quarta-feira, 31 de outubro de 2012

NOVIDADE!



Centros Estaduais de Educação Continuada oferecerão educação profissional em 2013
Os Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesecs) terão a oferta de cursos profissionalizantes a partir de 2013. A novidade foi anunciada pela secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, no ‘Encontro Técnico Pedagógico – organização e funcionamento dos Cesecs’.
Com mais de 500 participantes, o encontro é realizado no Hotel Fazenda Canto da Siriema, em Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte e vai até esta quarta-feira (31). “Queremos que os Cesecs se tornem uma referência para a sociedade, aumentando a escolaridade da população e que, ao mesmo se torne um espaço para que as pessoas se profissionalizem”, explicou a secretária.
Nos Cesecs serão ofertadas duas modalidades de cursos. Os cursos técnicos serão oferecidos pelo Estado, em parceria com o governo federal. Poderão participar alunos matriculados na rede pública de ensino.
”Os cursos de qualificação, que se caracterizam pela curta duração, serão ofertados a partir de uma parceria com os Institutos Federais e o Sistema S. Os cursos a serem oferecidos nesta modalidade serão apontados por demandas locais e estarão abertos à toda a comunidade“, detalhou a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos.
Minas Gerais possui 102 Centros Estaduais de Educação Continuadas que realizam atendimentos regionais de jovens e adultos que não cursaram ou concluíram a educação básica. As aulas são semipresenciais, ou seja, não é exigida do estudante a frequência diária, mas ele deve comparecer aos centros para a realização das provas que o certificará, bem como para esclarecer dúvidas sobre os conteúdos estudados. Os conteúdos são ofertados a partir da metodologia modular de ensino.
Exames supletivos
Outra medida anunciada pela secretária está relacionada aos Exames Supletivos. Esses exames que certificam os candidatos para o ensino fundamental ou ensino médio passarão a ser ofertados pelos próprios Cesecs, a partir do próximo ano. A iniciativa de certificação que, até então era terceirizada, ocorrerá em duas edições anuais, na mesma data, em todos os Cesecs.
Novas diretrizes
Durante os dois dias de realização do ‘Encontro Técnico Pedagógico – organização e funcionamento dos Cesecs’, será discutida a minuta da resolução a ser publicada até o final do ano. O documento vai estabelecer as diretrizes de trabalho para esses Centros Estaduais de Educação Continuada.
“Queremos apresentar a minuta e debater com os diretores dos Cesecs e inspetores escolares os itens a serem incorporados. Eles também levarão a proposta para ser discutida com os professores dos Cesecs. Juntos, eles terão um prazo de quinze dias para apresentarem propostas para a Secretaria de Estado de Educação”, explica a diretora de Educação de Jovens e Adultos, Edir Petruceli.
O encontro também oferta a capacitação de professores, a partir de palestras e oficinas. A temática ‘Juventudes e Educação: desafios da escola no século XXI’, será apresentada pela superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio, Audrey Regina Carvalho Oliveira. Já a palestra ‘O processo de ensino e aprendizagem: construindo relações’, será ministrada pela superintendente de Desenvolvimento da Educação infantil e Fundamental, Maria das Graças Pedrosa Bittencourt.
Os professores de Matemática, Língua Portuguesa e História, também participarão de oficinas que irão discutir os ‘Conteúdos Básicos Comuns e o processo de ensino e aprendizagem’; ‘A leitura e escrita como compromisso dos professores de todas as disciplinas do currículo escolar’.

Para professor de Matemática, Elton do Valle Lacerda Castro, essas atividades são essenciais, uma vez que o cenário da educação é dinâmico e exige do educador constante atualização. “A partir do momento que você começar a lidar com esses jovens e adultos, observa que eles estão cada vez mais informados, seja pela internet e outra mídias. O que os leva aos Cesecs é justamente o desejo de recuperar o tempo perdido. Os alunos são comprometidos e temos que estar atualizados para atender a essas demandas”, explica o professor do Cesec Professor Iran Carvalho, em Manhuaçu, na Zona da Mata.
Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/centros-estaduais-de-educacao-continuada-oferecerao-educacao-profissional-em-2013/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGENDAMENTO BANCA PARA MAIO 2024

  Atenção Candidato da Banca Permanente   No dia  29 de Abril 2024 (Segunda-feira) será aberta agenda para Provas em   MAIO - 2024 ....