PROGRAMAS DE ESTUDOS - ENSINO MÉDIO
PROGRAMA DE ESTUDOS
Ensino Médio – Linguagens e suas tecnologias - Prova: Área I
LÍNGUA PORTUGUESA – Ensino Médio.
CONTEÚDO | FONTE DE PESQUISA |
REDAÇÃO Estrutura do Texto Dissertativo-Argumentativo Como preencher a folha da Redação (Usa-se o mesmo modelo do ENEM) | · http://www.dominiopublico.gov.br/ · https://piaui.folha.uol.com.br/ https://www.youtube.com/watch?v=uxsW1VrgifU https://www.youtube.com/watch?v=NbnBibQtK9Y
https://www.youtube.com/watch?v=R98ck8FNnsY · https://www.soportugues.com.br/secoes/morfologia/ · http://www.gramaticaonline.com.br/ https://www.youtube.com/watch?v=5Z8ziZYcSdg · https://www.infoescola.com/literatura-brasileira/ · https://www.estude.net/literatura-colonial/ http://www.dominiopublico.gov.br/ https://www.lendo.org/ https://www.youtube.com/watch?v=SEqFRVMqN9M https://guiadoestudante.abril.com.br/redacao/ · https://enem.inep.gov.br/sistema-de-redacao/ · https://blogdoenem.com.br/category/redacao/
https://www.youtube.com/watch?v=yuz-gswiB50 |
TEXTO DISSERTATIVO |
Dissertar – persuadir, levar a crer, convencer, aconselhar, indicar. Estrutura do texto dissertativo
· Introdução – delimitar o tema e defender a tese é preparar o leitor/ouvinte para uma sequência de argumentos que vão gradativamente convencendo-o a refletir sobre o assunto em causa e levando-o a se posicionar a seu respeito. Obs.: Iniciar bem um texto faz com que o leitor tenha vontade de continuar a lê-lo. É nesse começo que, em linhas gerais, se define o que será dito e, em certa medida, também já se define o caminho que será trilhado para dizê-lo. Numa introdução, é aconselhável mostrar porque o tema merece atenção, justificando com dados concretos, exemplos reais, situação histórica, e muitos outros elementos que revelarem convenientes para cada assunto abordado. · Desenvolvimento – da mesma forma que na introdução se dá o tópico frasal, nos parágrafos de desenvolvimento, devem acontecer as ideias centrais em torno das quais estarão os elementos que reforçarão a tese defendida. Recursos para persuadir: Dados ou fatos que podem ser comprovados – pronunciamentos de pessoas renomadas – comparações – analogias – raciocínios constituídos de causa e consequência. Dos recursos citados acima, interessa destacar o que se baseia na relação de causa e consequência. Se estivéssemos desenvolvendo por exemplo o tema “a mulher e a luta que ainda não chegou ao fim”, poderíamos usar argumentos tais como: - durante milênios o homem se impôs (causa); para as mulheres foram milênios de submissão (consequência). - Revolução Industrial (causa); a mulher foi chamada a trabalhar junto com os homens – início da libertação (consequência). Mulheres com escolaridade (causa); novas conquistas – igualdade jurídica, pílulas anticoncepcionais (consequência). Observar como bons textos são estruturados, nos ajuda a perceber o quanto é enfadonho dizer o que já estamos cansados de ouvir, o que já lugar comum. Como exemplo, podemos lembrar de certos discursos de políticos, construídos em cima de repetitivas promessas que nada oferecem de concreto ou tão comum “politicagem” com sua eterna mania de posar de “bonzinho” e tentar nos convencer das vigarices da oposição. E construindo nossos argumentos que percebemos o quanto conhecemos do assunto em questão. Jamais poderemos opinar e ser suficientemente o assunto, por isso é importante ler, conversar e refletir. Sem ideias claras, não há argumentos. O texto dissertativo se faz por meio de uma linguagem clara, predominantemente, objetiva, num raciocínio lógico, coerente e claro. · Conclusão – se a introdução é tão importante para apresentar a ideia geral do assunto, para prender a atenção, e o desenvolvimento para fornecer dados, exemplos, comparações, causas e consequências, a conclusão é igualmente importante para sintetizar o que foi dito, dando uma resposta à questão exposta no início. Em síntese, ela deve estar sintonizada com o restante do texto, se, para seu autor, ela fecha um raciocínio, para o leitor, ela abre possibilidades reflexivas, induzindo-o a pensar mais sobre o assunto.
|
Dicas para elaborar a Redação |
· Como é a Redação da Banca Permanente de Avaliação?
A redação da Banca Permanente é no formato de um texto dissertativo-argumentativo. Os candidatos devem escrever a redação de acordo com uma proposta de tema apresentada.
· Como começar uma Redação da Banca Permanente de Avaliação?
A estrutura da redação da Banca Permanente de Avaliação deve ser a de uma argumentação dissertativa assim como em outras provas relevantes no cenário educacional brasileiro, como ENEM e ENCCEJA, por exemplo. É evidente que a regra de começo, meio e fim faz todo o sentido aqui, sendo uma das etapas de análise direta por parte do avaliador. Convém destacar que todos os interessados na aprovação devem compor uma redação ampla com embasamento teórico sem fugir da temática em questão. Isto é, não deixe de lado a ortografia correta, não faça linhas longas e nem letra grande. Preste atenção, ainda, às pausas que as vírgulas podem lhe auxiliar, deixando o texto mais fluído e agradável ao leitor. Para iniciar, procure sempre fazer uma introdução ao assunto de forma sucinta e abrangendo os aspectos que você pretende decorrer na continuidade do texto, ou seja, tanto no desenvolvimento quanto na conclusão.
· Precisa colocar título na Redação da Banca Permanente de Avaliação? Outra dúvida frequente dos candidatos da Banca Permanente de Avaliação condiz com a necessidade ou não do título na redação. Na verdade, você precisa se preparar com o máximo de antecedência e estar pronto para agregar um título certeiro e direto para sua redação, isso porque ele é sim obrigatório. A estruturação é importante, porém tudo começa com o título. Desta maneira, orientamos você a ser direto e não fugir do assunto proposto para evitar perdas conceituais logo na primeira impressão de seu texto.
|
Bibliografia Recomendada:
Gramática:
· CEGALLA, Domingos Paschoal. "Novíssima Gramática da Língua Portuguesa."
· BECHARA, Evanildo. "Moderna Gramática Portuguesa."
Literatura:
· CANDIDO, Antonio. "Formação da Literatura Brasileira."
· BOSI, Alfredo. "História Concisa da Literatura Brasileira."
· MOISÉS, Massaud. "A Literatura Brasileira Através dos Textos."
Redação:
· GARCIA, Othon M. "Comunicação em Prosa Moderna."
· KOCH, Ingedore G. V. e TRAVAGLIA, Luiz Carlos. "Texto e Coerência."
Leitura e Interpretação:
· FISCHER, Luís Augusto. "O texto e a construção dos sentidos."
· FIORIN, José Luiz. "Elementos de Análise do Discurso."
Dicas Adicionais
· Estudo Diário: Dedique pelo menos 1 hora por dia para estudar Língua Portuguesa.
· Leitura Regular: Leia livros, artigos, jornais e revistas para melhorar vocabulário e compreensão.
· Prática Constante: Escreva regularmente e peça feedback para melhorar.
· Utilize dicionários online como https://michaelis.uol.com.br/ para ampliar seu vocabulário.
INGLÊS – Ensino Médio
CONTEÚDO | FONTE DE PESQUISA |
Eixo temático I – Recepção e produção de textos escritos de gêneros Textuais variados em língua estrangeira Temas: Compreensão escrita, leitura e aspectos léxicos-sistêmicos 1. Condições de produção do texto escritos de gêneros textuais diferentes; 2. Informações específicas e objetivo do leitor; 3. Elementos não verbais e saliências gráficas; 4. Características formais, lógicas e sistemática de gêneros textuais diferentes; 5. Características lógicas e sistemática dos tipos textuais; 6. Elos coesivos em gêneros textuais diferentes; 7. Interferência na compreensão de textos escritos de gêneros textuais diferentes; 8. Funções sociocomunicativas do imperativo; 9. Funções sociocomunicativas dos marcadores do discurso; 10. Funções sociocomunicativas dos pronomes; 11. Funções sociocomunicativas dos modais;
| https://www.gutenberg.org/ (Livros gratuitos em várias línguas) https://librivox.org/ (Audiolivros gratuitos) https://www.lonelyplanet.com/ (Descrições de destinos turísticos) https://www.nationalgeographic.com/ (Artigos descritivos sobre natureza e cultura) https://pt.khanacademy.org/humanities/grammar/syntax
https://www.duolingo.com https://www.conjugacao.com.br/ https://www.thesaurus.com/ (Dicionário de sinônimos) https://www.wordreference.com/ (Dicionário bilíngue)
https://www.youtube.com https://www.languagepod101.com/
|
Bibliografia Recomendada:
1. Foley, Mark. "Advanced Learner's Grammar." Longman.
2. Mann, Malcolm e Taylore-Knowles, Steve. "Destination C1 & C2: Grammar & Vocabulary." Macmillan.
Recursos Adicionais:
· Aplicativos e plataformas online: Duolingo, BBC Learning English, Coursera.
· Materiais multimídia: Filmes, séries, podcasts e músicas em inglês.
· Dicionários: Oxford Advanced Learner's Dictionary, Cambridge Dictionary Online.
ARTES – Ensino Médio
CONTEÚDO | FONTE DE PESQUISA |
EIXO TEMÁTICO I - Conhecimento e Expressão em Artes Audiovisuais Tema 1: Percepção Audiovisual e Sensibilidade Estética: Apreciação e Análise de Imagens e Sons em Produtos Audiovisuais Tema 2: Movimentos Artísticos em Artes Audiovisuais em diferentes épocas e Diferentes Culturas: Relações entre as Artes Audiovisuais, seu contexto na história da humanidade e a Arte Contemporânea Tema 3: Elementos formais da Obra de Artes Audiovisuais Tema 4: Expressão e Difusão em Artes Audiovisuais: Elaboração e Produção de Obras Audiovisuais Tema 13: Apreciação e análise de imagens e sons em produtos audiovisuais em Minas Gerais Tema 14: Relações entre as Artes Audiovisuais e a Arte Contemporânea Tema 15: Elementos Formais das Artes Audiovisuais e seu discurso Tema 16: Elaboração e produção de obras Audiovisuais 1. Análise e crítica de produtos audiovisuais contemporâneos 2. Estudo das artes audiovisuais contemporâneas 3. Estrutura da obra audiovisual 4. Elaboração de roteiros de produtos audiovisuais 5. Estudo de diferentes produtos audiovisuais 6. Teoria das especificidades do discurso audiovisual 7. Características das obras audiovisuais brasileiras 8. Glossário 9. Elaboração de obras de Artes Audiovisuais
EIXO TEMÁTICO II – Conhecimento e Expressão em Artes Visuais Tema 5- Percepção Visual e Sensibilidade Estética: Apreciação e Análise de Imagens e Objetos Artísticos Tema 6: Movimentos Artísticos em Artes Visuais em diferentes épocas e diferentes Culturas: Relações entre as Artes Visuais, seu contexto na história da humanidade e a arte contemporânea Tema 7: Expressão e elementos formais da obra de artes visuais Tema 17: Apreciação e análise de imagens e objetos artísticos Contemporâneos 1. Análise e crítica de obras de artes visuais contemporâneas 2. Estudo das premissas das artes visuais contemporâneas 3. Cor, forma e composição 4. Análise e crítica de obras de artes visuais contemporâneas produzidas em Minas Gerais. 5. Confecção de álbuns e portfólios. 6. A cor, a forma e a composição nas obras de arte locais e regionais. 7. Elaboração de obras bidimensionais. 8. Elaboração de obras tridimensionais
EIXO TEMÁTICO III – Conhecimento e Expressão em Dança Tema 8: Percepção Gestual/ Corporal e Sensibilidade Estética: Análise de produções de dança em diferentes épocas e diferentes culturas; Expressão corporal e gestual Tema 20: Percepção, Análise e Expressão Gestual/Corporal 1. Apreciação e análise de danças contemporâneas 2. Análise e critica de obras de danças contemporâneas produzidas em Minas Gerais 3. Estudo das premissas da dança contemporânea 4. Planos e peso dos gestos 5. Espaço, tempo, ritmo e movimento 6. Improvisação coreográfica 7. Interpretação coreográfica
EIXO TEMÁTICO IV –Conhecimento e Expressão em Música Tema 9: Percepção Sonora e Sensibilidade Estética: Os sons em fontes sonoras diversas e contextualização da música na história da humanidade Tema 10: Fundamentos da música e expressão musical Tema 21: Os sons em fontes sonoras diversas e Contextualização da Musica na história da humanidade Tema 22: Fundamentos da Expressão Musical 1. Produção de sons em fontes sonoras diversas 2. Ritmo e movimento 3. Análise e critica de obras musicais da atualidade produzida em Minas Gerais 4. Estudo das modalidades e funções da música de diferentes épocas e culturas 5. Estudo e prática de encadeamentos harmônicos 6. Improvisação e criação musical com voz e fontes sonoras diversas 7. Execução de músicas tradicionais e da atualidade
EIXO TEMÁTICO V – Conhecimento e expressão em Teatro Tema 11: Percepção Dramática e Sensibilidade Estética: Análise de Produções de Teatro na atualidade Tema 12: Movimentos Artísticos em teatro em diferentes épocas e diferentes culturas: Contextualização do teatro na história da humanidade: expressão Cênica e Teatral Tema 23: Análise de Produções de Teatro na atualidade em Minas Gerais Tema 24: Contextualização, Expressão Cênica e teatral na história da humanidade 1. Apreciação e análise de teatro contemporâneo 2. Abrangência do teatro em diferentes períodos na história 3. Análise e crítica de obras de teatro produzidos em Minas Gerais 4. Conhecimento da dramaturgia tradicional e contemporânea 5. Narrativas e ação dramática 6. Espaço, tempo, ritmo e movimento 7. Improvisação e construção de personagens 8. Interpretação e representação de peças teatrais tradicionais e/ou criadas pelo grupo | · https://pt.khanacademy.org/humanities/art-history · https://www.youtube.com/user/canalarte1 https://www.youtube.com/watch?v=SEqFRVMqN9M · https://www.danca.com/ · https://www.youtube.com/user/fitdanceportal
· https://www.teoria.com.br/ · https://www.musictheory.net/ · http://www.cacilda.com.br/ · https://globoteatro.globo.com/ |
Bibliografia Recomendada:
o GOMBRICH, E. H. "A História da Arte". LTC Editora.
o JANSON, H. W. "História da Arte". Martins Fontes
EDUCAÇÃO FÍSICA – Ensino Médio
CONTEÚDO | FONTE DE PESQUISA |
EIXO TEMÁTICO 1 – Esporte Temas: Handebol, basquete, voleibol, futsal, atletismo (Corrida e Saltos), Peteca 1. Aprimoramento técnico das modalidades 2. Aprimoramento tático das modalidades esportivas 3. Regras 4. Relação entre esporte, saúde, doping e qualidade de vida 5. Esporte, lazer e sociedade 6. Esporte, consumo e mídia Temas complementares Atletismo (Lançamentos e corridas: Rústica e com Barreiras). Vôlei de dupla, Futevôlei , Futebol de Campo I- Aprimoramento técnico das modalidades II- Aprimoramento técnico das modalidades III- Regras
EIXO TEMÁTICO 2 – Jogos e BRINCADEIRAS Temas: Jogos de Rua, Jogos de Salão e Capoeira 1. O jogo lúdico 2. A diversidade cultural dos jogos e brincadeiras. 3. Capoeira
Temas complementares Jogos Aquáticos e de outras culturas I- Jogos aquáticos II- Jogos de outras culturas
EIXO TEMÁTICO 3 – Ginástica Temas: Ginastica Geral, Ginástica localizada, Ginástica em Academia, Caminhada 1. Características e finalidades 2. Alongamento e flexibilidade 3. Caminhada 4. Balanço clórico 5. Ginastica, consumo e mídia 6. A ginastica e o lazer
Temas complementares Ginástica aeróbica Ginastica Artística, Práticas circenses I- Aprimoramento técnico das modalidades II- Práticas corporais da cultura oriental: caratê, muay thay, Kung fu, aikido. Tae kwon do, tai chi chuan, ioga, dentre outras.
EIXO TEMÁTICO 4 – Dança e expressões rítmicas Temas: Dança criativa, Dramatização, Pantomima 1. A expressão corporal como linguagem 2. Exercícios coreográficos 3. Elementos construtivos da dança, formas, espaço, tempo 4. O corpo na dança e nos movimentos expressivos 5. Criação e improvisação 6. A diversidade cultural nas danças brasileiras 7. Dança e mídia 8. Dança como meio de desenvolvimento de valores e atitudes 9. Dança e relações de gênero
Temas complementares I- Características de cada modalidade de dança II- A dança nos eventos escolares: festivais | http://www.portaleducacaofisica.com.br http://www.mec.gov.br |
Bibliografia Recomendada:
· BETTI, Mauro; ZULIANI, Lino Castellani Filho. Educação Física e Esporte: Perspectivas para o Século XXI. Editora Papirus, 2002.
· GALLAHUE, David L.; OZMUN, John C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos. Editora Phorte, 2005.
· DARIDO, Suraya Cristina; SOUZA, Elizabeth Paoliello Monteiro de. Educação Física na Escola: Implicações para a Saúde. Editora Guanabara Koogan, 2005.
PROGRAMA DE ESTUDOS
Ensino Médio – Matemática e suas tecnologias - Prova: Área II
MATEMÁTICA – Ensino Médio
CONTEÚDO | FONTE DE PESQUISA |
|
Links Complementares https://www.youtube.com/watch?v=xpv-SWbDUr8 https://www.youtube.com/watch?v=pyAapMye4Ts https://www.youtube.com/watch?v=qbPZnwYrfoI https://www.youtube.com/watch?v=ktr4wfXi9xg&list=PLaKmzX_hXWkKUkIYwKXyg-_pqHe-27FAZ https://www.youtube.com/watch?v=hP59QyuhTbc https://www.youtube.com/watch?v=KvViLWW5_sg https://www.youtube.com/watch?v=iNCkGogNtKI https://www.youtube.com/watch?v=b31jJ7BKjAE https://www.youtube.com/watch?v=ijz4i6UK6Ww https://www.youtube.com/watch?v=lFWvkvK8sho https://www.youtube.com/watch?v=vxKV2UZkKm8
|
Referências Bibliográficas/Edições Atualizadas
LONGEN, Adilson. Matemática. Vol. Único 3 Séries, Ed. Nova Didática Ltda. Matemática: Uma Atividade Humana. Vol. Único 3 Anos, Base Editora e
Gerenciamento Pedagógico.
BIANCHINI, Edwaldo Roque e PACCOLA, Herval. Matemática 1a Série, Ed. Moderna Ltda. Matemática 2a Série, Ed. Moderna Ltda. Matemática 3a Série, Ed. Moderna Ltda.
DANTE, Luiz Roberto. Matemática. Vol. Único 3 Séries, Ed. Ática Ltda.
PAIVA, Manoel Rodrigues. Matemática. Vol. Único 3 Séries, Ed. Moderna Ltda.
ZAMPIROLO, Maria José C. de Vasconcelos e outros. Matemática. Vol. Único 3 Séries, Ed. do Brasil Ltda.
AUGUSTO, Oscar. e NETO, Guelli. Matemática. Vol. Único 3 Séries, Ed. Ática Ltda.
SMOLE, Kátia Cristina Stocco e outros. Matemática 1a Série, Saraiva Livreiros Editoras Ltda. Matemática 2a Série, Saraiva Livreiros Editoras Ltda. Matemática 3a Série, Saraiva Livreiros Editoras Ltda.
SILVA, Cláudio Xavier da e FILHO, Benigno. Matemática – Aula por Aula – Vol. Único 3 Anos, Ed. FTD S/A
IEZZI, Gerson e outros. M atemática – Ciência E Aplicações. Vol. Único 3 Anos, Saraiva Livreiros Editoras
Ltda.
PROGRAMA DE ESTUDOS
Ensino Médio – Ciências Humanas e Aplicadas Prova: Área III
GEOGRAFIA – Ensino Médio
CONTEÚDO | FONTE DE PESQUISA |
A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: 1. A Nova Ordem Mundial 2. Os conflitos 3. As mudanças no Leste Europeu 4. China e Cuba, os remanescentes do socialismo. II - GEOGRAFIA GERAL: 1. Os Continentes 2. Os países capitalistas desenvolvidos 3. O Terceiro Mundo 4. As relações comerciais e financeiras 5. A população e as atividades econômicas rurais e urbanas 6. O homem e os problemas ambientais 7. A atividade industrial 8. As fontes de energia 9. Os elementos da paisagem (clima, vegetação, relevo, hidrografia, estrutura geológica e solo). III - GEOGRAFIA DO BRASIL: 1. Localização 2. Divisão política 3. Aspectos naturais (clima, vegetação, relevo, hidrografia, estrutura geológica e solo). 4. População (rural e urbana, migrações internas e externas, formação étnica, urbanização, crescimento e controle da população). 5. Espaço de produção -Atividades agrárias (conflitos pelas terras férteis, produção X fome, estrutura fundiária) -Pecuária -Atividades industriais -Fontes de energia.
| https://www.youtube.com/watch?v=vonz6HrVhWc
https://www.youtube.com/watch?v=MQvXBPb1Yow&list
https://www.youtube.com/watch?v=psbXrVKw7gM
|
HISTÓRIA – Ensino Médio
CONTEÚDO | FONTE DE PESQUISA |
HISTÓRIA GERAL I - Introdução ao Estudo da História 1. Reflexão sobre a História 2. A origem do Homem e a sua evolução 3. A construção da História e as demais Ciências 4. Da Pré-História ao advento da Civilização II - Antiguidade Oriental 1. Egito 2. Mesopotâmia 3. Hebreus 4. Cretenses 5. Fenícios 6. Persas 7. As Civilizações - Grega - Romana III - Idade Média 1. A formação dos reinos bárbaros 2. O Império Bizantino 3. O Mundo Árabe 4. O Feudalismo 5. As Cruzadas 6. A Igreja Católica na Europa medieval IV - Idade Moderna 1. A formação das Monarquias Nacionais na Europa 2. A Expansão Marítima e a colonização da América 3. A Revolução Comercial – Mercantilismo 4. O Renascimento Cultural 5. As reformas Religiosas (século XVI) 6. A Revolução Industrial 7. O Iluminismo e os déspotas esclarecidos 8. A independência dos Estados Unidos V - Idade Contemporânea 1. A Revolução Francesa (O Império Napoleônico) 2. Independência dos países americanos 3. A política Imperialista na Ásia e na África (Século XIX) 4. A Primeira Guerra Mundial 5. Regimes Totalitários 6. A Segunda Guerra Mundial 7. A ONU e a Guerra Fria 8. A Ciência e a Cultura no século XIX B - HISTÓRIA DO BRASIL VI - Brasil Colônia 1. O Descobrimento do Brasil 2. As expedições do período pré-colonial 3. As Capitanias Hereditárias 4. Os Governos Gerais 5. As rebeliões nativistas 6. Ciclos econômicos 7. A formação do povo brasileiro 8. A conquista do interior brasileiro (Entradas e Bandeiras) 9. A Igreja e o papel dos Jesuítas no Brasil 10. A Cultura no Período Colonial VII - Brasil Império 1. O processo de independência 2. Primeiro Reinado (1822-1831) - A constituição de 1824 - A confederação do Equador - Abdicação de D. Pedro I 3. Período Regencial (1831-1840) - As rebeliões provinciais 4. Segundo Reinado (1840-1889) - A Revolução Praieira - Economia e sociedade no Segundo Reinado - A Guerra do Paraguai VIII - Brasil República 1. Organização do novo Regime Político 2. A República do Café-com-leite 3. A Era Vargas (1930-1945) 4. A República de 1945-1964 5. O Brasil de hoje: A Nova República - Economia - Educação - Saúde - Ciência e Tecnologia - A política externa e a realidade mundial | https://www.youtube.com/watch?v=U3jbwwt402E
https://www.youtube.com/watch?v=QQtYVp--QXo
|
BIBLIOGRAFIA:
ARRUDA, J. J. A. História Antiga e Medieval. Ed. Atica. São Paulo.
____História Moderna e Contemporânea. Ed. Atica. São Paulo.
ARRUDA, J. J. A., PILETTI, N. Toda a História. Ed. Atica. São Paulo.
CAMPOS, R. Estudos da História Antiga e Medieval. Ed. Atual. r
COSTA, L. C. A., MELO, L. I. A. História do Brasil. Ed. Scipione. São Paulo.
COTRIM, G. História Geral para uma Geração Consciente. Ed. Saraiva.
FERREIRA, L. O. História do Brasil. Ed. Atica. São Paulo.
PEDRO, A. História do Brasil. Ed. FTD.
____Historia Geral. Ed. FTD.
PILETTI, N. História do Brasil. Ed. Atica. São Paulo.
*Obs.: Outros livros que contenham os assuntos também poderão ser utilizados
SOCIOLOGIA – Ensino Médio
CONTEÚDO | FONTE DE PESQUISA |
• O indivíduo na sociedade e a Sociologia • O que permite ao indivíduo viver em sociedade • O que nos une e nos diferencia como humanos • O que nos desiguala como humanos • A diversidade social brasileira • A cultura na vida social • O trabalho na vida social • A questão da violência • A Globalização • Cidadania • Participação Política • Organização Política do Estado Brasileiro O que é a não-cidadania REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: Introdução à Ciência da Sociedade. São Paulo: Moderna, 1997. GIDDENS, A. Sociologia. São Paulo: Thompson, 2005. MARTINS, Carlos B. O que é Sociologia. 7ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1984. [Coleção Primeiros Passos]. OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia, São Paulo: Ática, 2002. DIMENSTEIN, Gilberto; RODRIGUES, Marta M. Assumpção; GIANSANTI, Álvaro César. Dez lições de sociologia para um Brasil cidadão: volume único. São Paulo: FTD, 2008
| https://www.youtube.com/watch?v=QqdaCLePxV4
|
FILOSOFIA – Ensino Médio
CONTEÚDO | FONTE DE PESQUISA |
• Pensamento mítico e religioso, Identidade da filosofia e a filosofia grega. • Os principais períodos da filosofia. • A preocupação com as formas de conhecimento. • O pensamento e a relação com o conhecimento. • Estruturas da consciência. • A definição de linguagem e sua importância. • A verdade como valor na filosofia. • Dificuldades na busca da verdade. • Concepções de verdade. • A razão na filosofia e a descontinuidade temporal como conceito filosófico. • A lógica e seus elementos na filosofia. • A metafísica. • O conhecimento científico e a razão instrumental. • Ética • Filosofia e religião. • A cultura na natureza humana. • A etnografia. • O mundo da prática e a filosofia na arte. • A ética nas relações humanas. • A filosofia e a moral. • As concepções filosóficas da liberdade. • As diferentes formas políticas dos povos; sociedade e estado; regimes políticos. • O movimento liberal brasileiro; o positivismo brasileiro; a escola de Belo Horizonte
|
https://www.youtube.com/watch?v=Dcj5b-rLsdk
|
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
CHAUÍ, M. O que é Ideologia. 27ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1988.
____Filosofia, Ed. Ática, Sâo Paulo, 2002.
CORDI, Cassiano, et al. Para Filosofar, Scipione, S. Paulo, 1995.
DIMENSTEIN, Gilberto, et. al. Dez lições de Filosofia para um Brasil cidadão, FTD,
S. Paulo, 2008.
GRANGER, Gilles-Gaston. Por um conhecimento filosófico. Campinas: Papirus,
1989.
PROGRAMA DE ESTUDOS
Ensino Médio – Ciências da Natureza e suas tecnologias - Prova: Área IV
BIOLOGIA – Ensino Médio
CONTEÚDO | FONTE DE PESQUISA |
BIOLOGIA – Ensino Médio EIXO TEMÁTICO PRINCIPAL: ENERGIA Eixos Associados: Biodiversidade, Materiais e Modelagem. TEMA 1: Teia da vida 1. Fotossíntese como fonte primária de biomassa: - Identificar o sol como fonte primária de energia; - Relacionar os fatores ambientais; 2. Relações alimentares como forma de transferência de energia e materiais: - Analisar cadeias e teias alimentares - Reconhecer a existência de fluxo de energia e ciclos dos materiais que interferem na fotossíntese; 3. Ciclo do carbono, do oxigênio, do nitrogênio e da água: Reconhecer que os elementos químicos tais como carbono, oxigênio ciclam nos sistemas vivos. 4. Processos biológicos de obtenção de energia: fotossíntese e respiração e fermentação: - Analisar os processos de obtenção de energia pelos sistemas vivos; - Identificar os fatores ambientais que interferem nos processos de obtenção de energia; - Traçar o percurso dos produtos da fotossíntese em uma cadeia alimentar 5. Interferência humana nos ciclos dos materiais: Analisar a interferência humana nos ciclos dos materiais, tais como gás carbônico, nitrogênio e oxigênio, provocando a degradação dos ambientes. 6. População humana e seus desafios; - Relacionar densidade, crescimento populacional com os padrões de produção e consumo e com a devastação ambiental provocada pela poluição do ar, água, solo e extinção de espécies; - Avaliar a possibilidade de serem adotadas tecnologias de conservação ambiental no uso econômico da biodiversidade, expansão das fronteiras agrícolas e extrativismo; - Avaliar as condições ambientais, identificando o destino do lixo e do esgoto, tratamento dado à água, o modo de ocupação do solo, as condições dos rios e córregos e a qualidade do ar e as instâncias de administração pública responsáveis por essas condições ambientais; - Relacionar as condições socioeconômicas com saúde, educação, moradia, alimentação das populações humanas de diferentes regiões; TEMA 2: História da vida na Terra 1. Características gerais dos cinco reinos dos seres vivos: Identificar as características que diferenciam os organismos dos cinco reinos de seres vivos. 2. Evidências que explicam a evolução dos seres vivos: - Comparar as explicações sobre evolução dos seres vivos - Reconhecer que os seres vivos se transformam ao longo do tempo evolutivo. 3. Biomas e biodiversidades: - Identificar as principais causas da destruição dos ecossistemas brasileiros; - Reconhecer em situação problema os motivos que levam à extinção de espécies, tais como interferência humana, erupção vulcânica, terremotos, migração de populações de um ambiente para outro; - Identificar algumas espécies ameaçadas em ecossistemas brasileiros. 4. Ciclo de vida dos seres vivos e suas adaptações em diferentes ambientes: Reconhecer a diversidade das adaptações que propiciam a vida nos diferentes ambientes. 5. Características fisiológicas e adaptativas dos seres vivos (plantas e animais) ambientes (aquáticos, terrestres); - Reconhecer as características adaptativas relacionadas aos diferentes. - Reconhecer a importância de alguns representantes dos grupos: Protista, Fungi e Monera no ambiente e na saúde; 6. Mecanismos de evolução: reconhecer o papel das mutações e da recombinação como fonte de diversidade. 7. Fatores que levam a extinção de espécies - Comparar argumentos favoráveis ao uso sustentável da biodiversidade e tomar posição a respeito do assunto; - Avaliar relatórios publicados pelos órgãos governamentais e entidades científicas a respeito das espécies em extinção; 8. Evolução humana - Reconhecer a importância dos registros fósseis na construção das árvores filogenéticas; - Reconhecer o papel desempenhado pelo desenvolvimento da inteligência, da linguagem e da aprendizagem na evolução do ser humano; 9. Seleção natural e artificial: Apontar benefícios e prejuízos da interferência humana na evolução dos seres vivos. 10. Origem da vida; - Identificar diferentes explicações sobre a origem dos seres vivos, confrontando concepções religiosas, mitológicas e científicas, elaboradas em diferentes momentos; - Analisar experiências e argumentos utilizados por cientistas como F; Redi (1626-1697), L; Pasteur (1822-1895) para derrubar a teoria da geração espontânea; - Avaliar as ideias de Oparim sobre a vida na Terra; - Associar o surgimento da vida na Terra como um processo lento e relacionado às condições físico-químicas da Terra há bilhões de anos; TEMA 3: Corpo humano e saúde 1. Funções vitais do corpo humano: Estabelecer relações entre as várias funções do organismo humano. 2. Reprodução humana: Reconhecer a sexualidade humana em seus aspectos culturais e biológicos 3. Métodos contraceptivos: Identificar os diferentes métodos contraceptivos e seu modo de ação 4. Funções vitais do organismo: - Estabelecer relações entre os sistemas - Localizar os órgãos do aparelho reprodutor humano em um esquema. 5. Nossa forma de estar no mundo: - Identificar as principais doenças endêmicas e mortalidade infantil da região em que os alunos moram ou do Brasil e relacioná-las com as condições ambientais, acesso a atendimento médico e educação. - Identificar as principais doenças carenciais como as provocadas por deficiências alimentares, ocupacionais (como a LER) e as provocadas por materiais do ambiente como a silicose, - Avaliar proposta que visem melhoradas condições ambientais (individuais, coletivas e governamentais) - Relacionar o reaparecimento de determinadas doenças com a ocupação desordenada dos espaços urbanos e a degradação ambiental. - Relacionar qualidade de vida com os fatores que atuam sobre ela, como destino do esgoto e lixo, água e moradia.
TEMA 4: Linguagem da vida 1. Reprodução assexuada, sexuada e variedade genética: - Reconhecer a reprodução sexuada como fonte de variabilidade genética; - Reconhecer a reprodução assexuada como aquela que produz organismos idênticos entre si. 2. Teoria celular - a célula como unidade constitutiva dos seres vivos: Reconhecer que todos os seres vivos são constituídos de células. 3. Bases da herança-Leis de Mendel: Identificar os princípios das leis de Mendel resolvendo problemas de herança como abismo, ABO e Rh 4. Organização celular: - Comparar a organização e o funcionamento dos diferentes tipos de células estabelecendo identidade entre elas; - Identificar a natureza do material hereditário em todos os seres vivos, analisando sua estrutura química para avaliar a universalidade dessa molécula no mundo vivo; - Estabelecer relação entre DNA, código genético, fabricação de proteínas e determinação das características dos organismos.
5. Divisão celular: - Identificar a mitose como processo de produção de células idênticas - Identificar a meiose como processo de produção de gametas nos animais e esporos nos vegetais. 6. Fatores que atuam no metabolismo: Identificar em experimentos fatores que atuam no metabolismo: temperatura, concentração de gases, luz, etc. 7. Mutação: Reconhecer o papel das mutações como fonte primária da diversidade genética, analisando possíveis efeitos sobre a informação genética. 8. Tecnologias na genética: - Avaliar a importância do aspecto econômico envolvido na utilização da manifestação genética em saúde - Avaliar a importância do aspecto econômico envolvido: Melhoramento genético, clonagem e transgênicos, biotecnologia, terapia genética. - Comparar diferentes posicionamentos de cientistas sobre assuntos ligados a biotecnologia, terapia gênica e clonagem avaliando a consistência dos argumentos e fundamentação teórica. |
Links Complementares - BIOLOGIA TEMA 1 https://www.youtube.com/watch?v=6B4-Y4qlbB4
TEMA 2 https://www.youtube.com/watch?v=JBDXF_fsXTw
TEMA 3 https://www.youtube.com/watch?v=ZtgcWbcIWy4
TEMA 4
|
Referências Bibliográficas/Edições Atualizadas – Biologia
AMABIS, José Mariano. MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia. Vols.. 1, 2, 3, Ed. Moderna, São Paulo.
CÉSAR e SEZAR. Biologia. Vol. Único, Ed. Saraiva.
CHEIDA, Luiz Eduardo. Biologia Integrada. Vol. Único, Ed. FTD S/A, São Paulo.
LAURENCE, J. Biologia. Vol. Único. 1a edição, Ed. Nova Geração, São Paulo.
LOPES, Sônia Godoy Bueno Carvalho. Biologia. Vol. Único, Ed. Saraiva.
MERCADANTE, Clarinda. BRITO, Elias Avancini de e outros. Biologia. Vol. Único, 1a edição, Ed. Moderna Ltda, São Paulo.
UZUNIAN, Armênio. e BIRNER, Ernesto. Biologia. Vol. Único, 2a Edição, Ed. Harbra.
FÍSICA – Ensino Médio
CONTEÚDO | FONTE DE PESQUISA |
FÍSICA – Ensino Médio EIXO TEMÁTICO 1 - ENERGIA NA TERRA Tema 1: Energia e Vida na Terra
EIXO TEMÁTICO 2 - TRANSFERÊNCIA, TRANSFORMAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE ENERGIA. Tema 2: Conservação de Energia O conceito de Conservação: Compreender a energia como algo que se conserva, que pode ser armazenado em sistemas, que pode ser transferido de um corpo a outro e transformado de uma forma para outra. Tema 3: Energia térmica
Tema 4: Energia mecânica
Tema 5: Calor e Movimento
Tema 6: Energia Elétrica:
EIXO TEMÁTICO 3 – ENERGIA – APLICAÇÕES Tema 7: Calculando a Energia Térmica
Tema 8: Calculando a energia elétrica
EIXO TEMÁTICO 4- LUZ, SOM E CALOR Tema 9: Luz
Tema 10: Ondas
Tema 11: Calor:
EIXO TEMÁTICO 5: FORÇA E MOVIMENTO Tema 12: Equilíbrio e movimento
TEMA 13: Força e Rotação
EIXO TEMÁTICO 6: ELETROSTÁTICA Tema 14: Eletricidade e Magnetismo
Tema 15: Eletricidade
- Compreender os diversos tipos de circuitos elétricos e suas aplicações - Compreender o conceito de potência elétrica e suas aplicações Tema 16: Eletromagnetismo
EIXO TEMÁTICO 7: FÍSICA MODERNA Tema 17: Noções de Física Quântica e Nuclear
|
Links Complementares – FÍSICA TEMA 1 https://www.youtube.com/watch?v=d2-auyXFdUs
TEMA 2 https://www.youtube.com/watch?v=0xv6J0-XDSY
TEMA 3 https://www.youtube.com/watch?v=VhbYxA4Q5n8
TEMA 4 https://www.youtube.com/watch?v=r_ZmEbu2u7E
TEMA 5 https://www.youtube.com/watch?v=dgDqJp4ppN4
TEMA 6 https://www.youtube.com/watch?v=v6MIQcIxdFE
TEMA 7 https://www.youtube.com/watch?v=Rf1HIJRkLWs
TEMA 8 https://www.youtube.com/watch?v=93Vnp23RFSc TEMA 9 https://www.youtube.com/watch?v=-GMtjKlPCOw TEMA 10 https://www.youtube.com/watch?v=Rmgqv8ETn6o TEMA 11 https://www.youtube.com/watch?v=cDDGD4pIZ7I TEMA 12 https://www.youtube.com/watch?v=CfrK5f0fWlE TEMA 13 https://www.youtube.com/watch?v=5u5klXLCOtU TEMA 14 https://www.youtube.com/watch?v=DOHUL_ddpNM TEMA 15 https://www.youtube.com/watch?v=bQUwM2Whclg TEMA 16 https://www.youtube.com/watch?v=EOrQnkL9IxY TEMA 17
· |
Referências Bibliográficas/Edições Atualizadas – Física
GASPAR, Alberto. Física. Vol. Único, Ed. Ática.
TORRES, Carlos Magno Azinaro e PENTEADO, Paulo César Martins. Física – Ciência e Tecnologia. Vols. 1, 2, 3, Ed. Moderna.
SAMPAIO, José Luiz Pereira e CALÇADA, Caio Sérgio Vasques. Universo da Física. Vols. 1,2, 3, Ed. Saraiva. Física. Vol. Único, Ed. Saraiva.
LUZ, Antônio Máximo Ribeiro da e ALVARENGA, Beatriz Álvares. Física. Vols. 1, 2, 3, Ed. Scipione.
FILHO, Aurélio Gonçalves e TOSCANO, Carlos. Física. Vol. Único, Ed. Scipione.
QUÍMICA – Ensino Médio
CONTEÚDO | FONTE DE PESQUISA |
EIXO TEMÁTICO 1: MATERIAIS Tema 1: Propriedades dos Materiais
- Reconhecer a origem e ocorrência de materiais. - Identificar propriedades específicas e a diversidade dos materiais. - Identificar as propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição. - Identificar a propriedade física- densidade. - Identificar a propriedade física- solubilidade. - Reconhecer métodos físicos de separação de misturas. - Reconhecer o comportamento ácido, básico e neutro de materiais.
2. Materiais: Constituição - Saber como são constituídas as substâncias. - Conceituar elemento químico. - Saber como são constituídas as misturas.
3. Materiais: Transformações químicas - Reconhecer a ocorrência de TQ. - Reconhecer e representar TQ por meio de equações. - Reconhecer a conservação do número de átomos nas TQ. - Reconhecer a conservação da massa nas TQ. - Propor modelos explicativos para as TQ. - Reconhecer que há energia envolvida nas TQ.
EIXO TEMÁTICO 2: MODELOS Tema 2: Constituição e a organização dos materiais
- Caracterizar o modelo cinético molecular. - Aplicar o modelo cinético molecular para compreender e explicar algumas propriedades específicas dos materiais.
2. Modelos para o Átomo: - Conceber as partículas dos materiais e suas representações nos contextos históricos de suas elaborações - Compreender o Modelo de Dalton. - Compreender o Modelo de Thomson - Compreender o Modelo Rutherford.
- Compreender o Modelo de Bohr. - Empregar os modelos atômicos na explicação de alguns fenômenos.
3. Representações para átomos - Representar um elemento químico qualquer a partir de seu símbolo e número atômico. - Representar as partículas do átomo: prótons, elétrons e nêutrons. - Representar isótopos. - Usar a Tabela Periódica para reconhecer os elementos, seus símbolos e as características de substâncias elementares. 4. Modelos para as Transformações químicas - Explicar uma TQ utilizando o modelo de Dalton. - Aplicar modelos para compreender a Lei de Lavoisier. - Aplicar modelos para compreender a Lei de Proust.
EIXO TEMÁTICO 3: ENERGIA Tema 3: A energia envolvida nas transformações dos materiais
- Compreender aspectos relacionados à energia na dissolução de substâncias. - Compreender que há calor envolvido nas transformações de estado físico e transformações químicas. - Identificar transformações endotérmicas e exotérmicas. - Saber que para cada TQ existe um valor de energia associado. - Identificar espécies presentes em transformações de oxidação e redução.
2. Energia- Movimentos de elétrons: - Identificar espécies presentes em transformações de oxidação e redução. - Reconhecer processos de oxidação e redução.
3. Energia-Combustíveis fósseis: - Reconhecer o petróleo como fonte de combustíveis fósseis. - Saber que reações de combustão e queima de combustíveis fósseis liberam energia. - Associar aquecimento global com a queima de combustíveis fósseis.
4. Energia- Alimentos: - Reconhecer a relação entre a alimentação e produção de energia. - Compreender informações sobre o valor calórico dos alimentos. - Entender que a produção de energia a partir dos carboidratos se dá pela combustão. - Reconhecer a fotossíntese como um processo de TQ associado à energia.
EIXO TEMÁTICO 4: MATERIAIS- APROFUNDAMENTO Tema 4: Propriedade dos materiais
- Reconhecer substâncias metálicas por meio de suas propriedades e usos. - Reconhecer os constituintes dos metais e sua representação por meio de fórmulas. - Caracterizar as substâncias metálicas por meio de modelos.
2. Substâncias iônicas: - Reconhecer substâncias iônicas por meio de suas propriedades e usos. - Reconhecer os constituintes das substâncias iônicas e sua representação por meio de fórmulas. - Caracterizar as substâncias iônicas por meio de modelos.
3. Sólidos covalentes - Reconhecer sólidos covalentes por meio de suas propriedades e usos. - Reconhecer os constituintes dos sólidos covalentes e sua representação por meio de fórmulas. - Caracterizar os sólidos covalentes por meio de modelos.
4. Substâncias moleculares: - Reconhecer substâncias moleculares por meio de suas propriedades e usos. - Reconhecer os constituintes das substâncias moleculares e sua representação por meio de fórmulas. - Caracterizar as substâncias moleculares por meio de modelos. - Compreender a polaridade das moléculas.
5. Velocidade das TQ: - Reconhecer a variação na velocidade das TQ - Identificar fatores que afetam a velocidade das TQ: temperatura. - Identificar fatores que afetam a velocidade das TQ: superfície de contato. - Identificar fatores que afetam a velocidade das TQ: concentração. - Caracterizar a variação da velocidade das TQ por meio de modelo explicativo.
6. Equilíbrios nas TQ - Identificar fatores que afetam o equilíbrio e usar o Princípio de Le Chatelier - Reconhecer o equilíbrio iônico H+ e OH- (pH e pOH).
Tema 5: Medidas das quantidades dos materiais
- Reconhecer relações entre quantidades de massa e volume envolvidas em uma solução. - Compreender informações contidas em rótulos relacionadas a soluções.
- Compreender os aspectos relacionados à quantidade de energia absorvida ou liberada no fenômeno da dissolução.
2. Quantidade de matéria - Conceituar a grandeza “ quantidade de matéria” (mol). - Aplicar o conceito de “quantidade de matéria.
Tema 6: Comportamento Ácido- Básico das Soluções
Tema 7: Propriedades Coligativas Propriedades coligativas de soluções - Identificar os fenômenos de volatilidade e pressão de vapor. - Reconhecer os processos que alteram os valores da temperatura de ebulição e congelamento de substâncias líquidas.
Tema 8: Substâncias orgânicas Principais grupos de substâncias orgânicas: - Reconhecer as substâncias que apresentam as principais funções orgânicas e algumas de suas características. - Reconhecer sabões e detergentes mais comuns. - Reconhecer polímeros mais comuns.
EIXO TEMÁTICO 5: MODELOS – APROFUNDAMENTO Tema 9: Constituição e Organização das Substâncias
- Caracterizar o modelo da ligação metálica. - Compreender a relação entre as propriedades dos metais e o modelo de ligação.
2. Ligação iônica - Caracterizar o modelo da ligação iônica. - Compreender a relação entre as propriedades dos sólidos iônicos e o modelo de ligação. - Reconhecer diferentes formas de agregação entre íons. - Fazer previsões sobre a presença de íons em solução.
3. Ligação covalente - Caracterizar o modelo da ligação covalente. - Identificar átomos que formam ligações covalentes. - Compreender a relação entre as propriedades dos sólidos covalentes e o modelo de ligação. - Compreender as características do modelo de ligação covalente entre os átomos de substâncias moleculares. - Conceituar ligações covalentes polares e apolares.
4. Interações intermoleculares - Compreender modelos de interações intermoleculares. - Explicar o fenômeno da solubilidade para substâncias moleculares. - Relacionar o modelo de interações intermoleculares com propriedades e transformações envolvendo substâncias moleculares. Tema 10: Transformações das Substâncias Teoria das colisões: - Caracterizar o modelo de colisões entre as partículas nas TQ. - Reconhecer como a variação da temperatura afeta as colisões efetivas. - Reconhecer como a variação da superfície de contato afeta as colisões efetivas. - Reconhecer como a variação da pressão afeta as colisões efetivas. - Reconhecer como a variação da concentração afeta as colisões efetivas.
EIXO TEMÁTICO 6: ENERGIA – APROFUNDAMENTO Tema 11: Energia nas transformações químicas
- Usar o conceito de energia de ativação (EA). - Reconhecer representações gráficas para TQ que envolvem energia. - Entender a função dos catalisadores. - Reconhecer representações gráficas para TQ que indicam o efeito de catalisadores.
2. Entalpia: - Conceituar entalpia. - Compreender os aspectos quantitativos relacionados à variação de energia em uma transformação química – Lei de Hess.
3. Movimento de cargas elétricas: - Transformações que envolvem produção de energia. - Transformações que envolvem consumo de energia. |
Links Complementares - QUÍMICA TEMA 1 https://www.youtube.com/watch?v=TMQGLstE7BQ TEMA 2 https://www.youtube.com/watch?v=ANnkstfG6nE TEMA 3 https://www.youtube.com/watch?v=CgVAfiwGALw TEMA 4 https://www.youtube.com/watch?v=DIE2CMVGhP8 TEMA 5 https://www.youtube.com/watch?v=Y3OAhw8qppM TEMA 6 https://www.youtube.com/watch?v=7F06LPKYeKM TEMA 7 https://www.youtube.com/watch?v=QBEP39KSito TEMA 8 https://www.youtube.com/watch?v=Q_5rB0iF6oI TEMA 9 https://www.youtube.com/watch?v=vBk25jInCF4 TEMA 10 https://www.youtube.com/watch?v=Q3W87TI1uaY TEMA 11 https://www.youtube.com/watch?v=Q3W87TI1uaY
|
Referências Bibliográficas/Edições Atualizadas - Química
NÓBREGA, Olímpio Salgado e outros. Química. Vol. Único, Ed. Ática Ltda.
BIANCHI, José Carlos de Azambuja e outros. Universo da Química – Ensino Médio. Vol. Único, Ed. FTD Ltda.
FELTRE, Ricardo. Química. Vols. 1, 2 , 3, Ed. Moderna Ltda.
CANTO. Eduardo Leite do e PERUZZO, Francisco Miragaia. Química na Abordagem do Cotidiano. Vols. 1, 2, 3. Ed. Moderna Ltda.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos e outros. Química e Sociedade. Vol. Único, Ed. Nova Geração.
MORTIMER, Eduardo Fleury e MACHADO, Andréa Horta. Química. Vol. Único, Ed .Scipione.
Nenhum comentário:
Postar um comentário