  1. Transformações de energia nos circuitos elétricos simples: Aplicar o conceito de energia e suas propriedades para compreender situações envolvendo circuitos elétricos simples.
  2. Transformação de energia elétrica em mecânica: Aplicar o conceito de energia e suas propriedades para compreender situações envolvendo o aparecimento de força devido ao efeito magnético da corrente elétrica.
  3. Geradores de energia elétrica: Aplicar o conceito de energia e suas propriedades para compreender situações envolvendo geradores de energia elétrica.

 

EIXO TEMÁTICO 3 – ENERGIA – APLICAÇÕES

Tema 7: Calculando a Energia Térmica

  1. Medindo trabalho e calor: Saber distinguir situações em que há transferência de energia pela realização de trabalho e/ou por troca de calor.
  2. Primeiro princípio da termodinâmica: Saber calcular a energia transferida por realização de trabalho e/ou por troca de calor.

Tema 8: Calculando a energia elétrica

  1. Potência: Compreender o conceito de Potência e suas aplicações.
  2. Voltagem e potência elétrica: Compreender situações envolvendo transformações de energia em circuitos elétricos.

EIXO TEMÁTICO 4- LUZ, SOM E CALOR

Tema 9: Luz

  1. Propagação da luz: Compreender os fenômenos de reflexão e refração da luz.
  2. Luz e cores: Compreender a formação das cores.

Tema 10: Ondas

  1. Ondas: Compreender o comportamento das ondas 
  2. Som: Compreender as propriedades e efeitos das ondas sonoras 

Tema 11: Calor:

  1. Temperatura: Compreender o conceito de temperatura e sua medida.
  2. Dilatação: Compreender o fenômeno da dilatação e suas aplicações.
  3. Calor: Compreender o conceito de calor e sua medida.
  4. Mudanças de fase: Compreender as mudanças de fase da matéria.

EIXO TEMÁTICO 5: FORÇA E MOVIMENTO

Tema 12: Equilíbrio e movimento

  1. 1ª Lei de Newton: Compreender a 1ª Lei de Newton
  2. Movimento uniforme: Saber descrever o movimento de um corpo em movimento retilíneo uniforme.
  3. Movimento acelerado: Saber descrever o movimento de um corpo em movimento retilíneo uniformemente variado.
  4. 2ª Lei de Newton: Compreender a 2ª Lei de Newton.
  5. Terceira Lei de Newton: Compreender a 3ª Lei de Newton.
  6. Quantidade de movimento: Compreender o princípio de conservação da quantidade de movimento.
  7. Hidrostática: Compreender o conceito de pressão e suas aplicações

TEMA 13: Força e Rotação

  1. Força centrípeta: Compreender o movimento circular uniforme e as grandezas envolvidas nele.
  2. Momento de uma força: Compreender o conceito de momento de uma força e suas aplicações.
  3. Gravitação universal: Compreender os movimentos dos planetas e satélites com base na força gravitacional.

EIXO TEMÁTICO 6: ELETROSTÁTICA

Tema 14: Eletricidade e Magnetismo

  1. Processos de eletrização: Compreender os fenômenos eletrostáticos e suas aplicações
  2. Força Elétrica: Compreender o conceito de força eletrostática
  3. Campo elétrico: Compreender o conceito de campo elétrico
  4. Potencial elétrico: Compreender o conceito de potencial elétrico.

Tema 15: Eletricidade

  1. Corrente elétrica em circuitos simples: medidores: Compreender o conceito de corrente elétrica e suas aplicações.
  2. Resistência elétrica: Compreender o conceito de resistência elétrica e suas aplicações
  3. Circuitos elétricos:

- Compreender os diversos tipos de circuitos elétricos e suas aplicações

- Compreender o conceito de potência elétrica e suas aplicações

Tema 16: Eletromagnetismo

  1. Imãs naturais e artificiais: Compreender as propriedades dos imãs.
  2. Eletroímãs: efeitos magnéticos de correntes: Compreender o funcionamento dos eletroímãs e suas aplicações.
  3.  Motores e geradores: Compreender o princípio de produção de eletricidade a partir do magnetismo e suas aplicações.
  4. Ondas eletromagnéticas: Compreender o conceito de onda eletromagnética e suas aplicações.

EIXO TEMÁTICO 7: FÍSICA MODERNA

Tema 17: Noções de Física Quântica e Nuclear

  1. Radioatividade: Compreender o fenômeno da radioatividade e suas aplicações.
  2. Efeito fotoelétrico: Compreender o efeito fotoelétrico e suas aplicações.

 

Links Complementares – FÍSICA

TEMA 1

https://www.youtube.com/watch?v=d2-auyXFdUs

 

TEMA 2

https://www.youtube.com/watch?v=0xv6J0-XDSY

 

TEMA 3

https://www.youtube.com/watch?v=VhbYxA4Q5n8

 

TEMA 4

https://www.youtube.com/watch?v=r_ZmEbu2u7E

 

TEMA 5

https://www.youtube.com/watch?v=dgDqJp4ppN4

 

TEMA 6

https://www.youtube.com/watch?v=v6MIQcIxdFE

 

TEMA 7

https://www.youtube.com/watch?v=Rf1HIJRkLWs

 

 TEMA 8

https://www.youtube.com/watch?v=93Vnp23RFSc

TEMA 9

https://www.youtube.com/watch?v=-GMtjKlPCOw

TEMA 10

https://www.youtube.com/watch?v=Rmgqv8ETn6o

TEMA 11

https://www.youtube.com/watch?v=cDDGD4pIZ7I

TEMA 12

https://www.youtube.com/watch?v=CfrK5f0fWlE

TEMA 13

https://www.youtube.com/watch?v=5u5klXLCOtU

TEMA 14

https://www.youtube.com/watch?v=DOHUL_ddpNM

TEMA 15

https://www.youtube.com/watch?v=bQUwM2Whclg

TEMA 16

https://www.youtube.com/watch?v=EOrQnkL9IxY

TEMA 17

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

·          

 

Referências Bibliográficas/Edições Atualizadas – Física

GASPAR, Alberto. Física. Vol. Único, Ed. Ática.

TORRES, Carlos Magno Azinaro e PENTEADO, Paulo César Martins. Física – Ciência e Tecnologia. Vols. 1, 2, 3, Ed. Moderna.

SAMPAIO, José Luiz Pereira e CALÇADA, Caio Sérgio Vasques. Universo da Física. Vols. 1,2, 3, Ed. Saraiva. Física. Vol. Único, Ed. Saraiva.

LUZ, Antônio Máximo Ribeiro da e ALVARENGA, Beatriz Álvares. Física. Vols. 1, 2, 3, Ed. Scipione.

FILHO, Aurélio Gonçalves e TOSCANO, Carlos. Física. Vol. Único, Ed. Scipione.

 

                                 

 

QUÍMICA – Ensino Médio

 

                     CONTEÚDO

                   FONTE DE PESQUISA

 

EIXO TEMÁTICO 1: MATERIAIS

Tema 1: Propriedades dos Materiais

  1. Materiais: Propriedades: 

- Reconhecer a origem e ocorrência de materiais.

- Identificar propriedades específicas e a diversidade dos materiais.

- Identificar as propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição.

- Identificar a propriedade física- densidade.

- Identificar a propriedade física- solubilidade.

- Reconhecer métodos físicos de separação de misturas.

- Reconhecer o comportamento ácido, básico e neutro de materiais.

 

2.            Materiais: Constituição

- Saber como são constituídas as substâncias.

- Conceituar elemento químico.

- Saber como são constituídas as misturas.

 

3.            Materiais: Transformações químicas

- Reconhecer a ocorrência de TQ.

- Reconhecer e representar TQ por meio de equações.

- Reconhecer a conservação do número de átomos nas TQ.

- Reconhecer a conservação da massa nas TQ.

- Propor modelos explicativos para as TQ.

- Reconhecer que há energia envolvida nas TQ.

 

EIXO TEMÁTICO 2: MODELOS

Tema 2: Constituição e a organização dos materiais

  1. Modelo cinético molecular:

- Caracterizar o modelo cinético molecular.

- Aplicar o modelo cinético molecular para compreender e explicar algumas propriedades específicas dos materiais.

 

2.            Modelos para o Átomo:

- Conceber as partículas dos materiais e suas representações nos contextos históricos de suas elaborações 

- Compreender o Modelo de Dalton.

- Compreender o Modelo de Thomson

- Compreender o Modelo Rutherford.

 

- Compreender o Modelo de Bohr.

- Empregar os modelos atômicos na explicação de alguns fenômenos.

 

3.            Representações para átomos

- Representar um elemento químico qualquer a partir de seu símbolo e número atômico.

- Representar as partículas do átomo: prótons, elétrons e nêutrons.

- Representar isótopos.

- Usar a Tabela Periódica para reconhecer os elementos, seus símbolos e as características de substâncias elementares.

4.            Modelos para as Transformações químicas

- Explicar uma TQ utilizando o modelo de Dalton.

- Aplicar modelos para compreender a Lei de Lavoisier.

- Aplicar modelos para compreender a Lei de Proust.

 

EIXO TEMÁTICO 3: ENERGIA

Tema 3: A energia envolvida nas transformações dos materiais

  1. Energia-Transformações:

- Compreender aspectos relacionados à energia na dissolução de substâncias.

- Compreender que há calor envolvido nas transformações de estado físico e transformações químicas.

- Identificar transformações endotérmicas e exotérmicas.

- Saber que para cada TQ existe um valor de energia associado.

- Identificar espécies presentes em transformações de oxidação e redução.

 

2.            Energia- Movimentos de elétrons:

- Identificar espécies presentes em transformações de oxidação e redução.

- Reconhecer processos de oxidação e redução.

 

3.            Energia-Combustíveis fósseis:

- Reconhecer o petróleo como fonte de combustíveis fósseis.

- Saber que reações de combustão e queima de combustíveis fósseis liberam energia.

- Associar aquecimento global com a queima de combustíveis fósseis.

 

4.            Energia- Alimentos:

- Reconhecer a relação entre a alimentação e produção de energia.

- Compreender informações sobre o valor calórico dos alimentos.

- Entender que a produção de energia a partir dos carboidratos se dá pela combustão.

- Reconhecer a fotossíntese como um processo de TQ associado à energia.

 

EIXO TEMÁTICO 4: MATERIAIS- APROFUNDAMENTO

Tema 4: Propriedade dos materiais

  1. Substâncias metálicas:

- Reconhecer substâncias metálicas por meio de suas propriedades e usos.

- Reconhecer os constituintes dos metais e sua representação por meio de fórmulas.

- Caracterizar as substâncias metálicas por meio de modelos.

 

2.            Substâncias iônicas:

- Reconhecer substâncias iônicas por meio de suas propriedades e usos.

- Reconhecer os constituintes das substâncias iônicas e sua representação por meio de fórmulas.

- Caracterizar as substâncias iônicas por meio de modelos.

 

3.            Sólidos covalentes

- Reconhecer sólidos covalentes por meio de suas propriedades e usos.

- Reconhecer os constituintes dos sólidos covalentes e sua representação por meio de fórmulas.

- Caracterizar os sólidos covalentes por meio de modelos.

 

4.            Substâncias moleculares:

- Reconhecer substâncias moleculares por meio de suas propriedades e usos.

- Reconhecer os constituintes das substâncias moleculares e sua representação por meio de fórmulas.

- Caracterizar as substâncias moleculares por meio de modelos.

- Compreender a polaridade das moléculas.

 

5.            Velocidade das TQ:

- Reconhecer a variação na velocidade das TQ

- Identificar fatores que afetam a velocidade das TQ: temperatura.

- Identificar fatores que afetam a velocidade das TQ: superfície de contato.

- Identificar fatores que afetam a velocidade das TQ: concentração.

- Caracterizar a variação da velocidade das TQ por meio de modelo explicativo.

 

6.            Equilíbrios nas TQ

- Identificar fatores que afetam o equilíbrio e usar o Princípio de Le Chatelier

- Reconhecer o equilíbrio iônico H+ e OH- (pH e pOH).

 

Tema 5: Medidas das quantidades dos materiais

  1. Soluções:

- Reconhecer relações entre quantidades de massa e volume envolvidas em uma solução.

- Compreender informações contidas em rótulos relacionadas a soluções.

 

- Compreender os aspectos relacionados à quantidade de energia absorvida ou liberada no fenômeno da dissolução.

 

2.            Quantidade de matéria

- Conceituar a grandeza “ quantidade de matéria” (mol).

- Aplicar o conceito de “quantidade de matéria.

 

Tema 6: Comportamento Ácido- Básico das Soluções

  1. Acidez e Basicidade: - Compreender que as soluções apresentam comportamento ácido, básico ou neutro.
  2. Neutralização de soluções: - Reconhecer transformações químicas que envolvem a neutralização de soluções.
  3. Caráter ácido ou básico de soluções: Conceituar pH e pOH.

 

Tema 7: Propriedades Coligativas

Propriedades coligativas de soluções

- Identificar os fenômenos de volatilidade e pressão de vapor.

- Reconhecer os processos que alteram os valores da temperatura de ebulição e congelamento de substâncias líquidas.

 

Tema 8: Substâncias orgânicas 

Principais grupos de substâncias orgânicas:

- Reconhecer as substâncias que apresentam as principais funções orgânicas e algumas de suas características. 

- Reconhecer sabões e detergentes mais comuns.

- Reconhecer polímeros mais comuns.

 

EIXO TEMÁTICO 5: MODELOS – APROFUNDAMENTO

Tema 9: Constituição e Organização das Substâncias 

  1. Ligação metálica

- Caracterizar o modelo da ligação metálica.

- Compreender a relação entre as propriedades dos metais e o modelo de ligação.

 

2.            Ligação iônica

- Caracterizar o modelo da ligação iônica.

- Compreender a relação entre as propriedades dos sólidos iônicos e o modelo de ligação.

- Reconhecer diferentes formas de agregação entre íons.

- Fazer previsões sobre a presença de íons em solução.

 

3.            Ligação covalente

- Caracterizar o modelo da ligação covalente.

- Identificar átomos que formam ligações covalentes.

- Compreender a relação entre as propriedades dos sólidos covalentes e o modelo de ligação.

- Compreender as características do modelo de ligação covalente entre os átomos de substâncias moleculares.

- Conceituar ligações covalentes polares e apolares.

 

4.            Interações intermoleculares

- Compreender modelos de interações intermoleculares.

- Explicar o fenômeno da solubilidade para substâncias moleculares.

- Relacionar o modelo de interações intermoleculares com propriedades e transformações envolvendo substâncias moleculares.

Tema 10: Transformações das Substâncias

Teoria das colisões:

- Caracterizar o modelo de colisões entre as partículas nas TQ.

- Reconhecer como a variação da temperatura afeta as colisões efetivas.

- Reconhecer como a variação da superfície de contato afeta as colisões efetivas.

- Reconhecer como a variação da pressão afeta as colisões efetivas.

- Reconhecer como a variação da concentração afeta as colisões efetivas.

 

EIXO TEMÁTICO 6: ENERGIA – APROFUNDAMENTO

Tema 11: Energia nas transformações químicas 

  1. Energia de ativação:

- Usar o conceito de energia de ativação (EA).

- Reconhecer representações gráficas para TQ que envolvem energia.

- Entender a função dos catalisadores.

- Reconhecer representações gráficas para TQ que indicam o efeito de catalisadores.

 

2.            Entalpia:

- Conceituar entalpia.

- Compreender os aspectos quantitativos relacionados à variação de energia em uma transformação química – Lei de Hess.

 

3.            Movimento de cargas elétricas:

- Transformações que envolvem produção de energia.

- Transformações que envolvem consumo de energia.

 

 

Links Complementares - QUÍMICA

TEMA 1

https://www.youtube.com/watch?v=TMQGLstE7BQ

TEMA 2

https://www.youtube.com/watch?v=ANnkstfG6nE

TEMA 3

https://www.youtube.com/watch?v=CgVAfiwGALw

TEMA 4

https://www.youtube.com/watch?v=DIE2CMVGhP8

TEMA 5

https://www.youtube.com/watch?v=Y3OAhw8qppM

TEMA 6

https://www.youtube.com/watch?v=7F06LPKYeKM

TEMA 7

https://www.youtube.com/watch?v=QBEP39KSito

TEMA 8

https://www.youtube.com/watch?v=Q_5rB0iF6oI

TEMA 9

https://www.youtube.com/watch?v=vBk25jInCF4

TEMA 10

https://www.youtube.com/watch?v=Q3W87TI1uaY

TEMA 11

https://www.youtube.com/watch?v=Q3W87TI1uaY

 

 

 

 

Referências Bibliográficas/Edições Atualizadas - Química

NÓBREGA, Olímpio Salgado e outros. Química. Vol. Único, Ed. Ática Ltda.

BIANCHI, José Carlos de Azambuja e outros. Universo da Química – Ensino Médio. Vol. Único, Ed. FTD Ltda.

FELTRE, Ricardo. Química. Vols. 1, 2 , 3, Ed. Moderna Ltda.

CANTO. Eduardo Leite do e PERUZZO, Francisco Miragaia. Química na Abordagem do Cotidiano. Vols. 1, 2, 3. Ed. Moderna Ltda.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos e outros. Química e Sociedade. Vol. Único, Ed. Nova Geração.

MORTIMER, Eduardo Fleury e MACHADO, Andréa Horta. Química. Vol. Único, Ed .Scipione.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agendamento Para Provas De Banca - Outubro/2025

  Atenção Candidato da Banca Permanente No dia  16 de Setembro  2025 (Terça-feira)  será aberta agenda para Provas em   Outubro  – 2025. * T...