CESEC PROFESSOR HIRAM DE CARVALHO
25 ANOS DE
TRABALHO E MUITOS DESAFIOS
O Centro Estadual de Educação Continuada- CESEC –
Professor Hiram de Carvalho foi instalado dia 10 de agosto de 1987, por
iniciativa da Professora Ângela de Fúcio Feres então diretora da SRE-Manhuaçu.
Começou como UNIDADE DE ESTUDOS SUPLETIVOS – UES, funcionando na Rua Amaral
Franco nº 215, numa casa adaptada para o citado fim e alocada pela Prefeitura
Municipal de Manhuaçu, em convênio com a Secretaria de Estado da Educação. Em 29
de julho de 1998 tornou-se CENTRO DE ESTUDOS SUPLETIVOS – CESU e, em 21 de
novembro de 2000 passou a denominar-se CESEC.
A partir de setembro de 1992 até outubro de 2011 o
CESEC funcionou no 1º andar do prédio nº 221, também na Rua Amaral Franco no
Centro da cidade, sob o mesmo regime de alocação da casa anterior. Também as
dependências desse prédio foram adaptadas para funcionar como estabelecimento
de educação continuada.
Atualmente o CESEC funciona na Rua Duarte Peixoto, nº
03 no Bairro Coqueiro, em um prédio de 03 andares, oferecendo boas acomodações
aos alunos.
O CESEC integra o PROGRAMA NACIONAL DE EUCAÇÃO DE
JOVENS E ADULTOS – EJA – e, assim, definimos como missão promover
a inclusão social de jovens e adultos ensinando conteúdos conceituais, procedimentais
e atitudinais que capacitem para a continuidade de estudos e inserção no
mercado de trabalho, com ênfase no exercício da cidadania e no resgate da autoestima.
Estão vinculados a este CESEC o POSTO ESTADUAL DE
EDUCAÇÃO CONTINUADA – PECON – de Alto Jequitibá, o de Chalé e o de Santa
Margarida.
A partir do ano de 2011 o CESEC passou a contar com a
“Banca Permanente de Avaliação” que proporciona agilidade nos procedimentos
relacionados aos estudantes, uma vez que ela oferece ao candidato a oportunidade
de conclusão dos estudos, por meio de agrupamentos de disciplinas.
Tanto no CESEC quanto nos PECONs acima citados o funcionamento
da escola é garantido durante todo o ano civil, buscando-se o atendimento
satisfatório a todos (as) que os procuram.
Os cursos oferecidos – Ensino Fundamental 2ª etapa – (CESEC
e PECONs) e Ensino Médio ( CESEC e PECON de Chalé) funcionam em regime didático de matrícula por
disciplina e/ou conjunto de disciplinas, incluindo momentos presenciais e não-presenciais.
A história
que escreve o CESEC
Desde agosto de 1987, data de instalação da, então,
UES, incomodava a necessidade de uma política e pedagogia que impedissem a
proliferação do analfabetismo funcional através desta escola.
Assim, decidiu-se – buscando alternativas para mudança
na prática político-pedagógica – realizar Encontros Semanais, às sextas-feiras
pela manhã, para reflexão sobre essa prática e estudo de textos pertinentes.
Esse modesto exercício de reflexão trouxe alguns
avanços, ainda que tímidos: desenvolvimento de um plano mínimo de conteúdos,
maioria de questões discursivas nas avaliações, aquisição de livros técnicos e
didáticos mais atualizados e sem erros conceptuais, factuais, pelo menos.
Algumas vezes, os referidos estudos foram
interrompidos por diversas razões, mas, no final de 1993, os professores
concluíram ser necessário trabalhar prioritariamente com a LEITURA. Era a
semente para uma importante definição.
A Proposta
Político – Pedagógica
No final de
2003, também por solicitação da Superintendência Regional de Ensino – SRE-
Manhuaçu, iniciou-se a efetiva elaboração da Proposta Político – Pedagógica – PPP.
Desde a
sensibilização até à conclusão da primeira versão oficial do texto da PPP foram
envolvidos alunos , direção , professores, bibliotecários, auxiliares de
serviço e funcionários da secretaria, em questionários, entrevistas, discussões
e estudos. Á medida que se elaborava a PPP, decisões iam sendo tomadas e postas
em prática pela urgência de sua efetivação e pelo envolvimento e compromisso
dos profissionais do CESEC com a EJA. Concluído o diagnóstico, enxergava-se o
chão sobre o qual se firmariam os princípios e diretrizes de nossa proposta.
As reuniões da
sexta-feira, interrompidas em 2003, comprovaram sua necessidade e eficácia e, por,
isso, retornaram a partir de 2004. Nelas, além da leitura de textos previamente
selecionados, são discutidos os entraves surgidos; as metodologias a serem
adotadas, especialmente para os portadores de necessidades especiais;
conhecidas as decisões a serem praticadas; perseguida a integração entre as
diversas disciplinas e segmentos do CESEC.
Sem dúvidas,
essas reuniões são um importante espaço para se costurar, praticar e avaliar a
PPP. São momentos que enriquecem a todos.
Ênfases e
Projetos
Além das ênfases específicas de cada disciplina, nossa
proposta estabelece ênfases gerais ou transdisciplinares que perpassarão todas
as áreas e prática pedagógica: ética, preservação da natureza e da saúde,
leitura/escrita ( como duas faces da mesma moeda).
Essas ênfases são contempladas também pelos
projetos: - PARTICIPAÇÃO;
- LEITURAS: ler escrever e contar; e um projeto de parceria com outras instituições e com
profissionais liberais: - PACE, parceria APAE/CESEC/E.E. PEARL-WHITE SLAIB
FADLALA.
Educação
Inclusiva
O CESEC-
Professor Hiram de Carvalho, sob a direção da professora Mariléia Alves de
Aguiar Silva, decidiu em sua PPP, trabalhar com a educação inclusiva. Fiel a
esse compromisso trabalha com portadores de necessidades educativas especiais:
cegos, pessoas de baixa visão, hiperativos, alunos com características neurológicas,
mentais e emocionais que exigem atendimento apropriado, outros com necessidades
múltiplas e, também, surdos.
Optar pela
educação inclusiva implica numa série de ações que garantam a possibilidade de
um trabalho sério e cada vez mais eficaz. Dentre essas ações destacam-se: - O
Programa de Capacitação Continuada – PCC- especialmente com o Seminário
realizado às sextas-feiras pela manhã, quando se discutem textos e questões
pertinentes à educação; - O trabalho voluntário da psicóloga, Dra. Cleonice de
Castro do Valle que, uma vez por mês, trabalha com os professores,
bibliotecários e direção, orientando com consistente fundamentação teórica o
trabalho dos educadores; - A parceria com a APAE e E.E. Pearl-White Fadlala,
através do projeto PACE; - A designação de um intérprete de LIBRAS língua
brasileira de sinais
Aqui no CESEC,
também estamos à disposição para colaborar com as informações que contribuam
para a expansão da educação inclusiva em Manhuaçu e em outras localidades.
Para nós,
nestes 25 anos de existência, um presente especial é a conquista desse “espaço” para os surdos, e um presente
que desejamos que todas as escolas da região e de Minas consigam alcançar.
Prêmios e
aprovações
Os alunos do
CESEC têm-se destacado em diversas competições e já conquistaram os seguintes
prêmios:
- 1º BRADO CONTRA AS DROGAS; - CONCURSO DE TEXTOS
promovido pelo PROJETO REVIVER / Manhuaçu/1999; - JOGOS ESCOLARES 2001: FUTSAL 84:4
medalhas de prata ; - PARTICIPAÇÃO JIMP/ 98; - 3º BRADO CONTRA AS DROGAS PROJETO
REVIVER 2002 : 2º lugar: - 1º CAMPEONATO INTERCOLEGIAL DE FUTSAL; .TROFÉU
ROGÉRIO F.GOMES : 3º lugar ; - 1º
FESTIVAL DE TEATRO DE MANHUAÇU : Categoria
5ª À 8ª SÉRIE do Ensino Fundamental – CONTAÇÃO DE HISTÒRIA por Morvan Dutra
Júnior – 1º lugar.
Alegramo-nos
também com a aprovação de muitos de nossos alunos em diversos concursos públicos
e vestibulares. Mais recentemente vibramos com a aprovação de Ana Paula Salazar
da Silva, aluna de baixa - visão, em concurso promovido pela Prefeitura de
Manhuaçu e, nestes últimos dias comemoramos a aprovação, em 1º lugar de uma
ex-aluna, Fernanda Cristina Baraky Tavares, no Concurso Estadual para
professores de Língua Portuguesa e, da ex-aluna e professora (atual vice - diretora)
do CESEC, Ana Lúcia de Junqueira Tasca, em 5º lugar, no concurso promovido pelo
Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Desafios
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