segunda-feira, 11 de novembro de 2013

CESEC X Sustentabilidade

Aconteceu no último dia 07/11/2013 nas dependências do CESEC Professor Hiram de Carvalho, uma importante palestra como forma de levar conhecimentos e informações a todos os alunos. 
A "ONG Pró Rio Manhuaçu", apresentou várias questões sobre o destino do lixo de nosso município. Apresentou estudos sobre o destino correto do óleo de cozinha, mostrando como reaproveitá-lo na produção de sabão, seja líquido ou sólido.
Foi muito proveitoso ver nossos alunos interagindo com os palestrantes, adquirindo mas também ofertando conhecimentos sobre o tema.
Parabéns a todos pelo empenho e divulgação de nosso CESEC.
A Direção.



Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a poluição dos rios. Vários são os elementos que os homens despejam nos rios causando diversos problemas ambientais.
Na maioria das cidades, onde o sistema sanitário é precário e o esgoto doméstico é jogado diretamente nos rios sem receber tratamento. Este esgoto lançado nos rios pode causar a morte dos peixes ali existentes, causa ainda mau cheiro e o desenvolvimento de microrganismos facilitando a proliferação de doenças em caso de enchentes.
O óleo de cozinha usado se jogado diretamente no ralo da pia ou no lixo, polui córregos, riachos, rios e o solo, além de danificar o encanamento em casa. O óleo também interfere na passagem de luz na água, pode retardar o crescimento vegetal e interferir no fluxo de água, além de impedir a transferência do oxigênio para a água impedindo a vida nestes sistemas.
Se lançado no solo, no caso do óleo que vai para os lixões ou aquele que vem junto com a água dos rios e se acumula em suas margens, este pode impermeabilizar o solo, impedindo que a água se infiltre, piorando o problema das enchentes.
A poluição pelo óleo faz encarecer o tratamento da água  devido as constantes manutenções que tornam-se necessárias,  além de agravar o efeito estufa, já que o contato da água poluída pelo óleo ao desembocar no mar gera uma reação química que libera gás metano, um componente muito mais agressivo que o gás carbônico.
Uma solução serial o reaproveitamento do óleo de cozinha usado, o mesmo pode ser usado na produção de sabão em pedra, detergente, massa de vidro, biodiesel e até mesmo componentes para fertilizantes.
Você pode contribuir no combate a poluição de nossas águas, para ajudar deixamos aqui uma receita para se fabricar sabão líquido a partir do óleo de cozinha usado. 

SABÃO CASEIRO LÍQUIDO
      Ingredientes:

  • 2 L DE ÓLEO USADO 
  •  2 L DE ÁLCOOL (NORMAL)
  • 2 L DE ÁGUA FERVENDO
  • 1 L DE ÁGUA FRIA
  • 500 GR DE SODA CÁUSTICA EM ESCAMAS
  • 1 BALDE DE 30 LITROS
PREPARO

COLOQUE 500GR DE SODA CÁUSTICA NO BALDE EM SEGUIDA ADICIONE 1 L DE ÁGUA FRIA. MEXA BEM ATÉ DISSOLVER TOTALMENTE A SODA ATÉ QUE ELA FIQUE TRANSPARENTE.PARAR NO MOMENTO QUE NÃO SAIR MAIS VAPOR.
OBS: CUIDADO COM O VAPOR ELE É PERIGOSO. NÃO DEVE SER INALADO,USE MÁSCARA E ÓCULOS.
ADICIONE 2 L DE ÓLEO JÁ COADO SEM SUJEIRA E MEXA POR 5 MINUTOS, EM SEGUIDA COLOQUE S 2 L DE ÁLCOOL E MEXA POR MAIS 5 MINUTOS. A SEGUIR ADICIONE 2 L DE ÁGUA FERVENDO. A PARTIR DESSE MOMENTO MEXA SEM PARAR NUM MESMO SENTIDO (NÃO MUDE DE SENTIDO SENÃO ALTERA O RESULTADO DO SABÃO). DEPOIS DE 35 MINUTOS A MISTURA VAI APRESENTAR UM POUCO DE ESPUMA A PARTIR DAÍ É SÓ ACRESCENTAR 30 L DE ÁGUA  EM TEMPERATURA AMBIENTE AOS PUCOS.O SABÃO DEVE DESCANSAR POR 24 HORAS ,DEPOIS DEVERÁ SER ENGARRAFADO E  SÓ UTILIZADO APÓS 7 DIAS.
RENDE ± 37/5 LITROS ÓTIMO PARA LIMPEZA EM GERAL!



 Galeria de fotos!

Foto de CESEC

Foto de CESEC

Foto de CESEC

Foto de CESEC

Foto de CESEC

Foto de CESEC

Alunos do CESEC

Alunos do CESEC

Professores e alunos do CESEC

Detergente líquido

ONG Pró Rio Manhuaçu

Profª. Énika

Professores do CESEC

Professores do CESEC








Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGENDAMENTO BANCA PARA MAIO 2024

  Atenção Candidato da Banca Permanente   No dia  29 de Abril 2024 (Segunda-feira) será aberta agenda para Provas em   MAIO - 2024 ....