quinta-feira, 26 de novembro de 2015

CESEC: Uma escola de oportunidades!

ARTE E INCLUSÃO
                Nos meses de setembro a novembro de 2015 recebi um aluno mais que especial: O José Francisco da Costa. E junto com ele a intérprete de libras Jane Caetano. Em nossas mãos o desafio de buscar mecanismos que atendessem ao perfil da necessidade de nosso aluno.
                A partir da idéia de que a arte como área de conhecimento e instrumento de inclusão social é complemento para as demais formas de desenvolvimento da aprendizagem, e que portanto, é através de oportunidades diferenciadas que se solidifica a aprendizagem dos conteúdos escolares, iniciamos nosso trabalho.
                Na perspectiva do cientista das inteligências múltiplas, Haward Gardner, a escola precisa canalizar as potencialidades de cada um e adequá-las ao processo de ensino. Sabendo que a pintura pode contribuir para o aprendizado de conteúdos, conhecimentos acerca de cultura, valores e situações do cotidiano, as aulas foram pensadas no intuito de proporcionar ao aluno um contato com a técnica de forma contextualizada e a vivência de experimentar duas formas distintas de representação.
                Num primeiro momento o trabalho foi desenvolvido com uso de pigmentos naturais a base de terra para uma vivência semelhante a dos primeiros pintores na pré-história. Porém utilizando recursos de criação mais modernos para o surgimento de uma pintura abstrata. Depois partimos para uma releitura de uma obra modernista da pintora Tarsila do Amaral de sua escolha. O recurso utilizado para o desenvolvimento da pintura foi a utilização de um visor, onde o aluno seleciona o detalhe que mais lhe chamou a atenção. E então partimos para a execução.
                Foi surpreendente o resultado visual e pudemos avaliar a satisfação do aluno diante de suas obras. Para ele, foi relaxante e muito bom ter uma aula diferente.

Sirléia da Costa Silvestre César

Professora de artes
Galeria de fotos.



 






 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGENDAMENTO BANCA PARA MAIO 2024

  Atenção Candidato da Banca Permanente   No dia  29 de Abril 2024 (Segunda-feira) será aberta agenda para Provas em   MAIO - 2024 ....