segunda-feira, 3 de setembro de 2012

CESEC 25 ANOS



CESEC PROFESSOR HIRAM DE CARVALHO


25 ANOS DE TRABALHO E MUITOS DESAFIOS



O Centro Estadual de Educação Continuada- CESEC – Professor Hiram de Carvalho foi instalado dia 10 de agosto de 1987, por iniciativa da Professora Ângela de Fúcio Feres então diretora da SRE-Manhuaçu. Começou como UNIDADE DE ESTUDOS SUPLETIVOS – UES, funcionando na Rua Amaral Franco nº 215, numa casa adaptada para o citado fim e alocada pela Prefeitura Municipal de Manhuaçu, em convênio com a Secretaria de Estado da Educação. Em 29 de julho de 1998 tornou-se CENTRO DE ESTUDOS SUPLETIVOS – CESU e, em 21 de novembro de 2000 passou a denominar-se CESEC.
A partir de setembro de 1992 até outubro de 2011 o CESEC funcionou no 1º andar do prédio nº 221, também na Rua Amaral Franco no Centro da cidade, sob o mesmo regime de alocação da casa anterior. Também as dependências desse prédio foram adaptadas para funcionar como estabelecimento de educação continuada.
Atualmente o CESEC funciona na Rua Duarte Peixoto, nº 03 no Bairro Coqueiro, em um prédio de 03 andares, oferecendo boas acomodações aos alunos.
O CESEC integra o PROGRAMA NACIONAL DE EUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA – e, assim, definimos como missão promover a inclusão social de jovens e adultos ensinando conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que capacitem para a continuidade de estudos e inserção no mercado de trabalho, com ênfase no exercício da cidadania e no resgate da autoestima.
Estão vinculados a este CESEC o POSTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA – PECON – de Alto Jequitibá, o de Chalé e o de Santa Margarida.
A partir do ano de 2011 o CESEC passou a contar com a “Banca Permanente de Avaliação” que proporciona agilidade nos procedimentos relacionados aos estudantes, uma vez que ela oferece ao candidato a oportunidade de conclusão dos estudos, por meio de agrupamentos de disciplinas.
Tanto no CESEC quanto nos PECONs acima citados o funcionamento da escola é garantido durante todo o ano civil, buscando-se o atendimento satisfatório a todos (as) que os procuram.
Os cursos oferecidos – Ensino Fundamental 2ª etapa – (CESEC e PECONs) e Ensino Médio ( CESEC e PECON de Chalé)  funcionam em regime didático de matrícula por disciplina e/ou conjunto de disciplinas, incluindo momentos presenciais e não-presenciais.
  

A história que escreve o CESEC


Desde agosto de 1987, data de instalação da, então, UES, incomodava a necessidade de uma política e pedagogia que impedissem a proliferação do analfabetismo funcional através desta escola.
Assim, decidiu-se – buscando alternativas para mudança na prática político-pedagógica – realizar Encontros Semanais, às sextas-feiras pela manhã, para reflexão sobre essa prática e estudo de textos pertinentes.
Esse modesto exercício de reflexão trouxe alguns avanços, ainda que tímidos: desenvolvimento de um plano mínimo de conteúdos, maioria de questões discursivas nas avaliações, aquisição de livros técnicos e didáticos mais atualizados e sem erros conceptuais, factuais, pelo menos.
Algumas vezes, os referidos estudos foram interrompidos por diversas razões, mas, no final de 1993, os professores concluíram ser necessário trabalhar prioritariamente com a LEITURA. Era a semente para uma importante definição.


A Proposta Político – Pedagógica

 No final de 2003, também por solicitação da Superintendência Regional de Ensino – SRE- Manhuaçu, iniciou-se a efetiva elaboração da Proposta Político – Pedagógica – PPP.
  Desde a sensibilização até à conclusão da primeira versão oficial do texto da PPP foram envolvidos alunos , direção , professores, bibliotecários, auxiliares de serviço e funcionários da secretaria, em questionários, entrevistas, discussões e estudos. Á medida que se elaborava a PPP, decisões iam sendo tomadas e postas em prática pela urgência de sua efetivação e pelo envolvimento e compromisso dos profissionais do CESEC com a EJA. Concluído o diagnóstico, enxergava-se o chão sobre o qual se firmariam os princípios e diretrizes de nossa proposta.
  As reuniões da sexta-feira, interrompidas em 2003, comprovaram sua necessidade e eficácia e, por, isso, retornaram a partir de 2004. Nelas, além da leitura de textos previamente selecionados, são discutidos os entraves surgidos; as metodologias a serem adotadas, especialmente para os portadores de necessidades especiais; conhecidas as decisões a serem praticadas; perseguida a integração entre as diversas disciplinas e segmentos do CESEC.
  Sem dúvidas, essas reuniões são um importante espaço para se costurar, praticar e avaliar a PPP. São momentos que enriquecem a todos.

Ênfases e Projetos

Além das ênfases específicas de cada disciplina, nossa proposta estabelece ênfases gerais ou transdisciplinares que perpassarão todas as áreas e prática pedagógica: ética, preservação da natureza e da saúde, leitura/escrita ( como duas faces da mesma moeda). 
  Essas ênfases são contempladas também pelos projetos: - PARTICIPAÇÃO;
- LEITURAS: ler escrever e contar; e um projeto      de parceria com outras instituições e com profissionais liberais: - PACE, parceria APAE/CESEC/E.E. PEARL-WHITE SLAIB FADLALA.

Educação Inclusiva

  O CESEC- Professor Hiram de Carvalho, sob a direção da professora Mariléia Alves de Aguiar Silva, decidiu em sua PPP, trabalhar com a educação inclusiva. Fiel a esse compromisso trabalha com portadores de necessidades educativas especiais: cegos, pessoas de baixa visão, hiperativos, alunos com características neurológicas, mentais e emocionais que exigem atendimento apropriado, outros com necessidades múltiplas e, também, surdos.
  Optar pela educação inclusiva implica numa série de ações que garantam a possibilidade de um trabalho sério e cada vez mais eficaz. Dentre essas ações destacam-se: - O Programa de Capacitação Continuada – PCC- especialmente com o Seminário realizado às sextas-feiras pela manhã, quando se discutem textos e questões pertinentes à educação; - O trabalho voluntário da psicóloga, Dra. Cleonice de Castro do Valle que, uma vez por mês, trabalha com os professores, bibliotecários e direção, orientando com consistente fundamentação teórica o trabalho dos educadores; - A parceria com a APAE e E.E. Pearl-White Fadlala, através do projeto PACE; - A designação de um intérprete de LIBRAS língua brasileira de sinais
   Aqui no CESEC, também estamos à disposição para colaborar com as informações que contribuam para a expansão da educação inclusiva em Manhuaçu e em outras localidades.
   Para nós, nestes 25 anos de existência, um presente especial é a conquista desse “espaço” para os surdos, e um presente que desejamos que todas as escolas da região e de Minas consigam alcançar.
   



Prêmios e aprovações

   Os alunos do CESEC têm-se destacado em diversas competições e já conquistaram os seguintes prêmios:
- 1º BRADO CONTRA AS DROGAS; - CONCURSO DE TEXTOS promovido pelo PROJETO REVIVER / Manhuaçu/1999; - JOGOS ESCOLARES 2001: FUTSAL 84:4 medalhas de prata ; - PARTICIPAÇÃO JIMP/ 98; - 3º BRADO CONTRA AS DROGAS PROJETO REVIVER 2002 : 2º lugar: - 1º CAMPEONATO INTERCOLEGIAL DE FUTSAL; .TROFÉU ROGÉRIO F.GOMES : 3º lugar ;  - 1º FESTIVAL DE TEATRO DE MANHUAÇU : Categoria 5ª À 8ª SÉRIE do Ensino Fundamental – CONTAÇÃO DE HISTÒRIA por Morvan Dutra Júnior – 1º lugar.
   Alegramo-nos também com a aprovação de muitos de nossos alunos em diversos concursos públicos e vestibulares. Mais recentemente vibramos com a aprovação de Ana Paula Salazar da Silva, aluna de baixa - visão, em concurso promovido pela Prefeitura de Manhuaçu e, nestes últimos dias comemoramos a aprovação, em 1º lugar de uma ex-aluna, Fernanda Cristina Baraky Tavares, no Concurso Estadual para professores de Língua Portuguesa e, da ex-aluna e professora (atual vice - diretora) do CESEC, Ana Lúcia de Junqueira Tasca, em 5º lugar, no concurso promovido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.


Desafios


Oferecer aos estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos) um espaço de educação continuada de qualidade, de forma a promover o conhecimento em toda a sua diversidade

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